Como escolher uma imobiliária de confiança

Publicado em 19/01/2021 às 10:45 por

Saiba como escolher o melhor tipo de imobiliária para auxiliar na compra ou venda do seu imóvel.

Comprar ou vender um imóvel exige não só planejamento, como também atenção a uma série de fatores, como estado de conservação do imóvel , seu valor de mercado e ainda questões relacionadas à documentação .

Dessa forma, a ajuda de uma imobiliária especializada é essencial, já que algumas dessas etapas podem ser complexas para aqueles que são leigos no assunto. Por isso, vamos conhecer quais as atribuições desses profissionais, no que eles podem o ajudar e qual o melhor tipo de imobiliária para você.

Quais as funções da imobiliária?

A imobiliária atua como intermediária entre o vendedor e o comprador. Sua função é trabalhar como consultora, procurando o melhor negócio para ambos os lados. Por ser responsável pela compra e venda de diversos imóveis, a imobiliária sabe analisar aspectos de mercado que influenciam no valor dos bens, além de também ter conhecimento sobre a estrutura e infraestrutura dos imóveis e de suas localizações – fatores que também influenciam a negociação.

Além disso, algumas imobiliárias oferecem serviços de assessoria jurídica, consultoria de financiamento, portais para divulgação da oferta, entre outros. Consulte os benefícios que sua imobiliária pode lhe oferecer.

Imobiliárias especializadas

Apesar de todas as imobiliárias trabalharem com o mesmo tipo de produto, a área de atendimento pode variar bastante de uma para outra. Algumas negociam imóveis para locação, outras apenas para compra e venda, há ainda algumas que são especializadas em imóveis comerciais, por exemplo, e as que são especializadas em imóveis localizados em uma determinada região.

Sendo assim, ao fazer sua escolha, considere se aquela imobiliária é especializada no tipo de imóvel desejado. Isso lhe transmitirá confiança e lhe garantirá a tranquilidade de saber que o corretor responsável conhece muito bem do seu mercado de atuação, o que, consequentemente, lavará a um bom negócio.

Profissionais registrados e indicação

Além de todos os aspectos mencionados acima, é importante que a imobiliária seja registrada no CRECI-SP, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, que tem como objetivo fiscalizar o exercício da profissão de corretor.

Para que um profissional atue legalmente na área de corretagem de imóveis, o registro no conselho é obrigatório. Dessa forma, além de garantir um serviço de qualidade, ao ser atendido por profissionais com CRECI, você garante respaldo jurídico, já que a entidade é uma autarquia do Estado.

Outra boa alternativa na hora da escolha é pedir indicação a algum conhecido que fez uma operação semelhante à que você deseja ou ainda consultar a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui. Assim, você poderá obter informações diretamente com pessoas que já experimentaram os serviços da imobiliária em questão.