Guia de bairros: bairro residencial e familiar – conheça a excelente qualidade de vida do Jardim Paulistano

Publicado em 30/08/2021 às 10:15 por

Neste artigo, conheça as diversas características que fazem de Jardim Paulistano um bairro de alto nível de qualidade de vida e bem-estar.

Com uma combinação de casas tradicionais, inspiradas na arquitetura europeia, e outras de aspecto moderno, Jardim Paulistano está localizado em uma das regiões mais privilegiadas de São Paulo: o Jardins.

Essa região, na zona oeste paulista, é conhecida por sua alta concentração de espaços de lazer e cultura, além oferecer os melhores e mais conhecidos serviços da cidade em áreas como educação e gastronomia.

Nesse sentido, Jardim Paulistano faz parte do mercado imobiliário de luxo de São Paulo, oferecendo empreendimentos imobiliários de grande valorização devido à sua localização, infraestrutura e qualidade dos imóveis.

O bairro é ideal para famílias e empresários, já que é predominantemente residencial, possui ótima disponibilização de serviços, com ótimas escolas na região, por exemplo, e está próximo ao centro de negócios da Faria Lima.

Venha comigo, então, em um passeio pelas ruas de Jardim Paulistano para descobrirmos as características que fazem esse bairro ser tão especial!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Localizado entre a Marginal Pinheiros e a Rua Groenlândia, Jardim Paulistano é cortado por importantes vias de São Paulo, como as avenidas Rebouças, Brigadeiro Faria Lima e Rua Hungria.

O bairro está localizado em uma região de grande prestígio social e econômico e é vizinho de importantes bairros paulistas, como Pinheiros, Jardim Europa, Cerqueira César, Jardim América, Jardim Paulista, Itaim Bibi e Ibirapuera. Além disso, está a, aproximadamente, 20 minutos do Aeroporto de Congonhas.

MOBILIDADE E SAÚDE

Do ponto de vista da mobilidade urbana, o bairro possui infraestrutura e localização que contribuem para o deslocamento na região. Além de dispor de vários pontos de ônibus, acompanhando toda a extensão do bairro há 3 estações: a estação de trem Hebraica-Rebouças, e as estação de metrô Faria Lima e Fradique Coutinho.

Outro grande atrativo do bairro é a disponibilidade de espaços para uso de transportes alternativos, como bicicletas. Ao total, são ao menos quatro ciclovias e ciclofaixas de lazer, além de, por todo o bairro, existirem várias estações de aluguel de bicicletas.

Vista de Jardim Paulistano
Foto: Alexandre Giesbrecht, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons
Link: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jardim_Paulistano2.jpg

Com relação à saúde, a região possui diversas clínicas e centros de atendimento hospitalar, sendo alguns dos mais conhecidos o Hospital Sancta Maggiore, em Pinheiros, e o Incor – Instituto do Coração, em Cerqueira César.

EDUCAÇÃO

Jardim Paulistano possui excelentes opções para o ensino, com reconhecidos colégios da cidade. Um deles é o St. Paul’s School, uma dos mais tradicionais de São Paulo e a primeira escola da América do Sul a ser reconhecida pelo governo inglês como uma instituição de ensino britânica. O colégio possui ensino bilíngue e oferece excelente infraestrutura, com biblioteca, laboratório de ciências, centro de estudos artísticos, centro esportivo, piscina e outros atrativos.

Outra opção com ensino bilíngue é o St. Nicholas, que também possui ótima infraestrutura e currículo com diversas atividades extras disponíveis para os alunos.

Destaca-se também o Colégio Madre Alix, com ensino do infantil ao médio e infraestrutura com playground, horta, quadras poliesportivas, biblioteca, laboratórios, salas para ensino de artes e outras.

A região também se destaca pela presença de algumas instituições de ensino superior, como UNIP Pinheiros, UNICID – Universidade Cidade de São Paulo, FMU Itaim Bibi, FECAP Pinheiros e outras.

LAZER E CULTURA

A região de Jardim Paulistano oferece opções interessantes para lazer e cultura. Destaca-se, no bairro e na região, a presença de áreas verdes, como a Praça Gastão Vidigal e a Praça Morungaba, ótimas opções para passeio ao ar livre e lazer com as crianças. Além disso, o bairro fica a, aproximadamente, 13 minutos do Parque Ibirapuera e a 10 minutos do Parque do Povo.

Próximo ao bairro também se localizam importantes centros culturais de São Paulo, como o MIS – Museu da Imagem e do Som, o MCB – Museu da Casa Brasileira, o Instituto Tomie Ohtake e o Sesc Pinheiros.

Destaca-se também a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, endereço de várias lojas renomadas de decoração e mobiliário, com produtos que vão desde móveis a itens como luminárias, tapetes, quadros e outros. Os estabelecimentos oferecem atendimento personalizado, com itens exclusivos assinados por designers conceituados.

Outro atrativo na área de compras são os shoppings da região, como o Shopping Eldorado, localizado no próprio bairro, e o Shopping Iguatemi, no Jardim Europa. Além disso, outra opção interessante da região são os clubes, como o Jockey Club, na Cidade Jardim, o Club Athletico Paulistano, no Jardim América, e os clubes Pinheiros e Hebraica, no Jardim Europa.

GASTRONOMIA

A gastronomia também é um grande atrativo da região, com ótimos restaurantes, barzinhos, cafeterias e outros, para todos os gostos, momentos e formalidades.

Em Jardim Paulistano encontramos algumas opções, como a Taberna 747, restaurante de frutos do mar; o Primo Basílico, com pizzas tradicionais, doces e carta de vinhos selecionados; a Adega Santiago, restaurante especializado em tapas, com bacalhau, sobremesas e 250 vinhos de Portugal e da Espanha; e a Quinta do Marquês, padaria de luxo que serve especialidades portuguesas e pizza à lenha em um ambiente familiar.

Por todas suas características, Jardim Paulistano é um excelente bairro para ser morada de famílias que buscam qualidade de vida, bem-estar e conforto, disponibilizando ótima infraestrutura, espaços culturais e de lazer e região com bastante área verde.

Além disso, estando localizado em uma das regiões mais nobres de São Paulo, o bairro oferece excelente valorização no mercado imobiliário, sendo também uma boa opção para investimentos.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!