Guia de bairros: conheça Vila Mariana – um dos bairros mais procurados para se morar em São Paulo

Publicado em 03/05/2021 às 06:50 por

Neste artigo, saiba quais fatores têm feito Vila Mariana se destacar como uma região de grande interesse residencial.

Na zona centro-sul de São Paulo, está um dos bairros mais queridos dos paulistas: Vila Mariana – o 2º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região. Destacando-se por sua localização estratégica, com facilidade de acesso à zona central e oeste da cidade, mobilidade privilegiada e oferta de serviços, o bairro oferece qualidade de vida ao morador, que tem acesso a tudo que precisa próximo a sua residência.

Suas características e boa infraestrutura têm chamado a atenção nos últimos anos, elevando Vila Mariana à categoria de um dos bairros mais procurados da cidade e um dos que têm recebido mais empreendimentos residenciais. Tais fatores contribuem para a valorização do metro quadrado e fazem com que o bairro seja uma boa opção para investimentos imobiliários.

Vamos, então, a um passeio pelas ruas de Vila Mariana para descobrirmos o que a região pode oferecer aos seus moradores!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Vila Mariana se destaca por sua localização, estando próxima de outros importantes bairros da cidade, como Vila Clementino, Ibirapuera, Moema, Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, Jardim Europa, Paraíso e Jardim Paulista.

O bairro ainda oferece fácil acesso à Avenida Paulista e à Rodovia dos Imigrantes, além de estar a, aproximadamente, 15 minutos do Aeroporto de Congonhas.

MOBILIDADE, SAÚDE E SEGURANÇA

Vila Mariana está próxima a importantes vias que favorecem o deslocamento para outros pontos da cidade, dentre elas, a Rua Vergueiro e as avenidas 23 de Maio e Domingos de Morais.

Além da facilidade de acesso a outras regiões, Vila Mariana também oferece boa infraestrutura de transporte, possuindo duas estações de metrô, Ana Rosa e Vila Mariana, e estando próxima de várias outras, como Paraíso, Chácara Kablin, Santa Cruz, Hospital São Paulo e AACD-Servidor.

O bairro também possui uma ótima distribuição de trechos de ciclovia, por toda a sua extensão, contando com a ciclorrota Vila Mariana, a ciclofaixa de lazer Paraíso/Ibirapuera e as ciclovias França Pinto, Liberdade/Vergueiro e Jabaquara.

No campo da saúde, Vila Mariana é referência, concentrando diversas clínicas e hospitais, como o Hospital da Luz, o Hospital Santa Rita, o Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM), uma unidade do Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Santa Casa de São Paulo, o IBCC e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

O bairro também se destaca quando o assunto é segurança, tendo sido eleito como uma das 10 regiões mais seguras da capital pelo Índice de Exposição a Crimes Violentos, realizado pelo Instituto Sou da Paz em 2018.

EDUCAÇÃO

Vila Mariana também se distingue com relação ao ensino. O bairro possui rede completa de escolas, do ensino infantil ao médio, públicas e privadas, além de várias instituições de ensino superior.

Destaca-se o Colégio Bandeirantes, fundado em 1944. Com ensino do fundamental ao médio, o colégio tem como filosofia a valorização do conhecimento e da expressão dos estudantes, da estrutura e da tecnologia, além da formação permanente dos educadores.

Outro destaque é o Colégio Cristo Rei, Escola Confessional Católica, fundada em 1933, que oferece turmas do ensino infantil ao médio.

O bairro também concentra várias e importantes instituições de ensino superior, como ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Belas Artes, Anhanguera, Uniban e FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), além de estar próximo a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e PUC (Pontifícia Universidade Católica).

LAZER E CULTURA

A região também se destaca por englobar importantes aparelhos culturais da cidade. Destaca-se a Cinemateca, com mostras e exibições de filmes; o Museu de Arte Contemporânea, com exposições de arte moderna do início do século XX; o Museu do Instituto Biológico; e algumas galerias de arte, como a Quarta Parede, a Jacques Ardies e o Ateliê Graphias.

Outras opções interessantes de passeio são o Sesc Vila Mariana, que recebe grande variedade de peças, shows e atividades esportivas, e o Shopping VM Vila Mariana.

A região também atrai aqueles que valorizam o contato com a natureza: o bairro está localizado entre duas importantes áreas verdes da cidade, o Parque Ibirapuera e o Parque Aclimação.

Avenida 23 de maio
Foto: Flávio Jota de Paula, CC BY-NC-SA 2.0 < https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/>, via Flickr
Link: https://www.flickr.com/photos/fjota/28154567480

GASTRONOMIA

A gastronomia da região também se destaca por oferecer ótimos restaurantes, barzinhos, cafeterias e outros, de vários estilos e cozinhas, para todos os gostos e momentos.

Um ponto interessante é a Rua Joaquim Távora, ponto de encontro e vida noturna onde é possível descobrir várias opções de restaurantes e bares. Alguns destaques são o Castro Burger, o Fortunato Bar, o restaurante mexicano Don Pancho, o Bar Genuíno, o Quintal do Espeto e o Paróquia Bar.

Vila Mariana atrai vários perfis moradores, desde estudantes, que procuram o bairro pela proximidade a instituições de ensino superior, a famílias. Sendo uma região privilegiada por uma excelente infraestrutura e localização, oferece qualidade de vida e praticidade a seus moradores e se destaca no mercado imobiliário como um ponto de interesse dos paulistanos.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!