Guia de bairros: conheça Santa Cecília e o estilo de vida que tem impulsionado a valorização imobiliária da região

Publicado em 30/07/2021 às 09:53 por

Fácil acesso a outras regiões de SP e disponibilização de serviços têm, cada vez mais, atraído novos moradores para o bairro.

Recentemente, Santa Cecília, bairro da região central de São Paulo, chamou atenção da mídia, que tentou definir o novo perfil de morador que vem se instalando no local nos últimos anos: os chamados “santa ceciliers”.

O nome faz referência a um grupo de moradores jovens, de perfil descolado, que partilham o gosto por vivenciar a cidade, preferem formas de deslocamento mais sustentáveis e possuem imóveis com decoração que apresenta muitos elementos verdes e retrôs.

Os santa ceciliers não são únicos no bairro e convivem com muitos outros perfis de moradores, mas, mesmo assim, sua chegada à Santa Cecília coincide com um movimento de valorização dos bairros localizados no centro de São Paulo. O aumento da procura, impulsionado pelo rápido e fácil acesso a locais de trabalho e entretenimento que a região central pode oferecer, foi o responsável pela alta de, em média, 52% no valor do metro quadrado da região, de acordo com dados do Secovi-SP (sindicado de habitação).

Vamos, então, conhecer as características que fazem Santa Cecília atrair o interesse de novos moradores!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Santa Cecília é vizinha de outros importantes bairros da cidade, como Campos Elíseos, Barra Funda, Perdizes, Consolação, Pacaembu, Bela Vista e Água Branca. Tal fato proporciona ao bairro uma localização privilegiada, já que está próximo a diversos pontos de interesse na cidade quando o assunto é trabalho e lazer.

Além disso, Santa Cecília está localizada a, em média, 17 minutos da Marginal Tietê, a 14 do Corredor Note-Sul e a 21 minutos do Aeroporto de Congonhas.

MOBILIDADE E SAÚDE

No campo da mobilidade urbana, Santa Cecília é privilegiada, já que, além de possuir as estações Santa Cecília e Marechal Deodoro, está próxima a diversas outras estações, como Higienópolis-Mackenzie, República e Palmeiras-Barra Funda, e as estações de trem Júlio Prestes e da Luz.

Também é possível aproveitar meios de transporte mais sustentáveis por meio de diversos pontos de ciclovia e estações de aluguel de bicicletas.

Com relação à saúde, a região conta com diversas opções de hospitais. Destaca-se o Hospital Santa Cecília, a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Samaritano e o Sabará Hospital Infantil.

EDUCAÇÃO

No entorno de Santa Cecília, estão localizados alguns dos colégios mais tradicionais e conhecidos da cidade. Destaca-se o Colégio Mackenzie, uma das instituições de ensino mais reconhecidas do país, com mais de 150 anos de história, oferecendo ensino infantil, fundamental e médio.

Destaca-se também o Colégio Equipe, inaugurado em 1972, com ensino do infantil ao médio; e o Colégio Rio Branco, mantido pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, com ensino do infantil ao médio, além de diversos projetos extracurriculares.

O bairro também conta com uma escola de teatro – o Teatro Escola Macunaíma, para atores e iniciantes em teatro, cinema e televisão.

Além disso, estão próximas ao bairro algumas instituições de ensino superior, como a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a PUC-SP – Campus Monte Alegre.

LAZER E CULTURA

Quando o assunto é entretenimento, Santa Cecília oferece proximidade a alguns dos pontos de lazer e cultura mais conhecidos da cidade. Para lazer ao ar livre, destaca-se, entre o bairro e Água Branca, o Parque da Água Branca, oferecendo uma programação diversificada, incluindo festas e apresentações, além de possuir aquário, espaço para atividades físicas, museu e arena hípica.

Outros pontos interessantes na região são o Allianz Parque, o Sesc Pompeia, o Memorial da América Latina e o Theatro São Pedro.

Há também, no bairro, diversos pontos culturais menores que atraem a atenção dos moradores locais, como a Banca Tatuí, uma livraria exclusiva para publicações independentes e de editoras menores.

GASTRONOMIA

A gastronomia de Santa Cecília é tão diversificada quanto o público que frequenta o bairro. Ali se encontra uma infinidade de bares e restaurantes para todos os gostos e ocasiões.

Algumas opções mais despojadas são o Conceição Discos, bar com decoração criativa e coleção de discos; o restaurante Esquina do Fuad, lugar descontraído que oferece boas porções e drinks; o Jhony’s Bar e Restaurante, botequim boêmio com menu de porções mistas e outros pratos; e o Siga la Vaca, bar karaokê com opções variadas de pratos, aperitivos e bebidas.

Outras opções são os restaurantes típicos, como o Rota do Acarajé e o Tabuleiro do Acarajé, de comida baiana; o Toshiro Sushi, de comida japonesa; o Majâz, de menu e temas do Oriente Médio; e O Mirandês, restaurante de comidas típicas portuguesas.

Por proporcionar fácil acesso a outras regiões de São Paulo, bem-estar e disponibilização de serviços, Santa Cecília atrai, cada vezes mais, novos moradores, o que, consequentemente, faz com que a região se valorize.

Dessa forma, Santa Cecília, além de ser uma boa opção para investimento imobiliário, é excelente para aqueles que procuram um bairro diversificado, que abriga diferentes perfis de moradores, e oferece a praticidade e conveniência da capital.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!

Veja também apartamentos à venda em Consolação e encontre o lar perfeito para você e sua familia!