Guia de bairros: conheça Alto de Pinheiros, uma das melhores áreas residenciais paulistas

Publicado em 07/08/2020 às 12:04 por

Foto da capa
Parque Villa Lobos
Fonte: Flickr
Autor: Lucas / CC BY-SA 2.0

Neste artigo, conheça melhor a nobre região de Alto de Pinheiros e o que faz com que esse bairro seja sinônimo de qualidade de vida e bem-estar para seus moradores.

Dando continuidade ao nosso tour pela cidade de São Paulo, hoje chegamos ao bairro Alto de Pinheiros. Pertencente à subprefeitura de Pinheiros e ao distrito de Alto de Pinheiros, o bairro é reconhecido como um dos mais nobres da cidade, sendo sinônimo de qualidade de vida e de bem-estar. Por isso também, figurou, em 2018, como o 5º bairro mais caro para se comprar imóveis, segundo pesquisa da revista Exame.

Dentre suas características, destaca-se o fato de Alto de Pinheiros ser predominantemente residencial, com maior quantidade de casas do que de apartamentos. Além disso, por ter sido projetado pela mesma companhia (City of São Paulo) responsável pela criação de alguns bairros da região de Jardins, Alto de Pinheiros possui os mesmos traços urbanísticos e arquitetônicos: arquitetura de base europeia com diversas praças e jardins espalhados pelo local, sendo uma região muito arborizada.

Ademais, oferece excelente infraestrutura, localização, mobilidade e disponibilização de serviços, como escolas, restaurantes, comércio e opções de lazer.

Prepara-se e venha comigo nesse passeio pelas ruas de Alto de Pinheiros!

Aproveite também e conheça todas as opções de casas à venda em Pinheiros agora!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Classificado como um bairro Zona A pelo CRECI-SP e localizado na zona oeste da cidade, Alto de Pinheiros possui excelente localização, estando cercado por regiões como Pinheiros, Vila Madalena, Sumaré, Vila Leopoldina e Butantã.

MOBILIDADE, SEGURANÇA E SAÚDE

Alto de Pinheiros oferece fácil acesso a várias regiões da cidade, sendo delimitado por importantes vias de acesso como a Avenida Professor Fonseca Rodrigues e a Marginal Pinheiros.

Além disso, é atendido pela estação Cidade Universitária, da CPTM, e está próximo de outras estações como a Villa-Lobos-Jaguaré e a Pinheiros. A região ainda possui pontos e linhas de ônibus, ciclofaixa de lazer, ciclovia e estações de aluguel de bicicleta.

Com relação à segurança, o bairro é atendido pelo 14ª DP de Pinheiros; e, no campo da saúde, possui clínicas e hospitais, além daquelas localizadas na região de Pinheiros.

EDUCAÇÃO

No campo da educação, o bairro possui escolas do ensino infantil ao médio, públicas e privadas, além de opções de cursos livres como dança e idiomas.

Dentre as opções de ensino básico, destaca-se o Colégio Santa Cruz. A instituição, fundada em 1952, oferece aulas do ensino infantil ao médio e infraestrutura completa, com área verde, teatro, biblioteca, centro de tecnologias, laboratório de ciências, campo de futebol, quadras poliesportivas, capela e playground.

Ademais, o bairro está localizado ao lado da USP (Universidade de São Paulo), oferecendo fácil acesso ao campus pela Ponte Cidade Universitária, que atravessa a Marginal Pinheiros.

Colégio Santa Cruz.
Fonte: https://www.santacruz.g12.br/

LAZER E CULTURA

Para opções de lazer e cultura, o bairro oferece diversas atrações, destacando-se, principalmente, o lazer ao ar livre. Entre Vila Leopoldina e Alto de Pinheiros, às margens do Rio Pinheiros, localiza-se o Parque Villa-Lobos. O local possui ciclovia, quadras, campos e pista para prática esportiva, aparelhos de ginástica, orquidário, anfiteatro, biblioteca e bosque com espécies da Mata Atlântica.

Outra opção de lazer ao ar livre é a Praça Pôr do Sol. Localizada entre Vila Madalena e Alto de Pinheiros, a praça é uma extensão de área verde com gramado para piquenique e, como o próprio nome sugere, vista elevada para admirar o pôr do sol.

Também se destacam os clubes esportivos Anhembi Tênis Clube e o Clube Alto de Pinheiros, ambos com área completa para prática esportiva, além de oferecerem atividades culturais e espaços para shows e eventos.

Para passeios indoor, localiza-se no bairro o Shopping Villa-Lobos, com várias opções de lojas, restaurantes, teatro e cinema.

GASTRONOMIA

Com relação à gastronomia, muitas opções estão nos arredores, em Vila Leopoldina, Madalena e Pinheiros. Porém, o bairro também possui suas atrações. Afora aquelas localizadas no Shopping Villa-Lobos, destacam-se o restaurante Senzala, com menu variado de massas e grelhados, e uma unidade da hamburgueria Madero.

Outra opção é a confeitaria LeoDolci que, desde 1980, oferece opções de doces e salgados diversos.

Por suas características de infraestrutura, localização e mobilidade, Alto de Pinheiros é uma área ideal para residências, oferecendo, inclusive, empreendimentos de alto padrão.

Além disso, possui uma ótima rede de instituições de ensino – para as famílias com crianças ou adolescentes – e lazer, além de se destacar também por ser uma região de concentração de áreas verdes.

Todos esses atributos fazem de Alto de Pinheiros um local único, oferecendo qualidade de vida e bem-estar aos seus moradores.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!