Guia de bairros: conheça Barra Funda, ponto estratégico na cidade de São Paulo

Publicado em 13/10/2020 às 08:28 por

Neste artigo, conheça melhor Barra Funda, sua excelente localização e atrativos nas áreas de mobilidade, cultura, lazer e educação.

De polo industrial, no início do século 20, a um dos bairros que recebem mais investimentos imobiliários atualmente, nosso tour por São Paulo chega hoje a um dos mais conhecidos e importantes bairros da cidade: a Barra Funda.

O nascimento do bairro e sua história estão estritamente ligados à construção de estradas de ferro e outros meios de transporte. Essa história se inicia em 1875, quando o primeiro trecho de uma estrada de ferro para escoamento da produção de café foi inaugurado. Já em 1902, a região recebeu o primeiro bonde elétrico de São Paulo e, em 1989, foi inaugurado o Terminal Intermodal Barra Funda – até hoje um dos grandes atrativos do bairro quando o assunto é mobilidade urbana.

A partir de 1989, com a inauguração do terminal e do Memorial da América Latina, o bairro começa a se modernizar chegando ao século XXI como o bairro da zona oeste a receber mais apartamentos, segundo reportagem da Folha, de 2018, que analisou dados de 2013 a 2017.
O bairro segue seu processo de verticalização, atraindo diversos empreendimentos imobiliários, moradores e empresas por sua mobilidade, localização e disponibilização de serviços, cultura e lazer.

Por isso, venha comigo nesse passeio pelas ruas da Barra Funda!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

A localização é, sem dúvidas, um dos grandes atrativos do bairro. Sua pequena extensão (5,6 km²) coloca a Barra Funda em um ponto estratégico, entre a zona oeste e central da cidade. O bairro tem como vizinhos Bom Retiro, Campos Elíseos, Luz, Higienópolis, Perdizes, Pompeia e Água Branca.

MOBILIDADE E SAÚDE

Apesar de ser um local com grande movimentação de veículos, a mobilidade urbana também é um dos atrativos do bairro. Possui o Terminal Intermodal Barra Funda, integrado à estação de trem e metrô, e também fácil acesso à Marginal Pinheiros e outras importantes vias de acesso como a Avenida Tiradentes.

Além disso, possui pontos e linhas de ônibus, proximidade à estação de metrô Marechal Deodoro e às estações da região da Luz, além de ciclovias e estações de aluguel de bicicleta.

No campo da saúde pública, o bairro possui a UBS/AMA Especialidades Santa Cecília e a UBS Boracéia, além de estar próximo a alguns dos melhores hospitais de São Paulo como a unidade Perdizes do Hospital Israelita Albert Einstein, a unidade Pompeia do Hospital São Camilo, o Hospital Samaritano e o Hospital Sancta Maggiore Higienópolis.

EDUCAÇÃO

Com relação à educação, Barra Funda é capaz de atender crianças e adolescentes em todas as idades escolares. Destacam-se a Escola Pitiguari, berçário e educação infantil, e o Colégio Hebraico Renascença.

O bairro ainda é próximo à Escola Estadual Pedro II e possui centros educacionais de ensino superior. Destacam-se o Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP), a Faculdade Oswaldo Cruz, o Senac Francisco Matarazzo e a escola técnica Senai.

Além disso, estão próximos à Barra Funda a Fatec Sebrae (localizada nos Campos Elíseos), a PUC (Campus Perdizes) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (localizada na Consolação).

LAZER E CULTURA

Lazer e cultura não faltam ao bairro. Barra Funda possui e é próxima a diversos centros culturais, casas de shows, estádios e shoppings.

Dois dos maiores destaques são o Memorial da América Latina e o Espaço das Américas. Com arquitetura de Oscar Niemeyer, o Memorial é um complexo cultural que abriga biblioteca, pavilhão para exposições e auditório para palestras e outros eventos; já o Espaço se consagra como um dos melhores espaços para eventos da cidade, recebendo diversos shows, nacionais e internacionais.

Também se localiza em Barra Funda a Casa Mário de Andrade, local em que o escritor modernista morou boa parte de sua vida e, atualmente, atua como centro de estudos culturais e museu.
O bairro também se destaca por sua proximidade a outros espaços de lazer, como a Villa Country (entre Barra Funda e Água Branca), o Allianz Parque, o Pacaembu, o Parque da Água Branca (também localizado entre Barra Funda e Água Branca), o Bourbon Shopping e o Shopping West Plaza.

Está em busca de outras opções de bairros em São Paulo? Confira os apartamentos à venda no bairro Consolação!

Fonte: Wikimedia (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Memorial_da_Am%C3%A9rica_Latina_em_S%C3%A3o_Paulo_Brasil.jpg)
Autor: Ana Paula Hirama / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)

GASTRONOMIA

O bairro oferece opções de bares, restaurantes e cafés – alguns deles em espaços menores e clima mais intimista. Exemplos são o A Baianeira, com culinária do Vale do Jequitinhonha; e o Armazém Garnizé, espaço de comida de boteco, cerveja gelada e drinks.

Outras atrações gastronômicas são o português Bacalhau Vinho & Cia, especialista em bacalhoada à romana e bacalhau ao forno, o corenano Komah e o Cruzeiros Bar, com opções de almoço e happy hour.

Por sua excelente localização e outras qualidades, como mobilidade, cultura, lazer e educação, Barra Funda tem atraído cada vez mais moradores e empreendimentos. O fato de ser um bairro de boa infraestrutura, com metro quadrado mais barato que seus vizinhos, também tem encantado tanto aqueles que procuram por imóveis residenciais quanto por comerciais.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!