Vila Romana: 5 motivos para morar no bairro!

Publicado em 30/08/2023 às 13:00 por

A Vila Romana é um bairro que respira a história de São Paulo. Já foi um bairro agrícola, já foi um bairro industrial e também já foi o lar de parte dos imigrantes italianos que buscaram um recomeço no Brasil.

Hoje, a esse bairro é um local especial da cidade. Consegue trazer certa tranquilidade aos seus moradores, mesmo sendo parte de uma das maiores cidades do mundo.

Com uma excelente infraestrutura, a Vila Romana oferece muitas opções aos investidores imobiliários, como imóveis de alto padrão, imóveis comerciais e até mesmo casas — o que é sempre um achado em uma cidade tão verticalizada quanto São Paulo.

Neste artigo, vamos conhecer a história desse ponto tão especial da capital paulista e as principais características que esse bairro da cidade traz aos seus moradores.

Vila Romana: um pouco de sua história

De acordo com uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o nome “Vila Romana” foi dado ao bairro em 24 de outubro de 1887. Foi uma homenagem à cidade de Roma, na Itália. Antes, o local se chamava “Campo da Pedreira”.

Luiz Bianchi Betholdi comprou as terras de Antônio Xavier de Borba, rebatizando-as. Seu objetivo era vender terrenos para os imigrantes italianos.

A Vila Romana faz parte da industrialização do Brasil e foi destaque dessa atividade econômica junto com os bairros vizinhos, como a Lapa. Com o passar das décadas, os prédios industriais deram lugar aos comércios.

Sendo assim, a Vila Romana deixou de ser um bairro industrial para se tornar um bairro de serviços.

Atualmente, o setor de serviços ainda é relevante nesse bairro, mas hoje a Vila Romana tende a ser mais um bairro residencial, devido aos condomínios que substituíram as antigas fábricas.

Bairro Vila Romana: onde fica?

A Vila Romana é um dos bairros que compõe o distrito da Lapa, na Zona Oeste da capital paulista. O bairro é vizinho à Lapa, Água Branca, Pompeia e Sumaré.

Muita gente se pergunta: “Morar na Vila Romana é perigoso?” O bairro não figura entre os mais violentos da capital paulista, o que é ótimo.

5 Vantagens de morar na Vila Romana

1. O bairro conta com infraestrutura completa

Esse bairro fica próximo a várias atrações culturais. A sua localização privilegiada o coloca a uma curta distância do Sesc Pompeia, Allianz Parque, do Teatro Cacilda Becker e da Estação Ciência.

O Sesc Pompeia fica a apenas oito minutos de carro. Caso você queira usar o transporte público (metrô ou linhas de ônibus), ele fica a cerca de 20 minutos de distância. A pé, a caminhada rumo ao endereço não dura mais do que 25 minutos.

Nas unidades do Sesc é possível ter acesso a uma variedade de apresentações culturais, todas a preços acessíveis. Por isso, estar tão perto desse importante espaço cultural ajuda a tornar a vida dos moradores da Vila Romana mais dinâmica e culturalmente rica.

Sesc Pompeia fica próximo à Vila Romana. Divulgação/SESC Pompeia

Já o Allianz Parque é o estádio do Palmeiras. Se esse não é o seu time do coração, não se preocupe, pois esse local tem se tornado o palco de importantes apresentações de artistas renomados do Brasil e do mundo.

O Teatro Cacilda Becker é um confortável teatro administrado pela Prefeitura. Com capacidade para quase duzentas pessoas, esse espaço recebe espetáculos importantes, estrelados por artistas muito queridos pelo público.

Esses locais oferecem uma ampla variedade de atividades culturais, esportivas e educacionais, transformando o entorno do bairro em uma área dinâmica e atrativa para moradores e visitantes.

Ademais, o bairro conta com supermercados, academias, padarias e muitos outros comércios — o que facilita o deslocamento a pé de quem deseja fazer compras rápidas.

2. A Vila Romana está perto de Áreas verdes

A capital paulista é conhecida como “selva de pedra”. Sendo assim, morar próximo a áreas verdes se torna um grande privilégio.

Esse bairro valoriza a qualidade de vida e oferece diversas áreas verdes para seus moradores, como o Parque da Água Branca e o Parque Villa Lobos, que estão localizados nas proximidades.

O Parque da Água Branca na verdade se chama “Parque Doutor Fernando Costa”. Ele conta com mais de 137 mil metros quadrados.

“No parque, encontram-se nascentes e árvores típicas de mata atlântica como pau-brasil, pau-viola, cedro, grumixama, canela-cheirosa, e o local ainda conserva características que remetem ao ambiente rural, com presença de galos/galinhas, gansos e pavões”, informa o site do local.

Parque Água Branca Divulgação

Esses espaços oferecem diversas opções de lazer e atividades ao ar livre para toda a família.

Já o Parque Villa Lobos conta com mais de 850 mil metros quadrados e tem uma história bastante interessante, já que se trata de uma área em que havia descarte de lixo e foi recuperada pelo poder público para se tornar um parque.

Ambos os parques ficam muito próximos à Vila Romana, há cerca de 20 minutos de carro ou de transporte coletivo.

3. Transporte público

A região é bem servida por linhas de ônibus e metrô, o que facilita o deslocamento pela cidade.

De acordo com os dados mais atuais do site MoovitApp, é possível chegar à Vila Romana usando seis linhas de ônibus, duas linhas de metrô e uma linha de trem. A distância dos pontos de embarque variará de acordo com o endereço do imóvel.

Além disso, a Vila Romana está próxima a importantes vias, como as avenidas Pompéia, Sumaré e Francisco Matarazzo, o que permite fácil acesso a outras regiões da cidade usando carro próprio, de aplicativos ou táxis.

4- Imóveis variados

Lindo apartamento na Vila Romana, disponível em nosso no catálogo.

A Vila Romana oferece uma grande variedade de imóveis, desde apartamentos compactos até casas amplas e espaçosas. Seja qual for o seu estilo de vida e necessidades,  certamente encontrará uma opção que se encaixe em seu perfil.

5- Valorização imobiliária

A Vila Romana é um bairro em constante valorização imobiliária. Isso significa que, além de desfrutar de uma excelente qualidade de vida, você poderá contar com um investimento seguro e rentável a longo prazo.

Para quem deseja investir no mercado imobiliário, a Vila Romana oferece excelentes oportunidades de negócios. Venha conhecer este bairro acolhedor e descubra porque ele é um dos melhores lugares para se viver em São Paulo.

Faça uma busca em nosso site e veja as melhores oportunidades disponíveis na Vila Romana!