Como escolher seu imóvel em 2023?

Publicado em 16/01/2023 às 11:20 por

A escolha de um imóvel, de um lugar para chamar de lar, é uma das decisões mais importantes de nossas vidas. Dentro das casas têm sonhos e propósitos, verdadeiros mundos.

Um lugar coerente com as suas necessidades é uma boa forma de direcionar qual é o seu imóvel ideal. Dessa forma, priorize os desejos daqueles que, efetivamente, vão morar no seu apartamento/casa.

Localização

Procure por um bairro consolidado, indicado e bem-avaliado, já que ele será um ponto crucial no seu cotidiano e você não quer ter surpresas quanto a isso. Essa região vai de encontro com os seus compromissos? Visite-o em diferentes horários do dia para sentir se aquele clima te agrada e se tem muito barulho, por exemplo.

Levando em consideração que costumamos ficar em imóveis por muitos e muitos anos, entenda se ele contempla aos teus planos futuros e não apenas aos planos atuais. Pesquise quais são os supermercados, escolas, hospitais e farmácias que estão ao seu redor, e não se esqueça de estudar as condições de trânsito.

Agende uma visita para conhecer nossos apartamentos no Alto da Lapa!

Planejamento financeiro

Como qualquer outro investimento, a compra de um imóvel exige um planejamento. Faça uma lista de previsão de gastos e considere questões como reformas, decoração, transporte e compras de móveis. Também considere estipular um teto máximo para o valor da propriedade.

Não se esqueça dos custos com documentação e seguros porque são gastos necessários. Por último, não deixe de analisar atentamente as suas possibilidades de pagamento. Se você é cliente antigo de um banco, por exemplo, é provável que o gerente lhe ofereça boas condições de juros e prazos.

Áreas comuns

É sempre bom verificar se aqueles ambientes casam com os seus desejos e necessidades. Tem crianças? Então talvez seja bom ter piscina, brinquedoteca, salão de jogos, quadra esportiva e muito espaço para brincar! Não se limite ao apartamento, observe condições de garagem, churrasqueira e salões de festa. 

Alguns destes ambientes de lazer podem ser de uso privativo ou compartilhado, no caso de imóveis que ficam em condomínios fechados. É preciso, pessoalmente, analisar o seu estilo de vida e se imaginar morador daquele lugar. Dessa forma, entenderá se lá você se sente com privacidade e conforto.

Planta do imóvel

Ela é a responsável por trazer clareza no seu projeto e lhe permite visualizar a distribuição dos cômodos. Você está disposto a fazer reformas no caso de um imóvel antigo? Pretende ter filhos? Precisa de um closet? Gostaria de curtir uma varanda ou área gourmet?

Um bom norte é ter em mente o número de dormitórios e o tamanho das áreas comuns. Se o imóvel já está mobiliado, a mudança é mais rápida, e sobra bastante tempo para se atentar aos detalhes. Caso você esteja comprando na planta, terá oportunidade de decidir onde você vai dividir cada cômodo com seus respectivos móveis.

Auxílio de profissionais

O auxílio de profissionais é crucial para fechar com inteligência qualquer negociação. Assim, podemos te ajudar a realizar esse sonho! Pensou nas Zonas Oeste, Sul e Centro de São Paulo? Pensou em Zimmerman Imóveis.


Espero que tenha gostado do nosso post de hoje! Para descobrir mais dicas e como o nosso time pode te ajudar, acesse o nosso site. Até logo!