Guia de bairros: Vila Clementino – um dos bairros mais bem localizados da zona centro-sul de São Paulo

Publicado em 24/11/2021 às 08:30 por

Neste artigo, conheça as características de Vila Clementino e os benefícios que o bairro pode oferecer a seus moradores.

Vila Clementino é um bairro da região centro-sul de São Paulo, pertencente ao distrito de Vila Mariana. A área se destaca por sua qualidade de vida, estando perto do Parque Ibirapuera e oferecendo grande variedade de serviços, além de sua localização, facilitando a mobilidade para outras regiões da cidade.

O bairro é uma ótima opção para aqueles que desejam viver em uma das regiões mais importantes e de melhor infraestrutura da cidade e, ainda assim, com valor de metro quadrado mais acessível que a região de Jardins, por exemplo.

Vamos, então, a um passeio pelas ruas de Vila Clementino para descobrirmos o que a região pode oferecer aos seus moradores!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Vila Clementino está localizada em uma das melhores regiões de São Paulo, sendo vizinha de importantes bairros como Vila Mariana, Ibirapuera, Moema e Vila Nova Conceição.

Outro ponto interessante do bairro é sua proximidade ao Viaduto Onze de Junho, à Rodovia dos Imigrantes e ao Corredor Norte-Sul, o que facilita a mobilidade entre os bairros da região. Além disso, Vila Clementino está a, aproximadamente, 10 minutos do Aeroporto de Congonhas.

Vista do bairro
Foto: Raphael Igor, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons
Link: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vila_Clementino.jpg

MOBILIDADE, SAÚDE E SEGURANÇA

Como vimos, Vila Clementino está próxima a importantes vias que facilitam o deslocamento na região.

O bairro ainda possui duas estações de metrô, Santa Cruz e Hospital São Paulo, e também está próximo a outras estações, como Praça da Árvore, Chácara Klabin, Ana Rosa, AACD-Servidor e Moema.

Além disso, Vila Clementino também possui trechos de ciclovia, na Rua Guapiacu e Rua Primeiro de Janeiro, e ciclofaixa de lazer na Rua Domingos de Morais.

Com relação à saúde, o bairro também conta com algumas clínicas e hospitais, tanto em seu território quanto na região, alguns dos destaques são o Hospital São Paulo, o Hospital Amparo Maternal, o Centro Médico da Unifesp, uma unidade do Hospital Israelita Albert Einstein, entre Vila Clementino e Vila Mariana, e o Hospital Ruben Berta, entre Vila Clementino e Indianápolis. No campo da segurança, o bairro foi considerado, em levantamento publicado pelo Estadão em 2020, como um dos 10 bairros mais seguros da capital.

EDUCAÇÃO

Vila Clementino também disponibiliza opções na área da educação, com colégios do ensino infantil ao médio, públicas e privadas, além de instituições de ensino superior.

Destaca-se o Liceu Franco-Brasileiro de São Paulo – Lycée Pasteur, que desde o início do século XX é tradição de ensino em São Paulo, oferecendo aulas do ensino fundamental I ao médio, excelente infraestrutura e grade curricular com diversas atividades extracurriculares, como, Coral, Robótica, Rugby, Tênis, Xadrez, entre outras.

Outro destaque é o Centro Educacional Pioneiro, com ensino do infantil ao médio e também com boa infraestrutura escolar e cursos extras.

Dentre as instituições de ensino superior, destacam-se a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a UNIP (Universidade Paulista) e a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas).

LAZER E CULTURA

O bairro está localizado em uma região de grande dinamismo cultural. Um dos maiores pontos de interesse é a proximidade de Vila Clementino com o Parque Ibirapuera, um dos mais conhecidos cartões-postais de São Paulo, onde se pode encontrar museus, planetário, auditórios, áreas de lazer com ciclovias e quadras, além de uma extensa área verde.

Também estão próximos ao bairro a Cinemateca Brasileira, responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira, e o Museu de Arte Contemporânea, com exposições de arte moderna do início do século XX.

O bairro ainda possui os teatros João Caetano e Marcos Lindenberg, ótimas opções de lazer para crianças e adultos; e o Shopping Metrô Santa Cruz, com opções de compras, gastronomia e cinema.

Cinemark do Shopping Metrô Santa Cruz
Foto: Wilfredor, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons
Link: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Shopping_Metr%C3%B4_Santa_Cruz_Cinemark.jpg

GASTRONOMIA

A gastronomia da região também se destaca por oferecer ótimos restaurantes, barzinhos, cafeterias e outros, de vários estilos e cozinhas, para todos os gostos e momentos.

Destacam-se a Churrascaria Prazeres da Carne, especialista em churrasco gaúcho; a Hamburgueria Rodizio, com diversas opções de lanches com ingredientes tradicionais e inovadores; o Black Sushi, culinária japonesa tradicional e inovadora em ambiente moderno e elegante; e o Restaurante Graça Mineira, especializado na culinária de Minas.

Vila Clementino também possui algumas opções ideais para passeios noturnos e happy hour, como o Legítimo Bar, um dos mais tradicionais do bairro; e outros pontos gastronômicos conhecidos na cidade, como a Padaria Villa Grano, com variedade de pães, doces e refeições e buffet de café da manhã, almoço e jantar, em clima casual.

Vila Clementino está localizada em uma das melhores regiões da cidade, o que garante a seus moradores bem-estar e os melhores serviços da cidade ao seu alcance. Além disso, o bairro está próximo a outros bairros prestigiados da cidade, mas com um valor de metro quadrado mais acessível.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!