interior de apartamento, representando a escolha entre sacada ou varanda

Terraço, sacada ou varanda: entenda as diferenças entre esses espaços

Publicado em 19/04/2024 às 12:15 por

Ao buscar o imóvel perfeito, é comum nos depararmos com termos como sacada, varanda, e terraço. Mas, afinal, o que é melhor: terraço, sacada ou varanda? 

Muitos corretores fazem questão de frisar que determinado imóvel possui um ou mais daqueles espaços para atrair os clientes e garantir a venda. Diante disso, é muito importante entender o que distingue um espaço do outro e como escolher o melhor para você.

Para ajudar, reunimos algumas informações que te ajudarão a analisar e, claro, escolher o imóvel certo para o seu caso. Aproveite nossas dicas! 

Terraço, sacada ou varanda? Saiba quais são as diferenças entre os três 

Sim, há muitas diferenças entre esses ambientes, até mesmo entre varanda e varanda gourmet, podemos encontrar distinções. Entenda melhor isso a seguir!

O que é uma varanda? 

É considerada uma extensão da casa. Ela é cercada por vidros, grades e coberta. Nos casos de apartamentos, pode ser maior ou menor, dependendo do espaço disponível. Já em casas, ela costuma ficar acoplada a quartos e/ou salas.

varanda de imóvel com grade e mobília em madeira

E o que é a varanda gourmet? 

Ela segue a mesma estrutura básica da varanda comum, mas com a adição de churrasqueiras ou cooktop, para os moradores receberem amigos e familiares em almoços de domingo, churrascos, festas de aniversário, enfim. 

casa com piscina e varanda gourmet

Quais são os outros tipos de varandas?

Também podemos citar a varanda jardim, que é repleta de verde, criando um mini refúgio natural para relaxar. Já a varanda social, mais espaçosa, é perfeita para reunir amigos e familiares. 

E não podemos esquecer das varandas em apartamentos compactos, onde cada centímetro é otimizado para proporcionar uma área de descanso e lazer, ainda que pequena.

O que é uma sacada? 

Ela está ligada geralmente a uma janela ou porta, muito comum em quartos e salas. Além disso, a sacada possui um efeito tridimensional, como se “saltasse” do alinhamento da parede. 

É como se ela estivesse “pulando” para fora do imóvel, mas acaba se tornando apenas uma extensão do mesmo.

sacada mobiliada de apartamento com cadeiras e plantas

Quais são os tipos de sacada?

Nesse caso, há as sacadas francesas — super charmosas, frequentemente encontradas em fachadas históricas, oferecem pouco espaço para sair, mas embelezam a estética do edifício. 

Outro caso é o das sacadas abertas, que proporcionam um local para respirar ar fresco e apreciar a vista. Já as sacadas envidraçadas oferecem proteção contra condições climáticas e reduzem ruídos externos, permitindo um uso mais diversificado do espaço. 

Cada tipo de sacada pode ser personalizado com plantas, mobiliário e decoração para refletir o estilo de vida do morador.

O que é um terraço?

Diferente das varandas e sacadas, o terraço fica na parte de cima das construções (comum tanto em casas quanto em prédios). O espaço também é voltado basicamente para o lazer. 

Quanto à dimensão, os terraços dos prédios costumam ter mais amplitude, devido à altura da construção. 

Também vale dizer que, no caso de apartamentos com terraço, o preço é mais elevado do que apartamentos comuns, mas a vista e o espaço costumam compensar o investimento.

Outro ponto importante é que alguns terraços têm jardins, piscinas, e (no caso de hotéis), bares e restaurantes em seus terraços.

terraço de casa, mobiliado em madeira e com iluminação

Qual é o melhor: terraço, sacada ou varanda?

Depende. É preciso avaliar quais são seus desejos e necessidades para determinar os ambientes fundamentais para um lar perfeito

Como escolher entre terraço, sacada ou varanda, então? Confira quais fatores devem ser considerados 

Cada um daqueles espaços tem seu charme e funcionalidades, e a melhor escolha pode variar conforme o estilo de vida, gosto pessoal e características do imóvel.

Vamos falar mais sobre esses fatores e, então, como avaliá-los. Veja:

Preferências

Pensando em sacada ou varanda, considere suas preferências pessoais. Por exemplo, se você deseja um espaço para entretenimento e cozinha ao ar livre, uma varanda gourmet pode ser ideal. 

Já a sacada serve bem para quem deseja apenas um cantinho para relaxar ou para ter um pequeno jardim suspenso. Agora, quem prefere grandes encontros sociais, pode optar por um terraço, que oferece mais espaço para convidados e atividades diversas.

Tipo de imóvel

O tipo de imóvel é decisivo na escolha entre sacada ou varanda. Em apartamentos, as sacadas são comuns e podem ser facilmente integradas à sala, expandindo o espaço útil. 

Do contrário, as varandas precisam geralmente de mais espaço, por isso, são mais encontradas em casas ou apartamentos de cobertura. Já os terraços são ideais para edifícios com lajes planas, onde é possível criar um amplo espaço de lazer no topo do imóvel.

Orçamento 

É claro que o orçamento também é um fator importante na hora de escolher entre terraço, sacada ou varanda. Uma sacada normalmente é menos custosa para construir ou reformar do que uma varanda, devido ao seu tamanho reduzido. 

Além disso, vale saber que terraços podem exigir um orçamento maior devido às possíveis adaptações estruturais necessárias, bem como acabamentos e mobiliários que suportem as intempéries.

mesa de escritório com calculadora, notebook e papeis, representando a escolha entre terraço, sacada ou varanda

Decoração do ambiente

A decoração também entra no jogo da decisão entre sacada ou varanda. Uma sacada pode ser decorada com pequenos móveis e plantas, criando um ambiente charmoso sem exigir grandes investimentos. 

Já as varandas permitem uma decoração mais elaborada, incluindo áreas de estar e uma cozinha externa, se for o caso. Para terraços, a decoração pode variar desde espaços gourmet até jardins suspensos e áreas de descanso, refletindo o estilo pessoal do proprietário.

Resumida e normalmente, quanto maior o espaço, mais elementos decorativos ele precisa. 

A Zimmermann Imóveis entende tudo sobre os melhores imóveis na cidade de São Paulo – SP. Encontre a casa ou o apartamento perfeito para a sua vida! 

Conclusão 

Embora existam algumas diferenças, sabemos que as varandas, as sacadas e os terraços têm uma característica em comum: são excelentes espaços para relaxar, descansar ou, simplesmente, para apreciar a vista para além da casa ou do apartamento.  

A boa notícia é que a Zimmermann Imóveis conta com imóveis (para aluguel ou compra) que possuem um ou mais daqueles espaços. Defina quais ambientes e demais critérios o seu futuro lar precisa ter e encontre-o com a ajuda da Zimmermann!