Guia de bairros: conheça Vila Olímpia, reduto empresarial de São Paulo

Publicado em 17/09/2020 às 09:15 por

Neste artigo, conheça os atrativos como localização, infraestrutura e lazer que fazem de Vila Olímpia um dos melhores bairros da cidade

Em uma rápida pesquisa pela internet, são encontrados inúmeros “motivos para amar Vila Olímpia”. As declarações abrangem diversos aspectos, da localização ao comércio, do entretenimento à gastronomia; fato é que Vila Olímpia é um dos bairros de alto padrão mais desejados de São Paulo.

O movimentado bairro paulista fica localizado entre as zonas sul e oeste da cidade e possui empreendimentos luxuosos e diversos edifícios empresariais. Além disso, não deixa a desejar para aqueles que procuram opções de lazer e gastronomia.

Um fato interessante sobre o bairro é que, por abrigar escritórios de inúmeras empresas, dentre elas algumas empresas de tecnologia, ele ficou conhecido como o Vale do Silício paulistano.

Mas, seja pela efervescência econômica ou pela badalada vida noturna do local, o bairro atrai os olhares daqueles que buscam em suas ruas o viver bem.

Por isso, venha comigo nesse passeio pelas ruas da Vila Olímpia!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Pertencente ao distrito de Itaim Bibi e administrado pela subprefeitura de Pinheiros, o bairro possui excelente localização. Entre as zonas oeste e sul de São Paulo, Vila Olímpia está próxima de conhecidos bairros da cidade como Itaim Bibi, Vila Nova Conceição e Moema; além de ser delimitada por importantes vias de acesso como a Avenida dos Bandeirantes, das Nações Unidas, a Brigadeiro Faria Lima, a Juscelino Kubitschek e a Santo Amaro.

MOBILIDADE E SAÚDE

Por seu caráter empresarial, o bairro possui grande movimentação de veículos, fato que é compensado por sua estrutura de mobilidade, como fácil acesso à Marginal Pinheiros, avenidas que dinamizam o fluxo, diversos pontos de ônibus e táxi, além da estação de trem Vila Olímpia.

Também é possível optar por um transporte mais sustentável, já que o bairro ainda possui diversos pontos de aluguel de bicicletas, ciclofaixas de lazer e ciclovia. Além disso, Vila Olímpia está a 15 minutos do Aeroporto de Congonhas.

Por ser uma área de interesse comercial, o bairro recebe investimentos em segurança, principalmente em segurança privada, que oferecem tranquilidade aos moradores.

No campo da saúde, o bairro possui diversas clínicas e hospitais, como o Hospital Santa Paula, além de ser atendido pelas instituições dos arredores, como o Hospital e Maternidade São Luiz, de Vila Nova Conceição.

EDUCAÇÃO

Com relação à educação, Vila Olímpia oferece opções do berçário ao ensino médio, públicas e privadas. Um exemplo é a Escola Viva, fundada nos anos 70, recebe alunos da educação infantil ao ensino médio, além de oferecer atividades extracurriculares, como artes visuais, capoeira, circo, esgrima e outras.

O bairro ainda possui escolas de cursos livres, como teatro e dança, além de ser destaque quando o assunto é ensino superior. Estão localizadas no bairro as instituições Universidade Anhembi Morumbi e FIAP, além de estar próximo da FMU – Campus Santo Amaro, em Vila Nova Conceição.

LAZER E CULTURA

O lazer do bairro fica a cargo, principalmente, de seus dois excelentes shoppings, o Vila Olímpia e o JK Iguatemi. Neles, além das opções de compra, também é possível ter acesso a espaços gastronômicos, cinemas e teatro.

Para quem gosta de jogos, outra grande atração do local é o Escape 60, uma experiência estilo escape room com diversas opções de salas temáticas e diferentes narrativas de resolução de enigmas.

Também é destaque no bairro a vida noturna, com as baladas The History e a sertaneja Vila JK, e diversos bares com música ao vivo, como os disputados Santa Júlia, Tatu Bola e Eu Tu Eles.

Vila Olímpia ainda possui dois grandes teatros, o Santander e o Claro São Paulo, além de estar próxima ao Parque do Povo – Mário Pimenta Camargo, em Itaim Bibi.

Vila Olímpia.
Fonte: Wikimedia (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:VIla-Olimpia-2015-Milan.jpg)
Autor: Silmara Feres Marsulo / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)

GASTRONOMIA

As atrações gastronômicas do bairro também chamam a atenção, com uma variedade de cozinhas, estilos e ambientações, para todos os gostos. Nas cozinhas internacionais, destacam-se o Portucho, de churrasco argentino; o português Rancho Português; o mexicano Mexicaníssimo; e o conhecido Eataly, com culinária italiana e pratos autorais contemporâneos.
Também chamam a atenção o Bistrô Faria Lima, um dos 100 melhores restaurantes da capital, com menu assinado pelo chefe João Neto; o Johnnie Wash, espaço boêmio e ponto de encontro de motoqueiros; o Jardineira Grill, com rodízio de carnes, frutos do mar e sushi; e o Praça São Lourenço, de cozinha contemporânea brasileira e europeia.

Por todas essas qualidades, Vila Olímpia se tornou um dos bairros mais desejados de São Paulo, oferecendo ótima localização e infraestrutura. Dessa forma, atrai moradores e empresas que buscam modernidade, praticidade e bem-estar.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!

Créditos da foto da capa
Vila Olímpia.
Fonte: Wikimedia (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vila_Olímpia.JPG)
Autor: Erick/ CC-BY-SA-3.0-migrated (https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:CC-BY-SA-3.0-migrated)