Guia de bairros: conheça Bela Vista – excelente localização e dinamismo cultural com um toque italiano

Publicado em 24/09/2021 às 11:36 por

Neste artigo, conheça o que faz de Bela Vista um dos bairros mais procurados para se morar em São Paulo.

Bela Vista é um dos bairros mais tradicionais e importantes de São Paulo, estando localizado na zona central da cidade, entre a Consolação e a Liberdade. A região é uma das mais procuradas para se viver na capital paulista, pois, além de incorporar locais icônicos para a cidade, como a Avenida Paulista e a região do Bixiga, é privilegiada em serviços como mobilidade e espaços de lazer e cultura.

Bairro de forte imigração italiana, a gastronomia é outro ponto forte do local, além da localização, estando próximo tanto dos bairros centrais quanto dos Jardins, facilitando a locomoção para essas regiões.

Além disso, seus casarões e construções mais antigas contrastam com a efervescência cultural e o ambiente jovial encontrado pelo bairro, unindo tradição e modernidade em uma das áreas mais bem valorizadas de São Paulo.

Venha comigo, então, em um passeio pelas ruas de Bela Vista para descobrirmos as características que fazem esse bairro ser tão especial!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

O bairro está localizado em uma região de grande prestígio social e econômico, sendo vizinho de importantes bairros como Consolação, Liberdade, Sé, Higienópolis e a região de Jardins.

Além disso, está a, aproximadamente, 20 minutos do Aeroporto de Congonhas e a 25 minutos das marginais Tietê e Pinheiros.

MOBILIDADE E SAÚDE

Bela Vista é rodeado pelas avenidas Paulista, Nove de Julho e 23 de Maio, que contribuem para o deslocamento na região. Além disso, outro grande atrativo quando o assunto é mobilidade são as várias estações de metrô ao seu redor, como as estações Trianon-Masp, Brigadeiro, Paraíso, Vergueiro, São Joaquim e Japão-Liberdade.

Além disso, Bela Vista também possui trechos de ciclovia, na Avenida Paulista e na Rua Martiniano de Carvalho, ciclofaixa de lazer na Avenida Paulista, aberta aos domingos e feriados, e diversas estações de aluguel de bicicletas.

No campo da saúde, estão localizados no bairro alguns hospitais conhecidos dos paulistanos, como o Hospital Santa Catarina, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Hospital Samaritano Paulista e a Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Os apartamentos à venda no bairro Consolação são também são excelentes opções de moradia! Venha conferir!

Vista panorâmica do bairro
Foto: Peter Louiz, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons
Link: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bela_Vista_Panorama.jpg

EDUCAÇÃO

Bela Vista também possui boas opções de colégios, públicos e privados, além de estar próximo a algumas instituições de ensino superior.

Algumas das opções são a Escola Tagarelinha, escola de educação infantil; o Colégio Itatiaia, com berçário, ensino infantil e ensino fundamental; e o Colégio Imaculada Conceição, oferecendo da educação infantil ao ensino médio.

A região também se destaca pela presença de algumas instituições de ensino superior, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Anhembi Morumbi, FGV (Fundação Getúlio Vargas), Faculdade Cásper Líbero, UNIP (Universidade Paulista), FIAP, dentre outras.

LAZER E CULTURA

Encontre o apartamento dos sonhos em Vila Mariana!

O dinamismo cultural é um dos grandes diferenciais do bairro. Além dos espaços culturais encontrados em Bela Vista, a região oferece várias outras opções que, aliadas à infraestrutura de mobilidade do local, são um atrativo para aqueles que adoram aproveitar os passeios que a cidade pode oferecer.

Dentre as opções encontradas no próprio bairro, estão importantes e renomados centros culturais da cidade, como o Masp (Museu de Arte de São Paulo), entre Bela Vista e Consolação, um dos mais importantes museus do país; o Centro Cultural Japan House, projeto do governo japonês sediado também em outras cidades, como Londres e Los Angeles, para atuar como um ponto de difusão da cultura japonesa; os teatros Gazeta, Bibi Ferreira e Ruth Escobar e o Mirante 9 de Julho.

Outra opção de passeio são os shoppings encontrados no bairro, como o Shopping Cidade São Paulo, o Top Center e o Shopping Pátio Paulista.

Vista do bairro
Foto: Júlio Boaro, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons
Link: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:S%C3%A3o_Paulo_city_(Bela_Vista).jpg

GASTRONOMIA

A gastronomia do bairro também chama a atenção, com ótimos restaurantes, barzinhos, cafeterias e outros, de vários estilos e cozinhas, para todos os gostos e momentos.

Por ser uma região que, historicamente, recebeu muitos imigrantes italianos, Bela Vista possui várias opções de restaurantes italianos, como Lazzarella, C…Que Sabe!, Mamma Celeste e a pizzaria Speranza.

Outras opções de cozinhas também podem ser encontradas no bairro, como o restaurante Al Janiah, de menu mediterrâneo/libanês, com apresentações de música e dança típicas; a churrascaria Templo da Carne Marcos Bassi, e também opções descontraídas como o The Blue Pub para comidas de bar e coquetéis e o Ludus Luderia, que mescla bar e ambiente para jogos de mesa.

Bela Vista é um dos bairros mais tradicionais, modernos e requisitados da cidade, oferecendo infraestrutura única aos seus moradores, com excelente localização, mobilidade e ainda oferta de espaços de lazer, cultura e gastronomia.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!

Não deixe de conferir nossa seleção de apartamentos à venda em Santa Cecília, SP!