COVID-19: Horário Especial de Atendimento Saiba mais

Consolação

Com perfil jovem, dinâmico e plural, Consolação tem se reinventado, recebendo novos investimentos e serviços.


Por que comprar na Consolação?

O bairro Consolação faz parte da região central de São Paulo. Nos últimos anos, essa região, administrada pela subprefeitura da Sé, vem sendo revitalizada, recebendo novos investimentos, empreendimentos e serviços.

Vizinha de Bela Vista, Vila Buarque, Higienópolis e Cerqueira César, a região de Consolação teve valorização de, aproximadamente, 52% no valor do metro quadrado desde 2010, segundo dados do Secovi-SP.

Com o processo de revitalização da área, Consolação também é uma opção para aqueles que querem investir na compra de um imóvel para locá-lo por temporada a turistas.

Perfil imobiliário

Ainda segundo os dados do Secovi, a Consolação foi o terceiro bairro da zona central que mais recebeu lançamentos imobiliários desde 2010. A alta na valorização do m² foi compensada por imóveis menores e boa infraestrutura, atraindo moradores de classe média à alta.

É classificado como um bairro Zona B e tem sido procurado por jovens, de 20 a 40 anos, que procuram na Consolação uma vida movimentada, versátil, dinâmica e de pluralidade cultural.

Gastronomia

Com o boom imobiliário do Centro, a gastronomia tradicional da região passou a dividir espaço com novos restaurantes e lanchonetes que abriram suas portas em toda a região.

Alguns destaques são o tradicional restaurante italiano Famiglia Mancini; o tradicional restaurante-boteco Sujinho, com comida tarde da noite; e o restaurante grego Athenas.

Transporte

Consolação está bem servida de transporte público, apenas nas imediações estão localizadas cinco estações de metrô, sendo elas: Anhangabaú, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Consolação e Trianon-Masp.

O bairro também é delimitado por importantes vias como a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, além de oferecer pontos de ônibus, ciclovias, ciclofaixas e estações de aluguel de bicicletas.

Lazer e cultura

Consolação abriga algumas tradicionais vias de São Paulo, marcos na história e cultura da cidade, como a Avenida Paulista e as ruas Augusta, da Consolação e Frei Caneca.

Também são opções para lazer os shoppings Frei Caneca e Center 3; os cinemas de rua Espaço Itaú de Cinema e Petra Belas Artes e a Praça Roosevelt, com pista de skate.

Ensino

A região oferece várias opções de escolas, públicas e privadas, do ensino infantil ao médio. Algumas das que se localizam em Consolação são a escola bilíngue Stance Dual School, do ensino infantil ao fundamental; a Escola Estadual Caetano de Campos; e o berçário e colégio Bela Vista.

Além disso, localizam-se, entre Higienópolis e Consolação, o Colégio e a Universidade Mackenzie, que oferecem, juntos, ensino do básico ao superior, incluindo cursos de pós-graduação, especialização e extensão.

História

Na época afastada do centro da cidade, Consolação começa a receber moradores a partir da construção de uma capela, por volta de 1779, após receber de presente de um viajante uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Com o aumento de moradores ao redor da capela e, consequentemente, de fiéis, ela foi demolida, dando origem à Igreja da Consolação, em 1798.

Após a Proclamação da República, em 1889, os donos de terras de chácaras na região começaram a abrir ruas e avenidas em suas terras, iniciando a criação de bairros e desenvolvimento do local.