Como usar papel de parede para decoração

Publicado em 30/06/2021 às 09:45 por

Versáteis, práticos e duráveis – papéis de parede renovam e transformam os ambientes a um baixo custo.

Para aqueles que procuram renovar algum ambiente do seu imóvel, uma opção muito interessante é a utilização de papel de parede. O material tem o poder de transformar completamente a aparência de um local e conta com diversas estampas, que podem ser aplicadas em qualquer ambiente da casa, como salas, quartos de dormir, corredores e até mesmo locais que possuem umidade, como cozinhas e lavabos.

Rolo de papel de parede.

Benefícios

O uso de papel de parede é acompanhado de diversas vantagens. Primeiramente, essa é uma opção excelente para quem deseja mudar as cores de um ambiente, mas sem algumas inconveniências que o uso de tintas pode trazer. Com rapidez e praticidade, o papel de parede pode até ajudar a disfarçar algumas imperfeições que podem existir nas paredes do imóvel.

Outro benefício da aplicação é a versatilidade desse produto. Atualmente, existe uma variedade de modelos no mercado: lisos, com estampas e até mesmo alguns com desenhos em alto relevo.

Algumas opções, inclusive, simulam texturas como madeira, tijolos, ferrugem, etc., o que faz com que sejam alternativas para quem deseja aplicar esses revestimentos, mas sem ter muito trabalho ou gastos.

O papel de parede também pode ser aplicado em qualquer cômodo do imóvel, por isso, ao comprá-lo, confira suas especificações técnicas. Alguns materiais são resistentes à umidade e, inclusive, não acumulam poeira, o que pode ser uma boa opção para o quarto de dormir de pessoas alérgicas.

Além disso, papéis de parede têm maior durabilidade do que tintas, podendo resistir sem troca por anos, considerando a qualidade dos materiais utilizados e o estado de conservação da parede, o que também faz com que o produto seja uma opção de decoração de baixo custo.

Aplicação

A aplicação é relativamente simples e utiliza poucos materiais. Os papéis de parede adesivos são os mais simples, pois não requerem cola. Para aqueles que a necessitam, o tipo mais comum no mercado é uma cola em pó que deve ser diluída em água antes da aplicação. Ela é atóxica, incolor e inodora, não fazendo mal à saúde.

Contudo, alguns modelos de papel de parede requerem uma cola mais potente, que oferece uma aderência mais forte. Por isso, é importante sempre seguir as instruções do fabricante, para, assim, garantir a qualidade da aplicação.

Confira abaixo um vídeo com algumas instruções para que você veja como é o processo de aplicação.