Guia de bairros: conheça Cerqueira César, um dos bairros mais icônicos de São Paulo

Publicado em 05/03/2021 às 13:25 por

Neste artigo, conheça os diversos atrativos que fazem de Cerqueira César um dos bairros mais pulsantes, sofisticados e completos de São Paulo.

Localizado entre a região central e oeste de São Paulo, Cerqueira César é classificado, por muitos, como “um bairro de contrastes”. Basta um breve passeio por suas movimentadas ruas para perceber que ali convivem modernidade e tradição. Fato que é bem exemplificado com dois de seus mais conhecidos cartões postais: a Rua Augusta, com sua intensa vida noturna e cultura alternativa, e a Rua Oscar Freire, com suas luxuosas lojas de grife.

Assim, é a partir de tal contraste que percebemos a principal característica do local: Cerqueira César acolhe e agrada diferentes públicos, sendo um dos bairros mais pulsantes, sofisticados e completos de São Paulo.

Por isso, venha comigo nesse passeio pelas ruas de Cerqueira César!

LOCALIZAÇÃO

Sem dúvidas, um dos grandes atrativos de Cerqueira César é sua localização. Situado entre a região central e oeste da cidade, o bairro integra conhecidas vias de São Paulo, como as ruas Oscar Freire, Augusta e da Consolação e a Avenida Paulista.

Além disso, está próximo a importantes regiões como Jardins, Pinheiros, Consolação e Bela Vista.

MOBILIDADE E SAÚDE

Outro grande atrativo de Cerqueira César é ser um bairro bem abastecido quando o quesito é transporte, possuindo diferentes alternativas para a mobilidade urbana. Com relação a estações de metrô, possui as estações Oscar Freire e Consolação, além de estar próximo às estações Paulista, Trianon-Masp e Clínicas.

Além disso, o bairro possui vias que o conectam facilmente à Marginal Pinheiros, como a Avenida Rebouças, além de oferecer outras alternativas de locomoção, como ônibus, táxi ou ciclovias e ciclofaixas de lazer.

No campo da saúde, há diversos hospitais e clínicas, principalmente em seu entorno, sendo a instituição mais conhecida o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que compreende alguns institutos como o Instituto da Criança e o Instituto do Coração.

EDUCAÇÃO

Com relação à educação, Cerqueira César possui rede completa de escolas, do ensino infantil ao médio, além de escolas de idiomas, artes e futebol.

Um dos maiores destaques do bairro no ensino, sem dúvidas, é o Colégio Dante Alighieri, um dos mais tradicionais da cidade. Com mais de 100 anos de existência e ensino do infantil ao médio, o colégio possui uma infraestrutura admirável, compreendendo cinco prédios que possuem laboratório, museu, ateliê, auditório, biblioteca, parque, ambulatório médico, gráfica, lanchonete, restaurante, entre outros serviços.

Aproveite e explore também as oportunidades de aptos á venda em Consolação!.

LAZER E CULTURA

Cerqueira César oferece uma infinidade de atrações culturais e de lazer. De local para a prática esportiva pela manhã, a passeio por lojas e teatro à tarde e baladas à noite – o bairro oferece um roteiro completo de lazer e cultura.

Para opções de lazer ao ar livre, no próprio bairro localiza-se o Parque Prefeito Mário Covas, além disso, entre Cerqueira César e o Jardim Paulista, localiza-se o Parque Trianon, com trilhas e playground.

Para lazer indoor e compras, também são várias as atrações. Destacam-se o Shopping Center 3 e o Centro Comercial Conjunto Nacional. Localizados na Avenida Paulista, ambos oferecem uma variedade de lojas de roupas, artigos em geral, livraria, além de cinema e opções gastronômicas.

Ainda nesse segmento, outro atrativo, na Rua Oscar Freire, são as diversas lojas de marcas famosas como Osklen, Arezzo, Amaro, Le Lis Blan, Rosa Chá, entre outras.

Também há no bairro opções culturais como o Teatro Renaissance e o Teatro Procópio Ferreira, este último uma das principais casas de espetáculos da cidade. Destaca-se também a efervescência cultural da Avenida Paulista, com atrativos como o Centro Cultural FIESP e o
MASP (Museu de Arte de São Paulo).

Por fim, para aqueles que valorizam a vida noturna, vale a pena conferir a Rua Augusta e suas infinidades de galerias, bares, restaurantes, cinemas e casas noturnas.

GASTRONOMIA

Após tantas opções de cultura e lazer, não poderia ficar de lado a gastronomia do local. Com uma culinária diversificada, de diversos tipos de cozinhas e ambientações, Cerqueira César faz parte do roteiro gastronômico de São Paulo.

Um dos atrativos é a grande concentração de famosos restaurantes de alta gastronomia e de grandes nomes da culinária, como o D.O.M., do chef Alex Atala; o famoso Bistrô Paris 6, de culinária francesa com decoração estilo anos 30; e o L’Entrecôte d’ Olivier, comandado por Oliver Anquier.

Além disso, também é possível encontrar no bairro opções casuais, como o pub em estilo inglês O’Malley’s e a Carlo’s Bakery, do chef Buddy Valastro.

Também vale a pena se aventurar nas opções gastronômicas da Rua Augusta e na região Baixo Augusta, entre Cerqueira César e Consolação. Além de oferecer uma gastronomia diversificada, com espaços casuais, a região também ficou conhecida por seu roteiro gastronômico vegetariano e vegano. Ali, é possível encontrar diversos restaurantes dedicados a essa culinária, como os veganos Loving Hut, TopVegan, Pop Vegan Food e Maoz.

Com tantos atrativos, Cerqueira César é um bairro único. Além de sua ótima infraestrutura, localização e disponibilização de serviços – agradando a diversos tipos de moradores, suas ruas movimentadas e quase infinitas atrações de cultura, lazer e gastronomia oferecem o que há de melhor na pulsante São Paulo.

Sem dúvidas, um bairro completo para moradores que buscam conforto, praticidade e sofisticação.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!