Saiba o que perguntar quando visitar um imóvel com o corretor!

Publicado em 28/09/2023 às 13:06 por

Quando uma pessoa decide visitar um imóvel que pretende comprar, ela precisa entender que esse é um momento estratégico da negociação. Não se trata apenas de ver o imóvel e avaliar sua aparência e infraestrutura, mas de questionar o corretor e o vendedor (quando possível) sobre as características do negócio. É preciso saber o que perguntar na hora de visitar um imóvel.

Sendo assim, preparamos uma lista com algumas perguntas fundamentais que devem estar em seu questionário na hora de visitar imóveis para a compra — e claro, saber responder a essas perguntas também pode melhorar a argumentação de corretores e vendedores.

Quais são os custos mensais, incluindo taxas de condomínio, IPTU e energia elétrica e como eles têm variado?

Descubra seu lar ideal em nossos apartamentos à venda na Vila Romana!

Foto de uma casa em miniatura com torres de moedas ao seu lado
Ao fazer uma visita em um imóvel para compra, verifique o quanto a propriedade gera de custos mensais. Fonte: Freepik

Para quem vai comprar um imóvel para investir, é importante saber como os custos relacionados à propriedade variam. Quando o imóvel está locado, esses ônus são transferidos para o locador, mas quando não há locação, eles são de responsabilidade do proprietário, o que impacta o rendimento do investidor.

Se uma grande reforma ou obra de melhoria estiver nos planos da administração do condomínio, isso significa que o valor da taxa de condomínio aumentará e que o pagamento de taxas-extras poderão ocorrer. Ao mesmo tempo, essas obras podem valorizar o imóvel — o que não pode ser ignorado.

Os custos com energia, seja ela elétrica ou o consumo de gás, deve ser conhecido para que o comprador possa buscar maneiras de reduzi-lo. Uma reforma elétrica pode ajudar a diminuir o consumo de eletricidade, já a troca de equipamentos que consomem gás por itens mais novos e modernos também pode ajudar na redução.

Lembre-se que esses custos também oneram o negócio e precisarão ser considerados na hora de locar ou vender.

Qual é o estado de manutenção do imóvel e do prédio/condomínio?

Prédio de 4 andares mal-cuidado, com janelas e portas quebradas
Condomínios mal-cuidados podem exigir muito investimento para venda ou locação. Fonte: Freepik

Pegando carona no tópico anterior, é preciso entender como a manutenção do prédio ou do condomínio impactarão o futuro da sua compra.

As demandas dos moradores mudam muito com o passar dos anos e isso pode fazer com que prédios mais antigos precisem receber investimentos para se modernizarem. Isso não é necessariamente ruim, pois agregará valor à sua compra.

Por exemplo: a instalação de painéis solares pode ajudar o prédio a reduzir o custo com energia elétrica a médio e longo prazo. Ainda há longo prazo, o prédio pode reduzir a sua pegada de carbono, característica que irá ganhar espaço nas negociações nos próximos anos.

A criação de espaços coletivos, como lavanderias, coworkings, academias e espaços de lazer para crianças, traz características que atraem a atenção das pessoas e podem ajudar o seu imóvel a ser reconhecido como moderno, dinâmico e com a capacidade de tornar a vida dos moradores mais simples. Tudo isso impactará na procura e na valorização.

Por outro lado, condomínios malcuidados exigirão muito dinheiro para se tornarem competitivos e isso pode torná-los caros, pouco eficientes para quem está procurando um imóvel para compra.

Em relação ao imóvel, verifique quando foram feitas reformas importantes, como a da rede elétrica e encanamentos de água e esgoto. Um número elevado de reformas específicas, como a troca de pisos, pode indicar que as obras anteriores não foram bem-feitas e que é preciso estar atento a defeitos residuais dessas reformas.

Sendo assim, não deixe de incluir perguntas sobre a conservação do condomínio na sua lista de perguntas a fazer na hora de visitar um imóvel ou agendar uma visita com o corretor de imóveis.

Como é o trânsito na região?

Carros parados em uma rua movimentada
Fonte: Pexels

São Paulo é nacionalmente conhecida pelo trânsito lento, mas isso não significa que não existam regiões mais movimentadas do que as outras. A existência de linhas de transporte público próximas ao imóvel é algo muito positivo.

Ainda que você tenha carro e não tenha a intenção de usar esse tipo de transporte, ele pode ser útil para pessoas que venham trabalhar na sua casa ou no condomínio.

Além disso, pessoas mais jovens não tendem a se importar em usar essas linhas para irem à faculdade, escola ou estágio. Aliás, o transporte público pode ser muito útil para driblar o trânsito e ganhar tempo no dia a dia.

Questionar o vendedor ou corretor sobre a estrutura dos estacionamentos também é importante. Muitas famílias podem precisar de mais de um estacionamento. A presença de estacionamentos particulares ao redor do condomínio também é importante.

Para avaliar o trânsito da região, recomenda-se andar pelas principais vias do bairro em horários diferentes. Como sabemos, a chuva é um grande complicador do trânsito paulistano.

Vale a pena questionar o corretor sobre como os temporais impactaram o trânsito próximo recentemente — também vale a pena conversar com funcionários do prédio e outros moradores sobre esse tema.

Como é a vizinhança?

Duas mulheres na varanda de um apartamento olhando para frente.
Uma vizinhança calma pode ajudar a valorizar o imóvel. Fonte: Freepik

Uma reportagem do telejornal Bom Dia Brasil (TV Globo) mostra que o número de brigas entre vizinhos cresceu nos últimos anos, sendo que o pico dos desentendimentos aconteceu na pandemia. Segundo a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), o número de reclamações cresceu 300%.

Os desentendimentos costumam ocorrer devido ao que a AABIC chama de 5 C’s: cachorro, criança, cano d’água, calote e carro. Agora, além desses motivos, há outro: o barulho.

Em partes, esse aumento se deve ao fato de que as pessoas estavam mais em casa nesse período. Contudo, é sempre importante incluir em nossa lista de perguntas a se fazer ao visitar um imóvel questionamentos sobre a vizinhança.

Caso identifique que o condomínio é barulhento, avalie investir em soluções antirruído, como isolamento acústico. Essas soluções estão mais acessíveis e podem fazer com que ruídos externos, incluindo os da rua, não sejam mais um problema.


Seu novo lar está esperando por você no bairro Sumaré! Explore agora nossa seleção exclusiva de imóveis à venda

Quais são os desafios da região?

Fonte: Pexels

Todo bairro tem pontos fortes e fracos. Normalmente, o vendedor fala apenas dos pontos considerados positivos, mas é interessante conhecer aquilo que ele considera negativo — até porque, esse conceito é relativo e aquilo que o incomoda pode não ser um problema para você e a sua família.

Por exemplo: para quem trabalha em casa, o trânsito, apontado como um ponto negativo do bairro, torna-se pouco relevante, uma vez que a pessoa não precisará se locomover para trabalhar.

O vendedor está disposto a negociar o valor de venda?

Notas de R$100
Fonte: Pexels

Conseguir uma boa margem de negociação nem sempre é fácil, mas isso não significa que não se deva tentar. Em alguns casos, o preço de venda já é o mais baixo possível, em outros, a pressa do vendedor em ter acesso ao capital pode ajudá-lo a fazer um bom negócio.

Nos dois casos, vale a pena questionar o corretor sobre a possibilidade de negociar valores. Caso identifique a necessidade de reformas ou de pontos negativos que podem dificultar a venda, como problemas no bairro, argumente buscando um desconto.

Quer encontrar seu novo lar? Confira nossos apartamentos à venda em Pinheiros!

Há quanto tempo o imóvel está parado?

Imagem de uma sala de estar
Fonte: Unsplash

Imóveis que estão há muito tempo sem um morador podem ter alguma característica complicada, como problemas estruturais, má-localização ou um preço muito alto, que não é visto como justo pelos candidatos a compradores ou locatários. Ainda assim, é preciso contextualizar essa informação com outros dados. Por exemplo, o imóvel pode ter ficado parado por estar em reforma.

Essas são perguntas fundamentais que devem ser feitas ao se visitar um imóvel. Contudo, a forma mais segura de comprar uma propriedade desse tipo é contando com o suporte de uma imobiliária segura e especializada em compra e venda, como a Zimmermann.

A Zimmermann atua exclusivamente com compra e venda de imóveis na cidade de São Paulo. Seu catálogo de imóveis é gerenciado por especialista e a empresa ainda oferece consultoria em financiamento imobiliário e consultoria jurídica para a compra ou venda de imóveis.

Portanto, se você tem alguma dúvida sobre o mercado imobiliário paulistano, fique a vontade para ir a um dos nossos escritórios e conversar com os nossos especialistas!