Guia de bairros: conheça Pompeia, a Suíça paulista

Publicado em 15/06/2020 às 17:07 por

Neste artigo, você vai conhecer um pouco melhor sobre Pompeia, bairro que é um marco na história de São Paulo.

Seguindo nosso passeio por alguns bairros de São Paulo, hoje iremos falar sobre a Vila Pompeia, mais conhecida somente como “Pompeia”. Bairro tradicional de São Paulo, localizado na zona oeste da capital paulista, Pompeia localiza-se entre os distritos de Perdizes e Lapa. Conhecido como “Suíça paulista” e ainda como “Liverpool brasileira”, o bairro une modernidade e tradição e é um marco na história paulistana.


Prepara-se e venha comigo nesse tour!

HISTÓRIA

Pompeia é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo e tem uma história muito interessante. Na época em que São Paulo se industrializava, no início do século XX, Rodolpho Miranda comprou uma porção de terras para loteamento e deu a essas terras o nome de Vila Pompeia, em homenagem à sua esposa Aretusa Pompéia.

Por conta do clima ameno e o ar puro da região, o mesmo Rodolpho Miranda apelidou o lugar de “a Suíça paulista”.

Lembrança dessa época em que o bairro ainda se consolidava, Pompeia possui a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

Pompeia também foi palco de um marco na história da música brasileira. Na Rua Venâncio Aires, número 408, moraram os irmão Arnaldo Baptista e Sérgio Dias que, juntos com Rita Lee, fundariam uma das bandas mais icônicas do rock brasileiro – Os Mutantes.

Por ser um reduto, nos anos 60 e 70, do rock nacional, Pompeia ficou também conhecida como “a Liverpool brasileira”.

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Pompeia está em uma das melhores regiões de São Paulo, de grande valor imobiliário e com excelente infraestrutura. Localiza-se próximo de bairros como Água Branca, Vila Romana, Vila Anglo Brasileira, Lapa, Sumaré, Barra Funda e Perdizes, sobre o qual já falamos aqui no blog.

Além disso, passam, pelo bairro, importantes vias de acesso como as Avenidas Pompeia, Sumaré e Antártica.

SEGURANÇA, SAÚDE E MOBILIDADE

Ainda que seja um bairro menor que outros sobre os quais já falamos aqui no blog, Pompeia possui boa infraestrutura. Localizam-se aqui duas unidades da Polícia Militar, além de uma rede completa de assistência médica. Destacam-se a Santa Casa de Pompeia, o Hospital São Camilo Pompeia e uma unidade do Intermédica Sistema de Saúde.

Com relação à mobilidade, além de diversos pontos de ônibus, o bairro está próximo de duas estações de metrô – a estação Barra Funda (linha vermelha) e a estação Vila Madalena (linha verde).

EDUCAÇÃO

Pompeia abriga alguns dos mais tradicionais colégios paulistas. Destacam-se o Colégio Sagrado Coração de Jesus, com quase 80 anos de existência, e o Colégio Internacional EMECE, com 60 anos de existência. Ambos oferecem turmas da educação infantil ao ensino médio.

O bairro ainda tem outras opções em escolas privadas e também públicas, além de possuiropção no ensino superior – o Centro Universitário São Camilo, com diversas opções de cursos na área de saúde.


Encontre excelentes oportunidades de apartamentos à venda na Barra Funda!

CULTURA

No campo cultural, Pompeia possui uma das unidades mais conhecidas do Sesc São Paulo. Inaugurado nos anos 80, o local também serviu de berço e divulgação para grandes bandas do rock nacional. Atualmente, reúne opções de lazer para todas as idades, em uma infraestrutura completa com teatro, quadra, piscina, área de alimentação e espaço para exposições.

Fachada do SESC Pompeia
Foto por Paulisson K. Miura
Licença CC BY 2.0

Um dos importantes fatores para a vida cultural do bairro é o Centro Cultural Pompeia, ONG que tem como objetivo a democratização da cultura brasileira. É o Centro que organiza, por exemplo, os eventos Feira de Artes e Deu Jazz, realizados ao ar livre.

Ainda próximos à região, localizam-se o Bourbon Shopping e o Allianz Parque.

LAZER E GASTRONOMIA

Destaca-se, em Pompeia, a Praça da Nascente – o maior espaço verde do bairro e onde se localizam as nascentes do córrego Água Preta. A praça recebe, todo ano, o Festival da Praça da Nascente, evento que realiza oficinas, aulas abertas e shows musicais.

Para quem gosta de esportes radicais, confira o Casa de Pedra, que oferece atividades como escalada, slackline, yoga e tecido acrobático.

No campo gastronômico, Pompeia apresenta diversas opções de bares e restaurantes – desde ambientes descolados a lugares mais sofisticados. Destacam-se o Tiro Liro Bar, com ambiente descontraído e opções de petiscos típicos de Portugal; o Degas Pompeia, com seu famoso filé à parmegiana; e o La Maison – Crêperie Française, com várias opções de crepe em um ambiente muito aconchegante. Para a sobremesa, não deixe de conferir a Gelateria Primo Amore e, se procura um ambiente noturno, com música e balada, a dica é o Milo Garage.

Ruas arborizadas, fachadas antigas, casas, prédios, empreendimentos – Pompeia conseguiu unir a tradição à modernização, estabelecendo-se como um dos melhores, e mais completos, bairros para se viver em São Paulo.

E aí, pronto para conhecer pessoalmente Pompeia?

Conheça as melhores opções de apartamentos à venda em Pompeia!

Espero que tenha gostado do nosso tour, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!