COVID-19: Horário Especial de Atendimento Saiba mais

Paraíso

Atendendo tanto moradores que buscam tranquilidade quanto aqueles que buscam agitação, Paraíso é um dos bairros mais bem desenvolvidos da cidade.


Por que comprar em Paraíso?

Paraíso é um bairro nobre de São Paulo, pertencente à zona Centro-sul da cidade. Localizado em uma área altamente valorizada e desenvolvida, com grande disponibilização de lazer, cultura e serviços (principalmente hospitalares), é vizinho da região de Jardins e Bela Vista e delimitado por dois conhecidos cartões-postais paulistas: a Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera.

O bairro é ainda contornado pelas avenidas 23 de Maio, Bernardino de Campos e Brigadeiro Luiz Antônio.

Perfil imobiliário

Pertencente à subprefeitura e ao distrito de Vila Mariana, Paraíso é classificado como um bairro Zona B pelo CRECI-SP e se destaca pela localização, facilidade de locomoção e atividade cultural. Algumas regiões do bairro são mais tranquilas e outras mais agitadas, principalmente aquelas próximas à Avenida Paulista.

O bairro concentra os empreendimentos recém-lançados mais caros de São Paulo e, segundo pesquisa divulgada pelo jornal Estadão, o metro quadrado de um apartamento novo pode chegar à casa dos R$ 20 mil, oferecendo imóveis de alto padrão que unem conforto e tecnologia.

Gastronomia

De opções populares a locais refinados, destacam-se as culinárias oriental e árabe: o chinês Rong He; o japonês Jojo Ramen; o japonês Shin-Zushi; e os árabes Tenda do Nilo e Halim são excelentes pedidas.

Do outro lado da Paulista, localiza-se uma filial do Ponto Chic, famosa lanchonete por ter criado um clássico lanche paulista: o bauru. Para a sobremesa, uma opção é a doceria Le Chef Gatô.

Transporte

Paraíso também se destaca pela facilidade de locomoção: nas extremidades do bairro, localizam-se as estações de metrô Paraíso e Brigadeiro, além da proximidade com as estações Trianon-Masp e Vergueiro.

Também há a possibilidade de locomoção por ônibus, táxi ou por meio de ciclovia.

Lazer e cultura

Paraíso possui intensa atividade cultural e de lazer. Além de abrigar o início da Avenida Paulista e suas atrações, o bairro possui a Casa das Rosas – um espaço literário, com opções gastronômicas e uma linda arquitetura – e outros espaços culturais como uma unidade do Sesc São Paulo e o Itaú Cultural.

Leitores podem contar com uma filial da Livraria Martins Fontes, e para atividades ao ar livre e esportivas, o bairro possui ginásios poliesportivos e o Ginásio do Ibirapuera (além da proximidade com o Parque Ibirapuera em si). Para compras, além do comércio de rua, há também o Shopping Pátio Paulista.

Ensino

O bairro abriga diversas escolas, do ensino infantil ao médio. Dentre elas, destaca-se o Colégio Maria Imaculada, que atende alunos na cidade desde 1936. No ensino superior, em direção à região de Aclimação, encontra-se uma unidade da Unip (Universidade Paulista).

História

Como outros bairros da região, Paraíso surgiu a partir de uma propriedade rural. Com o falecimento da proprietária, Dona Alexandrina Maria de Moraes, a área foi loteada pelos seus herdeiros a partir de 1886.

Seu nome veio de “Largo do Paraíso” – a atual Praça Oswald de Andrade.