Economizar energia: conheça estratégias para diminuir o consumo

Publicado em 15/01/2021 às 12:47 por

Descubra, neste artigo, duas maneiras simples de como economizar energia na sua residência.

Com o recente aumento na conta de luz dos paulistas, é interessante pensarmos em estratégias para economizar energia. Além de mudanças de hábitos, como apagar a luz ao sair de um cômodo, mudanças em alguns equipamentos da sua residência podem auxiliar nessa questão.

Nesse sentido, além de estar economizando com a redução do consumo, você também estará optando por alternativas ecologicamente mais sustentáveis.

Uso de lâmpadas LED

Por muito tempo, as lâmpadas incandescentes foram as mais utilizadas, contudo, apesar de terem tido grande importância para a nossa sociedade, tais lâmpadas têm pouca eficiência energética e baixa durabilidade. Por esse motivo, atualmente elas estão deixando de ser produzidas.

Sendo assim, o tipo de lâmpada mais indicado atualmente para as residências é a lâmpada LED (do inglês Light Emitting Diode, Diodo Emissor de Luz). Apesar de o custo para compra dessa lâmpada ser maior, ela compensa em outros fatores, já que pode durar até 30 mil horas, contra apenas 1000 horas da incandescente, e é até 85% mais econômica.

Segundo cálculos feitos pelo blog Decorwatts, considerando 25 mil horas de uso, o gasto com uma lâmpada incandescente seria de R$ 512,00, em média, enquanto com a LED seria de apenas R$ 125,00.

Então, se você já está pensando em trocar a iluminação da sua residência, é muito importante também estar atento à capacidade de luminosidade. Isso porque a LED é até 10 vezes mais eficiente que a incandescente, ou seja, uma lâmpada LED de 10W é equivalente a, aproximadamente, uma incandescente de 100W. Tendo isso em vista, na hora da compra, escolha a lâmpada de acordo com o ambiente no qual ela será usada.

Selo Procel

Sabe aquela etiqueta que vem atrás dos eletrodomésticos, com letras de A a G? Esse é o Selo Procel, criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. O selo foi instituído em 1993 para indicar quais equipamentos são mais eficientes, isto é, consomem menos energia.

O selo acompanha alguns equipamentos como geladeiras, lavadoras, TVs, micro-ondas, entre outros, indicando o consumo de energia do aparelho, sendo que a letra A indica o mais eficiente (menor consumo de energia) e a letra G o menos eficiente (maior consumo).
Sendo assim, para auxiliar na redução do consumo de energia da sua residência, prefira aparelhos e produtos com o selo A de eficiência energética.