Guia de bairros: conheça Consolação – a união entre boa infraestrutura e dinamismo cultural

Publicado em 30/09/2021 às 08:00 por

Neste artigo, conheça o que faz com que Consolação seja um bairro tão dinâmico, que atrai cada vez mais moradores e turistas.

Conhecido como um bairro dinâmico, plural e de perfil jovem, Consolação está localizada em uma região privilegiada e de grande interesse econômico na zona central de São Paulo. Compreendendo boa parte das icônica Rua Augusta e Frei Caneca e um trecho da conhecida Avenida Paulista, Consolação é uma área movimentada, já que em sua extensão se localizam alguns dos pontos turísticos e gastronômicos mais conhecidos da cidade.

Além disso, o bairro também se destaca quando o assunto é mobilidade, oferecendo diferentes opções de locomoção para seus moradores e fácil acesso a outras regiões da cidade.

Por sua excelente localização, disponibilização de áreas de lazer, cultura e gastronomia e ainda pelas soluções em mobilidade ofertadas, Consolação tem sido uma excelente opção para investimentos imobiliários, para revenda ou aluguel, ou mesmo para moradores que buscam um bairro na região central com muitas opções de lazer.

Venha comigo, então, em um passeio pelas ruas da Consolação para descobrirmos as características que fazem esse bairro ser tão especial!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Ao redor da Consolação, localizam-se importantes vias de São Paulo, como as avenidas Paulista, Nove de Julho e São Luís e a Rua da Consolação, além disso, o bairro compreende conhecidas e badaladas ruas da cidade, como a Rua Augusta e a Frei Caneca.

O bairro está localizado em uma região de grande prestígio social e econômico e é vizinho de importantes bairros paulistas, como Bela Vista, Higienópolis, Pacaembu e a região de Jardins. Além disso, está a, aproximadamente, 20 minutos do Aeroporto de Congonhas.

Estação de metrô
Foto: Saopaulo1, CC BY-SA 3.0 http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/, via Wikimedia Commons
Link: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:SP_METRO_Outside.JPG

MOBILIDADE E SAÚDE

A Consolação possui muitos atrativos quando o assunto é mobilidade urbana, já que dispõe de infraestrutura e localização que contribuem para o deslocamento na região e oferta de diferentes formas de locomoção aos seus moradores.

Além de vários pontos de ônibus, nas imediações do bairro localizam-se algumas estações de metrô, como as estações Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Consolação e Tianon-Masp.

Outro grande atrativo do bairro é sua extensa área de ciclovias, que se estende pela Avenida Paulista e Rua da Consolação. Além disso, por todo o bairro, há várias estações de aluguel de bicicletas, facilitando os passeios.

No campo da saúde, o bairro possui hospitais e clínicas de referência e de alto padrão, como o Hospital 9 de Julho e o Hospital Sírio-Libanês, além de possuir uma AME – Ambulatório Médico de Especialidades, do governo de São Paulo.

EDUCAÇÃO

O bairro também oferece boas opções de colégios, públicos e privados, além de estar próximo a algumas instituições de ensino superior.

Para berçário e educação infantil, destaca-se o Colégio Bela Vista, com sistema de ensino Objetivo, que, além das aulas, oferta uma variedade de projetos para as crianças, como aulas de judô, música, dança e outras. Também como opção para educação infantil e ensino fundamental, destaca-se a Stance Dual School, com ensino bilíngue e cursos extras nas áreas de tecnologia, arte e ética.

Para os alunos que irão prestar o vestibular, o bairro conta com uma unidade do Anglo Vestibulares, com diferentes cursos preparatórios para as provas.

Também, nas proximidades do bairro, localizam-se colégios tradicionais e reconhecidos pelos paulistanos, como o Colégio Mackenzie, em Higienópolis, e o Colégio Dante Alighieri, no Jardim Paulista.

A região também se destaca pela presença de algumas instituições de ensino superior, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a PUC-SP – Campus Consolação e a FASIG – Faculdade de Ciências da Saúde IGESP.

LAZER E CULTURA

Um dos grandes atrativos de Consolação são os inúmeros espaços de lazer e cultura presentes no bairro. Apenas na região da Avenida Paulista, são várias atrações, como o Mirante 9 de Julho, espaço que recebe eventos culturais e feiras, o MASP – Museu de Arte Moderna de São Paulo, um dos mais conhecidos do país; o Shopping Center 3, com muitas opções de lojas e gastronomia; o centro cultural Instituto Moreira Salles; e o Cine Petra Belas Artes, com exibição de filmes clássicos e de arte.

Já na região da Frei Caneca e Rua Augusta, destaca-se o Shopping Frei Caneca, onde, além de gastronomia e compras, pode ser encontrado o Espaço Itaú de Cinema.

Vista do bairro, à frente a Igreja da Consolação
Foto: Júlio Boaro, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons
Link: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rua_da_Consola%C3%A7%C3%A3o.jpg

GASTRONOMIA

A gastronomia também é outro dos grandes atrativos da região, com ótimos restaurantes, barzinhos, cafeterias e outros, para todos os gostos, momentos e formalidades.

Quem procura fazer um tour gastronômico, pode se interessar por um passeio entre as ruas Haddock Lobo e Frei Caneca. Nesse trecho, localizam-se diversas opções de espaços culinários, de estilos diferentes, destacam-se: La Guapa, empanadas artesanais e café da chef Paola Carosella; Taqueíria La Sabrosa, de cozinha mexicana; Sancho Bar y Tapas, restaurante argentino; Athenas, especialista em cozinha grega; o Violeta Bar e Restaurante, tradicional bar com cervejas e pratos executivos; e o Gulab Hari, restaurante indiano com comida lactovegetariana.

Muitas outras opções podem ser encontradas em todo o bairro, como o tradicional Famiglia Mancini, pizzaria e restaurante em clima rústico e música instrumental tocada em piano de cauda.

Consolação destaca-se como um dos bairros mais vivos e diversos de São Paulo, oferecendo infraestrutura única aos seus moradores, com excelente localização, mobilidade e ainda oferta de espaços de lazer, cultura e gastronomia.

Além disso, por ser uma área que atrai bastante atenção de moradores e turistas, Consolação, nos últimos anos, tem sido revitalizada, recebendo novos investimentos, empreendimentos e serviços, o que contribui para a valorização imobiliária da região, tornando-se uma ótima opção para aqueles que visam investir no mercado.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!


Aproveite e também conheça nossas opções exclusivas de apartamentos à venda em Higienópolis.