Guia de bairros: Vila Romana, um pedacinho da Itália no Brasil

Publicado em 02/06/2020 às 12:25 por

Neste artigo, conheça melhor Vila Romana, sua localização, infraestrutura, centros educacionais, cultura e gastronomia.

Em nosso passeio pelos bairros de São Paulo, chegamos hoje à Vila Romana. Bairro da zona oeste da cidade, pertencente ao distrito da Lapa, recebeu, predominantemente, em seu território, imigrantes italianos. Por esse motivo, o bairro foi batizado de “Romana”, em homenagem à cidade italiana, e suas ruas trazem nomes de grandes personagens italianos, como Tito, Aurélia, Catão, Camilo, Faustolo, Coriolano, etc.

Atualmente, o bairro tem recebido investimentos em infraestrutura e serviços e concentrado edifícios de médio a alto padrão.

Prepara-se e venha comigo nesse passeio pelas ruas da Vila Romana!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Vila Romana está próxima a importantes bairros de São Paulo, como Lapa e Pompeia, oferecendo ótima disponibilização de serviços e fácil acesso a várias regiões da cidade.

É uma área arborizada, possuindo diversas praças, principalmente no trecho sul do bairro, e está próxima a conhecidos pontos de entretenimento da cidade, como o Sesc Pompeia, o Bourbon Shopping e o Allianz Parque – ótimas opções de lazer e cultura.

MOBILIDADE, SEGURANÇA E SAÚDE

O bairro oferece fácil acesso a várias regiões da cidade, estando a 20 minutos da Marginal Pinheiros e próximo às estações de trem Lapa e Água Branca, além de oferecer pontos de ônibus, ciclovia e ciclorrota.

No que diz respeito à segurança, o bairro possui o 7º Distrito Policial, que monitora também a região da Lapa e Vila Ipojuca.

Com relação à saúde, o bairro possui diversos hospitais e centros médicos, dentre eles, o Hospital Central Sorocabana e o Hospital e Maternidade Metropolitano, com pronto-socorro, atendimento cirúrgico, internação e exames.

EDUCAÇÃO

O bairro abriga diversas escolas, do ensino infantil ao médio, públicas e privadas. Dentre elas, destaca-se o Colégio Unimor, com aulas do ensino infantil ao fundamental II e uma excelente estrutura.

Destaca-se também o Senac Lapa Tito, com diversos cursos técnicos, livres, de graduação EAD, pós-graduação, extensão universitária e workshops. Além disso, o bairro também está próximo a outras instituições de ensino superior, como as Faculdades Integradas Campos Salles e o Centro Universitário São Camilo.

Senac Lapa Tito

CULTURA E LAZER

O bairro possui alguns aparatos culturais, o mais conhecido deles é o Teatro Cacilda Becker, teatro municipal inaugurado em 1988 que recebe diversas peças com grandes nomes da dramaturgia brasileira.

Outra opção é o lazer ao livre, em uma das diversas praças espalhadas pelo bairro, como a Praça Amadeu Decome, ou a Feira Livre na rua Aurélia.

GASTRONOMIA

Vila Romana possui um cardápio gastronômico completo com diversas padarias, hamburguerias, bares e restaurantes, de diversas especialidades.

Uma opção bem interessante é o Walfenda Firewood Steak, especializado em grelhados, cervejas e coquetéis, em ambiente com decoração de temática medieval.

Destaca-se também o restaurante luso-brasileiro Dona Felicidade, em ambiente casual com opção de coquetéis, bolinho de bacalhau e outras carnes. Outra opção é o Cacilda, restaurante e bar em ambiente muito agradável e tranquilo, com cardápio de frutos do mar, carnes, vinhos e doces.

As padaria também são um atrativo gastronômico do bairro, com destaque para a Merci, padaria e confeitaria sofisticada com buffet de café da manhã; e a Laika, fundada em 1959, com lanches e almoço buffet.

Vila Romana se destaca como uma região que oferece boa localização, espaço arborizado e proximidade com importantes regiões de São Paulo, como Lapa e Pompeia.

Destaca-se também a vizinhança ao Sesc Pompeia, Bourbon Shopping e Allianz Parque, além das opções de lazer e gastronomia no próprio bairro.

Espero que tenha gostado de conhecê-lo, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre a Vila Romana. Até mais!