Guia de bairros: espaços verdes, bem-estar e qualidade de vida, conheça Sumaré

Publicado em 19/03/2021 às 09:58 por

Neste artigo, conheça as características que fazem de Sumaré um bairro tão querido por seus moradores.

Sumaré é um bairro nobre localizado no distrito de Perdizes, em uma das regiões mais altas de São Paulo, chamada “Espigão da Paulista”. Construído no modelo bairro-jardim, como outros bairros da zona oeste, Sumaré caracteriza-se por suas áreas verdes, com várias praças espalhadas por todo o seu perímetro.

Considerando suas características urbanísticas, o bairro foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) em 2005. Segundo o próprio órgão, além das áreas verdes, o tombamento considerou a extraordinária qualidade ambiental e paisagística do bairro, seu solo permeável e o traçado viário.

Por tal motivo, Sumaré também se destaca por ser uma área pouco verticalizada – para não afetar as características urbanísticas do bairro –, de prevalência residencial, possuindo casas de alto padrão.

Venha comigo, então, em um passeio pelas ruas de Sumaré para descobrirmos as características que fazem esse bairro ser tão especial!

LOCALIZAÇÃO

Sumaré é vizinho de outros bairros nobres de São Paulo, como Pompeia, Perdizes, Pacaembu, Cerqueira César, Pinheiros, Vila Madalena e Vila Romana. Outro destaque é o fato de o bairro estar entre as marginais Pinheiros e Tietê, estando a 15 minutos de cada.

MOBILIDADE E SAÚDE

Além de estar próximo às marginais, facilitando a mobilidade, o bairro ainda apresenta outras alternativas para a mobilidade urbana. Com relação a estações de metrô, possui as estações Vila Madalena e Santuário N. Sra. de Fática – Sumaré. O bairro também possui acesso a importantes vias da cidade, como a Avenida Sumaré e a Avenida Pompeia, além de possuir ciclofaixas para o transporte via bicicleta.

No campo da saúde, o bairro é beneficiado por diversos hospitais que se localizam entre Pompeia e Perdizes, tais como o Hospital São Camilo, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Samaritano.

EDUCAÇÃO

Com relação à educação, Sumaré possui escolas do ensino infantil ao médio, além de escolas de idiomas e esportes.
Um dos destaques do bairro é o Colégio Notre Dame, escola associada a UNESCO, com educação do infantil ao médio e estrutura com laboratórios, quadra, auditórios, capela e outros espaços.
Também se destaca a Aquarela Encantada, do berçário à educação infantil, com vários espaços para brincadeiras e aprendizagem.
O bairro ainda possui uma unidade do Centro Universitário Sumaré, que oferece cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial, EAD ou híbrido, e está próximo a outras instituições de ensino superior como a PUC – Campus Monte Alegre e a Faculdade de Medicina da USP.

LAZER E CULTURA

Em Sumaré, destaca-se principalmente o lazer ar livre. Algumas das opções são a Praça da Nascente (assim chamada por possuir nascentes do Rio Água Preta), o Parque Blue Square e o Parque Sabesp. Todos esses locais e outros são ótimos espaços para se levar crianças, para a prática de esportes e também para momentos de leitura e descanso.

No próprio bairro, destaca-se também o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, ponto de interesse arquitetônico e também por sua famosa festa de tradição portuguesa, em 13 de maio, em nome da padroeira.

Próximo ao bairro, temos outros espaços de lazer e cultura, como a Casa Guilherme de Almeida, que funciona como museu e centro de estudos literários e cinematográficos, e a Unibes Cultural, espaço para apresentações e produções culturais.

Ainda, por sua localização, Sumaré está a 10 minutos de vários locais de interesse cultural e de lazer, como o Allianz Parque, o Sesc Pompeia, o Espaço das Américas, o Teatro FAAP, o Shopping Pátio Higienópolis, entre outros.

GASTRONOMIA

No campo da gastronomia, o bairro possui culinária diversificada, com vários tipos de cozinhas e espaços, como restaurantes, lanchonetes, padarias, cafeterias e bares.

Dentre as opções, destacam-se os restaurantes Matsuya Perdizes, de cozinha japonesa; o oriental Shawarma Anwar; e a Pizzaria e Lanchonete Real.

Também merecem destaque o bar Pé pra Fora, a padaria Dona Deôla e a cervejaria Cerveja Artesanal São Paulo.

Por seus atrativos urbanísticos, Sumaré chama a atenção de muitos moradores, que buscam um local de bem-estar, em contato com a natureza, com uma vista maravilhosa e ainda excelente localização – sendo um ponto estratégico para conexão com diversas regiões de São Paulo.

Sem dúvidas, Sumaré é um bairro que pode oferecer muito conforto, praticidade e qualidade de vida a seus moradores, vale a pena visitá-lo.

Confira um pouco mais sobre o bairro em um vídeo, produzido pela TV Folha, em que o cantor Chico César, morador de Sumaré há mais de 20 anos, apresenta o bairro e seus pontos favoritos.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!