Ilustração de moedas com a frase "9 erros ao investir em imóveis "

9 erros ao investir em imóveis que você deve evitar

Publicado em 19/09/2023 às 08:00 por

O mercado imobiliário segue sendo uma das alternativas mais conhecidas para realizar investimentos. No ano passado, mais de 156 mil imóveis novos foram vendidos no Brasil, segundo matéria do Estadãoalta de 9,2% na comparação com o ano anterior. Muitas dessas compras foram feitas por quem decidiu investir em imóveis.

Mas investir no mercado imobiliário pode ser complicado. Nem sempre o comprador faz o melhor negócio. Nesses casos, ele experimenta rendimentos mínimos quando comparados a outras opções do mercado.

Uma maneira de não ter prejuízos ao investir em imóveis é evitando erros comuns, muitas vezes cometidos por quem não tem tanta experiência ou conhecimento sobre esse segmento.

Para lhe ajudar a ter mais sucesso em seus investimentos, decidimos publicar este artigo com os erros mais repetidos — e que você não pode cometer!

1. Não realizar uma ampla pesquisa de mercado

Casa conversa com o corretor ao decidir investir em imóveis
Pesquisa de mercado é importante para investir em imóveis. Fonte: thenounproject

Independentemente do investimento a ser feito, uma coisa é fato: os maiores aliados de todo investidor são os dados mercadológicos. Eles mostram tendências e oportunidades.

Quando se fala em investir em imóveis, os principais dados a serem considerados são a projeção da valorização do imóvel e os custos desse investimento.

Uma fonte importante de informações é o Índice DataZAP, publicado pela Zap Imóveis. Ele mostra indicadores de compra e venda, atualizando o investidor sobre oscilações do mercado. 

A melhor maneira de entender a perspectiva de valorização imobiliária é contando com uma consultoria especializada. Existem muitos dados e indicadores disponíveis e quando o comprador não os conhece, ele pode ser levado a tomar decisões financeiras inadequadas.

Já um consultor imobiliário consegue traçar um paralelo entre as movimentações do mercado imobiliário nos últimos anos, definindo se determinada compra é mesmo uma boa ideia.

A Zimmermann, por exemplo, tem vasta experiência no mercado imobiliário da cidade de São Paulo. Caso você esteja precisando de suporte para comprar ou vender imóveis na capital paulista, converse conosco.

Aliás, você pode começar a sua pesquisa sobre o mercado imobiliário aqui no nosso site. Temos milhares de oportunidades cadastradas. Você pode descobrir  qual é a média de valor dos imóveis nos bairros mais valorizados da cidade sem sair de casa.

2. Ignorar a importância do valor do condomínio em que está o imóvel que vai comprar para renda

Manter uma infraestrutura adequada pode ser caro. Quanto mais benefícios o condomínio oferecer aos moradores, mais o proprietário gastará com taxas condominiais — e isso precisa ser levado em conta na hora de comprar um imóvel para investir. 

Quando o imóvel está locado, o condomínio se torna obrigação do inquilino, desde que isso conste em contrato.  Agora, quando está parado, esse custo pode onerar o investimento. Por isso, verifique qual é o valor mensal da taxa condominial e se a administração tem alguma estratégia para reduzi-la, sem que haja grande perda nos atrativos do condomínio.

Um condomínio sem nenhum benefício terá uma taxa pequena de mensalidade, mas a ausência de recursos pode afastar compradores ou locatários. 

3. Não avaliar a demanda (procura) do bem a ser adquirido

Imóvel rústico em local deserto cercado por montanhas
Sem demana, o investimento imobiliário pode trazer predjuízos. Fonte: Feepik

Imagine o seguinte cenário: uma pessoa lhe oferece uma chácara em uma cidade do interior. A propriedade tem belas paisagens naturais e você se anima com o preço baixo, acreditando que venderá o imóvel em breve.  Acontece que essa chácara, apesar de muito bonita, não atrai a atenção dos compradores. A distância com os centros urbanos se mostra um impeditivo para a venda.

Enquanto isso, a propriedade consome recursos em sua manutenção, como o salário de um caseiro. Perceba o seguinte: não há nenhum problema em comprar um imóvel que não desperta interesse comercial, desde que o comprador aproveite o bem adquirido. 

Agora, quando o objetivo é investir em imóveis, é preciso verificar se há demanda por aquela propriedade. Caso contrário, as chances de retorno no investimento caem consideravelmente. 

Apesar de termos dado como exemplo as chácaras, o raciocínio vale para casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais. 

4. Realizar uma compra impulsiva

Muitos compradores são levados a acreditar que estão diante de uma oportunidade de compra imperdível. Em alguns casos, o imóvel está com um preço muito abaixo do normal, ou as condições de pagamento estão facilitadas. Novamente, é preciso contar com a orientação de alguém que entende o mercado de imóveis, pois o comprador pode estar diante de um golpe.

Imóveis com preços muito baixos podem ter problemas na documentação, impedindo que o comprador transfira para si a propriedade da compra. Os chamados “contratos de gaveta” trazem enorme insegurança jurídica à aquisição e devem ser evitados sempre.

Além disso, sem a documentação adequada, o comprador não terá acesso a linhas de financiamento imobiliário, que poderia ajudar a tornar o investimento mais acessível.

É comum que golpistas usem as redes sociais para divulgarem esses anúncios. Por isso, prefira fazer a sua pesquisa por imóveis em sites de empresas sérias, como a Zimmermann.

Mas e se você encontrar uma oportunidade de compra que parece boa demais para ser verdade? Bem, se o imóvel estiver localizado na capital paulista, converse com a nossa equipe. Nossa consultoria especializada levantará todas as informações sobre o imóvel e lhe alertará, caso encontre algo suspeito.

Então, na dúvida, deixe o impulso de lado e traga sempre a razão para os seus investimentos, imobiliários, ok?

5. Ignorar os custos associados à compra

Pessoa faz cálculos ao decidir investir em imóveis
Antes de investir em imóveis, avalie os custos. Fonte: Freepik

Comprar um imóvel tem uma série de custos, como os impostos (ITBI e IPTU) e cobranças relacionadas à documentação cartorial. Além disso, muitos imóveis precisam de reformas para que a sua decoração e infraestrutura se adéquem às necessidades atuais.

Todos esses custos precisam ser considerados para que o comprador descubra se está mesmo fazendo um bom negócio.

Com nossos apartamentos à venda em Pinheiros, você descobre a combinação perfeita de estilo e localização. Confira!

6. Ignorar a liquidez desse investimento

Investir em imóveis não deve ser a opção de quem precisa de liquidez. O investimento imobiliário deve compor a carteira de investimentos de quem quer diversificar, buscando boas opções de retornos.

Para ter mais liquidez em seus investimentos imobiliários, o comprador precisa se atentar a localização e ao tipo de imóvel que está adquirindo. Imóveis bem-localizados e com boa infraestrutura são disputados por inquilinos e por compradores, evitando que eles fiquem parados por muito tempo.

7. Não contar com assessoria jurídica

Descubra apartamentos à venda na Vila Romana! Oportunidades imperdíveis aqui.

Advogada orienta casal que decidiu investir em imóveis
Assessoria jurídica é fundamental ao investir em imóveis. Fonte: Freepik

A segurança jurídica é muito importante ao se investir em imóveis. Por isso, a Zimmermann oferece uma robusta assessoria jurídica aos seus clientes. Dessa forma, compra e venda dos imóveis são feitas de forma ágil e segura.

A agilidade ocorre porque nossos advogados descobrem eventuais pendências jurídicas que se ignoradas inviabilizam a compra ou o acesso a financiamentos. Resolvendo-as no início da transação, elas deixam de ser desafios para quem tem pressa para finalizar o seu investimento imobiliário.

Além disso, toda a documentação do negócio é revisada por nossa equipe jurídica, garantindo que a compra não será impedida pela falta de um documento ou emissão inadequada.

Ademais, é praticamente impossível para o comprador comum, que não tem experiência ou formação na área do Direito Imobiliário, conseguir fazer uma análise completa sobre toda a documentação do negócio na hora de investir em imóveis.

8. Desconhecer as melhores oportunidades de financiamento imobiliário

As linhas de crédito imobiliário são muito importantes na hora de investir em imóveis. Mas existem muitas opções de financiamentos, cada uma delas com um custo diferente.

Pesquisar sozinho por essas opções de crédito pode ser desgastante e improdutivo, já que nem sempre o consumidor terá acesso às melhores taxas. Para isso, é preciso ter excelente relacionamento com os bancos, que é o que a Zimmermann possui. Isso faz com que possamos revelar aos nossos clientes onde estão as melhores condições para financiar um imóvel!

Além disso, nós oferecemos assessoria na aprovação de crédito, mesmo quando o negócio está sendo feito por outra empresa: ou seja, não há motivos para você não ter acesso ao melhor crédito imobiliário disponível no mercado.

Conheça nossa assessoria de financiamento imobiliário!

Encontre opções de apartamentos à venda no bairro Higienópolis!

9. Fazer negócio sem pesquisar sobre a imobiliária

Fachada da unidade da Zimmermann no bairro Jardins

Do mesmo jeito que o investimento em ações precisa das corretoras, ao investir em imóveis, você precisará do suporte de uma imobiliária de confiança. Por isso, pesquise muito bem se essa empresa oferece a você todas as vantagens e seguranças que o seu investimento precisará.

Mais do que isso, descubra se ela é especializada no mercado que você quer investir.

A Zimmermann, por exemplo, atua exclusivamente com a compra e venda de imóveis em bairros selecionados na capital paulista. Isso faz com que sejamos referência para quem quer investir em bairros com excelente valorização, como Pinheiros, Vila Mariana, Lapa, Perdizes, entre outros.

A lista completa dos bairros em que atuamos pode ser consultada em nosso site.

Isso é importante, pois ao desconhecer a atuação de uma imobiliária, você pode acabar contratando uma empresa que não tem expertise nos temas que você precisa de suporte — e isso prejudicará o seu investimento.

Investir em imóveis é uma excelente oportunidade para trazer mais retorno e diversificação para a sua carteira de investimentos — e o mercado de imóveis de São Paulo é o mais recomendado, devido à grande procura e diversidade de suas unidades. Lembre-se: trata-se do mercado imobiliário de uma das maiores metrópoles do planeta!

Se você quer tirar alguma dúvida sobre o mercado imobiliário paulistano ou se precise de assessoria para realizar o seu investimento, converse conosco. Ficaremos felizes em recebê-lo em um dos nossos escritórios na capital paulista: visite a Zimmermann!