Guia de bairros: conheça Paraíso, um dos bairros mais valorizados e desenvolvidos de São Paulo

Publicado em 15/07/2021 às 05:07 por

Neste artigo, conheça os atrativos de Paraíso, bairro da região centro-sul localizado entre a Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera.

Localizado entre dois reconhecidos e importantes cartões-postais da cidade, a Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera, está o bairro Paraíso. Pertencente à zona centro-sul de São Paulo, o bairro faz parte de uma área altamente valorizada e desenvolvida, com grande disponibilização de serviços em geral, lazer e cultura.

Recebendo constantemente investimentos, o bairro concentra alguns dos empreendimentos recém-lançados mais caros de São Paulo, oferecendo imóveis de alto padrão que unem conforto e tecnologia.

Além disso, o bairro une pontos de interesse que agradam diversos perfis de moradores – tanto aqueles que procuram por agitação quanto os que preferem áreas mais calmas e tranquilas.

Ficou interessado? Então venha comigo em um passeio pelas ruas de Paraíso!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Um dos grandes atrativos do bairro é sua localização. Isso porque Paraíso é vizinho de importantes regiões de São Paulo, como Jardins, Itaim Bibi, Bela Vista, Vila Nova Conceição, Vila Mariana e Cerqueira César.

Além disso, é limitado por importantes vias de acesso da cidade, como as avenidas Brasil, Paulista, 23 de maio e Brigadeiro Luís Antônio.

MOBILIDADE, SEGURANÇA E SAÚDE

Paraíso também é um bairro bem abastecido quando o quesito é transporte, possuindo diferentes alternativas para a mobilidade urbana. Nas extremidades do bairro, localizam-se as estações de metrô Paraíso e Brigadeiro, além de estar próximo às estações Trianon-Masp e Vergueiro.

Além disso, o bairro está a 15 minutos da Marginal Pinheiros e oferece outras alternativas de locomoção, como ônibus, táxi, ciclovias e ciclofaixa de lazer, além de vários pontos com estações para aluguel de bicicletas.

Com relação à segurança, o bairro é administrado pelo 36º DP de Vila Mariana, que fica localizado em Paraíso, além de possuir uma unidade do Batalhão de Polícia do Exército e do Quartel General do Exército.

No campo da saúde, o bairro é bem atendido por unidades hospitalares, clínicas e laboratórios, tanto em seu território quanto na região. Destacam-se o Hospital e Maternidade Santa Maria, uma unidade do Hospital Albert Einstein e, entre Paraíso e Bela Vista, os hospitais Sancta Maggiore, Oswaldo Cruz, Santa Catarina, Paulistano, Beneficência Portuguesa e muitos outros.

EDUCAÇÃO

Paraíso também oferece diversas opções de escolas, públicas e privadas, do berçário ao médio. Destaca-se o Colégio Maria Imaculada, de formação católico-cristã, com ensino do infantil ao médio. O colégio faz parte da Rede Concepcionista de Ensino e possui ótima infraestrutura com capela, laboratórios, biblioteca, anfiteatro e quadras esportivas.

Outra instituição que merece destaque é o Colégio Bandeirantes, localizado entre Vila Mariana e Paraíso. Com ensino para os ciclos de fundamental II e ensino médio, o colégio faz parte da rede PEA-UNESCO (Programa das Escolas Associadas da UNESCO).

Por fim, o bairro ainda está próximo a algumas instituições de ensino superior, como a UNIP (Universidade Paulista), FMU – Campus Santo Amaro e a Universidade Anhembi Morumbi.

LAZER E CULTURA

Paraíso está localizado em uma região que favorece e disponibiliza atividades de cultura e lazer. Em primeiro lugar, por abrigar o início da Avenida Paulista, o bairro oferece algumas das atrações culturais mais conhecidas da cidade, como o Sesc Avenida Paulista, o Espaço Itaú Cultural, a Casa das Rosas e, entre Paraíso e Bela Vista, o centro cultural Japan House. Juntas, as unidades oferecem exposições, cursos, peças, shows, biblioteca, espaço literário, espaço para prática de atividades físicas, entre outros atrativos.

Vale ainda lembrar que o bairro está próximo a outra unidade do Sesc-SP, localizada entre Paraíso e Vila Mariana, oferecendo mais opções de acesso à cultura.

Em segundo lugar, além de todas as opções culturais, o bairro ainda se destaca quando o assunto é lazer e esportes, possuindo diversas áreas verdes e locais para prática esportiva. No próprio bairro, localizam-se o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Estádio Ícaro de Castro Melo e o Ginásio poliesportivo Mauro Pinheiro.

Complexo Desposrtivo Constâncio Vaz Guimarães

Por fim, destaca-se o fato de o bairro fazer divisa com o Parque do Ibirapuera, oferecendo, além de opções de lazer ao ar livre, museus, auditórios e planetário.

GASTRONOMIA

Paraíso também se destaca por sua gastronomia. De opções casuais e irreverentes a locais refinados, o bairro faz parte do roteiro gastronômico de São Paulo.

Um de seus destaques é a culinária oriental e árabe, oferecendo opções de restaurante como: o chinês Rong He; o japonês Jojo Ramen; o japonês Shin-Zushi; e os árabes Tenda do Nilo e Halim.

Ainda há várias opções de cafeterias, como a Fran’s café, padarias, como a Gemel, docerias, como a Le Chef Gatô, e ainda diversas lanchonetes e cafés na região da Avenida Paulista.

Por todas suas qualidades, Paraíso se tornou um dos bairros mais desejados de São Paulo, atraindo a atenção tanto de moradores quanto de investidores. Sua excelente localização, infraestrutura, disponibilidade de serviços e opções de lazer e cultura são o sonho de muitos moradores, que buscam em suas ruas conforto, praticidade e um sinônimo de viver bem.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!