Como proteger seu imóvel durante uma viagem de férias

Publicado em 22/05/2022 às 19:01 por

Estamos próximos do mês de julho que é uma época em que muitas famílias se programam para fazer a tão sonhada viagem de férias. Seja pra onde for, é imprescindível um bom planejamento. Só assim é possível evitar surpresas desagradáveis tanto na ida, quanto na volta de suas férias.

Proteger a sua residência tomando certas decisões, é essencial para deixar o seu patrimônio seguro e intacto. Fique atento a certos cuidados e evite aborrecimentos depois dos seus dias de merecido descanso. Separamos algumas dicas para que você fique mais seguro e possa se divertir nos momentos de lazer!

Comece tirando aparelhos eletrônicos e fios das tomadas para que não corra o risco de uma descarga elétrica ou uma sobrecarga de energia, aproveite para fechar os registros de água dos banheiros e cozinha, evitando assim possíveis alagamentos, bem como a válvula de gás, que deve ser bloqueada para que não haja nenhum imprevisto. Essas são precauções básicas que minimizam os desperdícios e gastos desnecessários na sua conta familiar no final do mês, além de ter de qualquer imprevisto que possa danificar sua casa ou apartamento.


Se for possível faça uma limpeza geral em todos os cômodos, mas priorize a cozinha e os banheiros! Organize sua geladeira, use ou distribua a comida para algum vizinho, parente ou amigo mais próximo, pois assim se evita que o alimento estrague por conta do prazo de validade. Já nos banheiros, manter as tampas dos vasos sanitários fechadas, vedar ralos também é uma ótima iniciativa. Não esqueça de retirar todos os lixos das lixeiras e descarte-os em local adequado para evitar que na sua volta de viagem seja recepcionada por insetos e bactérias que se desenvolveram durante esse tempo.

Em relação a segurança, alguns procedimentos padrões poderão trazer um pouco mais de tranquilidade na sua ausência, como: suspender o recebimento de jornais e revistas durante esse período, para que não acumule correspondência na sua caixa de correio, avisar ao sindico (a) ou administradora para que as providências necessárias sejam tomadas de acordo com as regras ou convenção do condomínio, caso more em condomínio, comunicar aos porteiros que durante o tempo de viagem uma pessoa de confiança ficará responsável e disponível para qualquer tipo de emergência ou decisão a ser tomada em relação ao imóvel e nunca deixar as chaves diretamente na portaria.

E por fim, nunca se esqueça de fazer uma revisão em todas as fechaduras e janelas, o que também garante uma segurança extra, mantê-las fechadas, obviamente, é um fator de segurança, mas te assegura também em relação as variações climáticas, ventos ou chuvas fortes. É fato que com todos esses cuidados o seu retorno das férias será mais tranquilo e menos preocupante. Você e sua família poderão voltar a rotina, seja para o trabalho ou escola com lembranças maravilhosas vividas nesses dias de muita alegria e diversão.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nossas publicações e aprenda um pouco mais sobre como cuidar do seu imóvel.

Venha conhecer nossos serviços e saiba mais sobre a nossa assessoria imobiliária aqui em nosso site.