Qual a melhor vaga de garagem? Conheça os tipos que existem e a diferença entre eles

Publicado em 08/07/2021 às 12:19 por

Saiba quais são as vagas disponíveis em condomínios e suas características.

O Brasil tem, atualmente, a sexta maior frota de veículos do mundo – são, aproximadamente, 46 milhões de unidades por todo o país. Dessa forma, ao comprar um imóvel em condomínio, a garagem é uma parte fundamental e não deve ser negligenciada. Assim, no artigo de hoje, você irá conhecer os tipos de garagem que existem e quais as diferenças entre eles.

Existem três categorias de vagas que podem ser encontradas em condomínios: autônomas, vinculadas determinadas e vinculadas indeterminadas.

Vaga autônoma: este tipo é privativo e propriedade do morador, possuindo matrícula própria no Cartório de Registro de Imóveis. Por essa razão, esse tipo de vaga gera custas adicionais por necessitar documentação separada daquela do imóvel. Por outro lado, ela pode ser vendida separadamente ou até mesmo ser negociada entre os próprios condôminos, seguindo as regras de convenção do condomínio.

Com relação ao uso, este tipo de vaga pode ter uma numeração fixa, ou seja, uma localização específica, ou não ter demarcação e seguir regras de uso e localização definidas pelo condomínio.

Vaga vinculada determinada: neste caso, a vaga não possui matrícula própria, estando vinculada ao imóvel e não podendo ser vendida separadamente. Ela possui numeração fixa e localização específica, sendo direito de uso do proprietário do imóvel.

Vaga vinculada indeterminada: assim como no caso anterior, este tipo de vaga não pode ser vendido separadamente por não possuir matrícula própria. Seu diferencial está no fato de a numeração e a localização da vaga não estarem vinculadas a um apartamento específico. Neste caso, a forma de uso irá depender das convenções do condomínio.

Dessa forma, para determinar qual vaga poderá ser usada por cada morador, podem ser realizados sorteios ou rodízios.