Guia de bairros: conheça Itaim Bibi, exemplo de desenvolvimento em São Paulo

Publicado em 11/08/2020 às 11:26 por

Neste artigo, conheça melhor o ilustre Itaim Bibi, localizado em uma das áreas mais nobres da cidade, com grande efervescência econômica e gastronômica

Hoje, nosso tour por São Paulo chega a um dos bairros paulistas mais ilustres: o Itaim Bibi. Localizado em uma região privilegiada, na zona oeste, o bairro se destaca como o centro financeiro da cidade, abrigando sede de grandes empresas como Facebook e Google Brasil.

Tal movimentação econômica reflete também no setor imobiliário. Segundo dados da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (Geoinfo) da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Itaim Bibi foi o segundo bairro que obteve mais lançamentos de unidades residenciais verticais desde a década de 90. Foram 29 mil unidades, apresentando um dos eixos que mais se expandiram economicamente na cidade de São Paulo.

Além disso, é classificado como um bairro Zona A pelo CRECI-SP, com edifícios residenciais de alto padrão, em que o metro quadrado pode chegar à cifra dos R$ 28 mil.

Destaque no setor imobiliário e econômico, excelente localização, gastronomia e disponibilização de serviços em geral: prepara-se e venha comigo nesse passeio pelas ruas de Itaim Bibi!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Administrado pela subprefeitura de Pinheiros e pertencente ao distrito de Itaim Bibi, o bairro, de mesmo nome, faz parte de uma das regiões mais privilegiadas da capital paulista, tendo como vizinhos outros bairros de classe alta como Vila Olímpia, Vila Nova Conceição e a região de Jardins.

MOBILIDADE, SEGURANÇA E SAÚDE

Apesar de ser um local com grande movimentação de veículos, o bairro possui importantes vias de acesso que dinamizam o fluxo, como as avenidas Brigadeiro Faria Lima, São Gabriel, das Nações Unidas, 9 de Julho e Juscelino Kubitschek e a Marginal Pinheiros.

Além disso, possui pontos e linhas de ônibus, proximidade às estações CPTM Cidade Jardim e Vila Olímpia, ciclofaixas de lazer e estações de aluguel de bicicleta.

Com relação à segurança, o bairro é atendido pelo 15ª DP e 23º Batalhão da Polícia Militar de Itaim Bibi.

No campo da saúde, possui rede completa de hospitais, centros médicos e prontos-socorros. Está localizada, na Rua Joaquim Floriano, por exemplo, uma unidade do Hospital Sírio-Libanês.

EDUCAÇÃO

Com relação à educação básica, Itaim Bibi oferece diversas opções de escolas, do ensino infantil ao médio, públicas e privadas. Uma delas é a Escola Bilíngue Pueri Domus, com ensino integral, do infantil ao médio.

Outra opção é o Colégio Domus Sapientiae. Localizado entre Itaim Bibi e Vila Nova Conceição, a instituição aplica a metodologia de ensino montessoriana e oferece aulas do infantil ao médio.

Ainda com relação ao ensino, outro atrativo do bairro é sua proximidade a algumas instituições de ensino superior como FMU e a Universidade Anhembi Morumbi, além de estar a 15 minutos do campus da USP (Universidade de São Paulo), no Butantã.

Também no campo educacional, destacam-se no bairro as escolas de cursos livres, como idiomas, artes e uma unidade da Casa do Saber – referência em cursos sobre arte, filosofia e política.

LAZER E CULTURA

No campo do lazer, destacam-se os centros de compras. Além das lojas de grife do próprio bairro, Itaim Bibi está localizado entre dois grandes shoppings da cidade: o Iguatemi, da Avenida Brigadeiro Faria Lima, e o Iguatemi JK, da Avenida Juscelino Kubitschek.

Ademais, o bairro também conta com o Brascan Open Mall, um shopping a céu aberto com restaurantes e também com um cinema Kinoplex.

O bairro ainda é morada do conhecido Teatro Santander e também oferece opção de lazer ao ar livre com o Parque do Povo – Mário Pimenta Camargo, que possui área verde com quadras poliesportivas, ciclovia, estação de ginástica, roteiros botânicos e jardim sensitivo.

GASTRONOMIA

Sem dúvida, as atrações gastronômicas são um ponto forte do local. De ambientes sofisticados a despojados, por todo o bairro, são inúmeras as possibilidades, de diversos tipos de cozinhas, fazendo de Itaim Bibi um verdadeiro tour gastronômico.

Alguns famosos restaurantes do local são o Jamie’s Italian, do famoso chef britânico Jamie Oliver; o Cantaloup, com pratos sofisticados de culturas diversas em ambiente requintado; o argentino Rubaiyat, com especialidade em carnes nobres; o mexicano Yucatán; e o italiano Nino Cucina & Vino, do chef Rodolfo de Santis.

Além disso, as atrações noturnas também não ficam de lado. Algumas opções são o Trabuca Bar, uma mistura de bar e balada, com pratos e drinques em clima descontraído; e os tradicionais Bar do Juarez e Boteco São Bento.

Todos esses atrativos fazem de Itaim Bibi símbolo de desenvolvimento em São Paulo. A região está em constante evolução, recebendo investimentos e atraindo o interesse do mercado imobiliário. Além disso, o bairro possui localização privilegiada, gastronomia inigualável e grande movimentação comercial, atraindo tanto empreendimentos residenciais quanto comerciais.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!