Guia de bairros: conheça Pacaembu, localização privilegiada e infraestrutura completa para seus moradores

Publicado em 20/12/2020 às 04:07 por

Neste artigo, conheça um dos bairros mais nobres e completos de São Paulo e veja as características que fazem dele um dos endereços mais cobiçados da cidade.

Um dos endereços mais cobiçados e nobres de São Paulo está localizado entre as zonas oeste e central da cidade: o bairro Pacaembu. Predominantemente residencial, apesar de ser conhecido por sua horizontalidade (possuir bastantes casas), Pacaembu também oferece opções de condomínios luxuosos e modernos para aqueles que preferem apartamentos.

O bairro possui excelente valorização imobiliária, sendo classificado como um bairro Zona A de valor pelo CRECI-SP, e está situado em uma das regiões mais privilegiadas da cidade, o que oferece infraestrutura excelente a seus moradores, com ótimas atrações turísticas, gastronômicas e culturais, além de disponibilização de outros serviços e fácil acesso a outras regiões de São Paulo.

Como outros bairros da região, Pacaembu também é bastante arborizado, o que contribui ainda mais para a qualidade de vida e bem-estar de seus habitantes.

Venha comigo, então, em um passeio pelas ruas de Pacaembu para descobrirmos as características que fazem esse bairro ser tão especial!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Iniciando-se em um dos extremos da Avenida Paulista, Pacaembu possui uma localização excepcional, estando no centro de uma região que concentra vários dos bairros mais nobres de São Paulo. Alguns dos bairros vizinhos são: Barra Funda, Santa Cecília, Perdizes, Pompeia, Sumaré, Consolação, Bela Vista, Pinheiros, Cerqueira César e Higienópolis.

Além disso, o bairro é delimitado por importantes vias de acesso, como as avenidas Francisco Matarazzo, Pacaembu e Dr. Arnaldo, e está a 15 minutos da Marginal Tietê.

MOBILIDADE, SAÚDE E SEGURANÇA

Do ponto de vista da mobilidade urbana, o bairro possui infraestrutura e localização que contribuem para o deslocamento na região. Além de dispor de vários pontos de ônibus, Pacaembu se encontra no centro de uma rede de estações de metrô. São vizinhas do bairro, por exemplo, as estações Santuário N. Sra. Fátima – Sumaré, Clínicas, Paulista, Trianon – Masp, Oscar Freire, Higienópolis – Mackenzie, Santa Cecília e Marechal Deodoro.

Além disso, Pacaembu possui algumas estações de aluguel de bicicletas na região e também áreas de ciclovia.

No campo da saúde, a região oferece algumas opções de hospitais como o Hospital Samaritano, o Hospital Sancta Maggiore e o Hospital das Clínicas.

Outro ponto positivo do bairro é sua organização em associações de moradores, como a Viva Pacaembu. Isso permite que os habitantes troquem informações sobre os acontecimentos no bairro e se unam para pressionar o poder público quando necessário. Por tal motivo, o bairro é considerado seguro, mantendo constante contato com representantes da Polícia Militar, e com poucas incidências de furtos e outras infrações.

EDUCAÇÃO

Tanto em Pacaembu quanto em seu entorno, o morador irá encontrar várias opções de escolas, públicas e privadas, para os diversos níveis de escolaridade.

No próprio bairro, algumas das instituições que se destacam para berçário e ensino infantil são a Escola Conceito e o Núcleo Educacional Pacaembu. Outra opção interessante, para ensino infantil e fundamental, é a Red House International School, com ensino bilíngue.

Além disso, bem ao lado de Pacaembu, em Higienópolis, há uma unidade de um dos mais conhecidos colégios da cidade, o Colégio Rio Branco, com ensino do infantil ao médio.

A região também possui ótimas opções de escolas de artes, como a School of Rock e a Companhia das Cordas, para aulas de música, e a Casa do Teatro, para aulas de teatro.

Pacaembu também se destaca por estar localizado em uma região com alta concentração de instituições de ensino superior, algumas das opções são a FAAP, o IED (Istituto Europeo di Design), a Mackenzie, o Centro Universitário São Camilo, a PUC – Campus Monte Alegre e muitas outras.

LAZER E CULTURA

A região também é privilegiada do ponto de vista cultural e de lazer. Estando perto da Avenida Paulista e da Rua Augusta, Pacaembu oferece fácil deslocamento para as atrações situadas na região, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo) e o Sesc Avenida Paulista.

Além disso, no próprio bairro, há diversas atrações, a mais conhecida delas é o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – mais conhecido como o Estádio Pacaembu, que, além de sediar jogos de futebol, também abrigada o Museu do Futebol, com exposições e eventos relacionados à história desse esporte.

Outra opção interessante é a Casa Guilherme de Almeida, instituição que oferece diversos cursos na área de literatura e cinema, além de espaço com museu.

Estádio do Pacaembu
Fonte: Pixabay (https://pixabay.com/pt/photos/est%C3%A1dio-de-futebol-pacaembu-1613637/)

GASTRONOMIA

A gastronomia também é um grande atrativo da região, fazendo parte do roteiro gastronômico da cidade, com diversas opções de restaurantes, barzinhos, cafeterias e outros, para todos os gostos, momentos e formalidades.

Algumas opções de restaurantes são o Pobre Juan, restaurante argentino; o Baião Cozinha Nordestina, com acarajés e outras iguarias nordestinas; a Veridiana Pizzaria, com pizza e drinques em um espaço de clima italiano; e o Honkê, com menu de culinária clássica japonesa com um toque contemporâneo.

Como podemos ver, Pacaembu possui todos os privilégios de sua localização, entre as zonas oeste e central de São Paulo, regiões nobres e com excelente infraestrutura.

O bairro é completo, oferecendo qualidade de vida e bem-estar aos seus moradores. A oferta de serviços é exemplar, além da disponibilização de aparelhos culturais e de lazer.

Além disso, por todas suas características, o bairro apresenta excelente valorização no mercado imobiliário, sendo, por isso, uma boa opção para investimentos.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!