Jardim vertical: conheça os modelos, onde podem ser usados e suas vantagens

Publicado em 05/08/2021 às 15:28 por

Existem quatro tipos de jardins verticais, cada um com características específicas e indicados para determinados ambientes.

Já falamos aqui no blog sobre a utilização de plantas em ambientes internos, hoje trouxemos uma tendência na decoração, não só brasileira, mas também europeia e norte-americana: o jardim vertical, que tem ganhado cada vez mais espaço em projetos arquitetônicos. Esses jardins são chamados de verticais por serem aplicados em paredes, formando uma parede com folhagens.

Além da inegável beleza, as vegetações que os compõem trazem vários benefícios para o ambiente em que ele será instalado.

Confira no post de hoje quais os tipos de jardins verticais e também suas vantagens.

Tipos de jardins verticais

Existem quatro tipos, cada um com suas próprias características. São eles: artificial, moss, preservado e natural.

Foto de Gabriel Rosa
fonte: Flickr
licença: CC BY 2.0

Artificial

Também chamado de permanente, este modelo reproduz artificialmente plantas naturais. Pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos e sua principal vantagem é não precisar de manutenção periodicamente, além de possuir a maior durabilidade dentre os quatro tipos.

Moss

Este tipo utiliza um musgo preservado, chamado moss, para criar o jardim. Esse musgo possui formato arredondado e beleza única, além de poder ser encontrado em diferentes cores.

Assim como o artificial, não é necessário manutenção periódica, contudo, o jardim vertical de musgo moss só pode ser utilizado em ambientes internos, pois não pode ser exposto ao sol. Além disso, também possui boa durabilidade.

Preservado

O jardim preservado é uma alternativa para aqueles que gostariam de utilizar plantas naturais em ambientes internos, podendo ser utilizado apenas nestes ambientes. Assim como os anteriores, não precisa de manutenção periódica, contudo, possui menor durabilidade.

Esses três primeiros modelos são indicados para uso em apartamentos, por exemplo, pois não necessitam de iluminação natural e possuem resistência a ar-condicionado.

Foto de Gabriel Rosa
fonte: Flickr
licença: CC BY 2.0

Natural

O jardim vertical natural é composto por plantas naturais, podendo ser de diferentes espécies, e pode ser usado tanto em ambientes externos quanto internos, contudo, é mais indicado para o primeiro caso, pois necessita de iluminação natural, além de não ter tolerância a ambientes com ar-condicionado.

Diferentemente dos modelos anteriores, o natural requer uma preparação maior da parede que irá recebê-lo, bem como manutenção periódica, que, se feita corretamente, contribui para sua durabilidade.

Vantagens dos jardins verticais

Além de sua beleza e de ser uma alternativa interessante para a renovação do décor de ambientes, residenciais ou comerciais, os jardins verticais possuem alguns benefícios.

Todos os modelos detalhados no tópico anterior contribuem para a absorção do som, como uma barreira natural, proporcionando conforto acústico. Além disso, o jardim natural e o moss também fazem a filtragem do ar, melhorando sua qualidade.