Guia de bairros: conheça Água Branca, destaque em localização, cultura e lazer

Publicado em 23/07/2020 às 18:04 por

Neste artigo, conheça melhor Água Branca e sua excelente mobilidade, localização e disponibilização de serviços, cultura e lazer.

Hoje, nosso tour pela cidade de São Paulo chega a Água Branca. Uma das mais nobres e bem localizadas regiões da cidade, o trecho entre Água Branca, Perdizes e Pompeia tem sido um atrativo para aqueles que procuram investir na compra de imóveis.

Nos últimos anos, a promessa da construção da Linha 6 – Laranja do metrô de São Paulo tem alimentado o mercado imobiliário na região, promovendo o lançamento de novos empreendimentos e a valorização do local.

Dessa forma, a região se destaca quando o assunto é mobilidade e localização, além de ser uma das regiões mais completas da cidade quando o assunto é a oferta de serviços, lazer, cultura, espaços arborizados e conhecidos cartões-postais paulistas, como o Parque da Água Branca e o Allianz Parque.

Prepara-se e venha comigo nesse passeio pelas ruas da Água Branca!

LOCALIZAÇÃO

Administrado pela subprefeitura da Lapa e pertencente ao distrito de Barra Funda, Água Branca faz parte da região oeste da cidade. Classificado como um bairro Zona C pelo CRECI-SP, é vizinho de regiões como Lapa, Vila Romana, Pompeia e Perdizes.

MOBILIDADE, SEGURANÇA E SAÚDE

Além da futura Linha 6 – Laranja, que ligará a região norte à região central da cidade, o bairro também possui as estações de trem Água Branca e Lapa, linhas de ônibus e proximidade com a estação (de trem e metrô) Palmeiras-Barra Funda.

Além disso, é delimitado e atravessado por importantes vias de acesso, como a Marginal Tietê e as avenidas Ermano Marchetti, Marquês de São Vicente, Comendador Martinelli, Macedo Soares e Pompeia.

Linha 6 – Laranja.
Fonte: Metrô CPTM.

Com relação à segurança, o bairro é atendido pelo 7º Distrito Policial, localizado na Lapa, porém possui uma unidade do Departamento de Polícia Federal e uma Delegacia da Polícia Federal.

No campo da saúde, o bairro possui algumas clínicas médicas, contudo, a maior parte dos hospitais está localizada na divisa entre Água Branca, Lapa e Vila Romana.

EDUCAÇÃO

No que diz respeito à educação, o bairro oferece opções do ensino infantil ao superior. Uma das opções é o Colégio América, que, desde 1990, atende alunos do ensino fundamental ao médio.

Outro destaque do bairro são as instituições de ensino superior UNIP Marquês, Faculdades Integradas Rio Branco e, entre Água Branca e Pompeia, o Centro Universitário São Camilo. Juntas, elas oferecem várias opções de cursos de graduação e pós-graduação.

LAZER E CULTURA

Um dos pontos fortes do bairro é a grande concentração de espaços de cultura e lazer. São diversas opções, indoor e outdoor, para todas as idades.

Dentre os destaques, um dos mais conhecidos é o Allianz Parque, estádio que, além de jogos de futebol, abriga diversos shows nacionais e internacionais. Além disso, para quem gosta de apresentações musicais, entre Água Branca e Barra Funda estão as casas de shows Villa Country e Audio.

Outras opções culturais do bairro são o Sesc Pompeia, o Museu da Imaginação e o Parque da Água Branca. Esse último, oferecendo uma programação diversificada ao ar livre, incluindo festas e apresentações, além de possuir aquário, espaço para atividades físicas, museu e arena
hípica.

Por fim, para opções culturais, gastronômicas e de compras, não deixe de conferir os shoppings Bourbon e West Plaza.

GASTRONOMIA

O bairro possui uma gastronomia diversificada, oferecendo opções de restaurantes, pizzarias, churrascarias, padarias e bares.

Destacam-se as pizzarias Golden Grill Pizza & Bar e Central Park Pizzaria Churrascaria, que, além de pizzas, oferecem variedade de opções de pratos. Outra conhecida opção é a Churrascaria Bela Rio, com buffet variado e rodízio.

Para uma opção mais badalada, confira o Bar Lucena, com aperitivos, coquetéis e música ao vivo.

Água Branca se destaca como um dos bairros mais importantes e completos de São Paulo. É possível andar por suas ruas arborizadas e encontrar, perto de você, tudo o que precisa. Além disso, o bairro é destaque quando o assunto é mobilidade e lazer. São tantas opções de lugares novos e incríveis para conhecer, que você pode fazer um passeio por dia e ainda levar um bom tempo para conhecer Água Branca por completo.

Tudo isso faz do bairro uma das melhores opções para se morar quando o assunto é bem-estar e qualidade de vida.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!