Guia de bairros: conheça Vila Madalena, o bairro da boêmia paulistana

Publicado em 31/08/2020 às 11:48 por

Neste artigo, conheça melhor a charmosa Vila Madalena, sua profusão cultural e gastronômica e diversidade no perfil de seus moradores

Hoje, nosso tour pela cidade de São Paulo chega a um dos bairros mais icônicos e tradicionais da cidade: a Vila Madalena. Pertencente à subprefeitura e ao distrito de Pinheiros (um dos maiores IDH paulistas), o bairro, localizado na zona oeste da cidade, é historicamente conhecido como reduto da boêmia, principalmente por sua proximidade às universidades USP e PUC.

Caracterizada por ser uma região que abriga diversos perfis de moradores, Vila Madalena (por alguns chamada de “Vila Madá”) é conhecida por ser uma verdadeira galeria ao livre, sendo a arte do grafite predominante no local.

É por esses motivos que Vila Madalena é marcada por oferecer efervescência cultural e gastronômica aos seus moradores, além de disponibilização de serviços em geral, áreas verdes e ótima localização.

Prepara-se e venha comigo nesse passeio pelas ruas de Vila Madalena!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Classificada como um bairro Zona B pelo CRECI-SP e localizada na zona oeste da cidade, Vila Madalena está cercada por regiões como Pinheiros, Alto de Pinheiros, Sumaré, Perdizes, Pompeia, Butantã e Jardins.

Por estar no centro de regiões como essas, de grande movimentação comercial, Vila Madalena se torna ponto estratégico para a mobilidade de moradores que têm relação comercial com essas áreas.

MOBILIDADE, SEGURANÇA E SAÚDE

O bairro é atendido pela estação de metrô Vila Madalena – destino final da linha 2 – verde. Além disso, está próximo a importantes vias de acesso, como a Marginal Pinheiros e a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Também possui pontos e linhas de ônibus.

Com relação à segurança, o bairro é atendido pelo 14ª DP de Pinheiros e outras delegacias que estão nas imediações do local.

No campo da saúde, o bairro possui algumas clínicas, mas a maioria dos hospitais estão localizados nos arredores, principalmente na região de Pinheiros.

EDUCAÇÃO

Um dos grandes destaques do bairro é sua proximidade à USP – Universidade de São Paulo – e à PUC. Os dois campi, o primeiro localizado no Butantã e o segundo em Perdizes, destacam-se como duas das melhores instituições de ensino superior do país, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação.

Com relação ao ensino básico, Vila Madalena também oferece opções públicas e privadas, do ensino infantil ao médio.

Um dos destaques é o Colégio Santa Clara. Com 58 anos de tradição no ensino, o colégio oferece aulas para o ensino infantil, fundamental I e II e médio. Outra opção é o Colégio Snail, instituição que atua desde 1993 e oferece aulas do ensino infantil ao fundamental I (5º ano).

LAZER E CULTURA

Para quem procura opções de lazer e cultura, Vila Madalena inteira é uma grande atração, oferecendo roteiros de passeios diurnos e noturnos. Durante o dia, vale a pena aproveitar as ruas grafitadas do bairro e sua diversidade de lojas, cafés, galerias e ateliês. À noite, o roteiro fica por conta da infinidade de bares e botecos do local.

Outra opção de lazer no bairro é a Praça do Pôr do Sol. Localizada entre a Vila Madalena e Alto de Pinheiros, a praça é uma extensão de área verde com gramado para piquenique e, como o próprio nome sugere, vista elevada para admirar o pôr do sol.

Outra atração do bairro é a Feira da Vila. Organizada anualmente e fazendo parte do calendário oficial de festas de São Paulo, a feira ocupa 4 quarteirões e oferece atrações artísticas, culturais e gastronômicas.

Fica também no bairro um museu com uma proposta interessante: é o Museu da Pessoa. O espaço tem uma produção e curadoria colaborativas, em que qualquer pessoa pode registrar e compartilhar sua história de vida, tornando essas histórias parte do acervo que já conta com quase 20 mil delas.

Outra atração, que geralmente é associada à Vila Madalena, mas fica, na verdade, no Jardim das Bandeiras (bem ao lado da Vila), é o famoso Beco do Batman. Um museu a céu aberto com grafites de vários artistas – uma ótima opção para passeio a pé ou de bicicleta.

GASTRONOMIA

Com relação à gastronomia, o bairro é conhecido principalmente por sua vida boêmia noturna, com variedade de bares e botecos. A maior concentração deles está principalmente no encontro entre as ruas Fidalga e Aspicuelta, por isso, a recomendação é dar um passeio a pé pelas ruas e ver qual deles mais lhe agrada. São diversos os nomes e especialidades: Seu Domingos, Seu Justino, Madeleine Jazz Bar, São Conrado, Mercearia, Astor, Filial, O Pasquim, Salve Jorge, Samba, Genésio, São Bento, Todos os Santos, entre muitos outros.

Porém, além dos bares, Vila Madalena também possui opções de restaurantes, padarias e cafés. Destacam-se o restaurante Pé de Manga, com área rústica e verde ao céu aberto; a padaria Villa Grano, que serve café da manhã, buffet variado, sopas e sanduíches; e o Coffee Lab, cafeteria descontraída focada em torras especiais, criação de blends e degustação.

Todas essas características fazem de Vila Madalena um bairro charmoso e badalado. Suas ruas são movimentadas, seja de noite ou de dia, oferecendo diversos tipos de programação e passeio que agradam aos diversos perfis de moradores e turistas que frequentam o local.

Além disso, o bairro destaca-se também por sua localização estratégica, atrações culturais e áreas verdes.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!