Plantas de casa: conheça os tipos mais indicados para sua residência

Publicado em 08/04/2021 às 12:50 por

Algumas espécies são fáceis de cuidar, outras precisam de mais atenção, mas todas trazem vida nova aos ambientes.

Recentemente, falamos aqui no blog sobre as 5 tendências de decoração mais procuradas durante a quarentena. Dentre elas, uma das que mais se destacaram em 2020 foi o cultivo de plantas dentro de residências, aproximando os moradores da natureza durante o período de quarentena.

Por isso, hoje traremos algumas sugestões de espécies perfeitas para apartamentos ou casas, trazendo mais frescor e leveza aos ambientes.

Samambaia

Uma das espécies mais queridinhas dos brasileiros, a samambaia ajuda a melhorar a qualidade do ar das residências. Com folhagem pendente e de um verde exuberante, fica melhor se plantada em vasos altos ou suspensos.

Mantenha-a longe do vento e em locais de iluminação difusa ou com meia-sombra, deve ser regada com frequência, sempre que o substrato estiver úmido.

Cyclamen/Ciclame

De beleza leve e graciosa, o ciclame chama a atenção por sua coloração, além de ser prática a sua manutenção. Essa espécie gosta de luminosidade e pouco sol e deve ser regada uma vez a cada dois dias, nos meses mais quentes, e uma vez por semana, nos meses mais frios.

Suculentas

Nos últimos anos, as suculentas têm atraído a atenção de muitos moradores que desejam trazer elementos verdes para suas residências, mas não têm muito tempo para cuidar de plantas.

Essas espécies são pequenas, perfeitas para ambientes iluminados, podendo ser plantadas em vasos pequenos.

O substrato deve ser regado uma vez por semana, nas estações quentes, e duas vezes por mês, nas estações frias.

Cactos

Assim como as suculentas, os cactos são ideais para aqueles que não têm muito tempo para cuidar de plantas. As espécies são variadas, mas, no geral, devem ser plantadas em ambientes com luminosidade e sol e regadas uma vez a cada 15 dias.

Lírio-da-paz

Além de linda e delicada, essa espécie ajuda a melhorar a qualidade do ar dentro do ambiente. Assim como as samambaias, o lírio-da-paz deve ser plantado em locais de iluminação difusa ou com meia-sombra. A rega é feita três vezes por semana, nos meses mais quentes, e semanalmente, nos meses mais frios.

Antúrio

Ideal para dar destaque a um ponto específico de algum cômodo, o antúrio apresenta cor vibrante e, assim como o lírio-da-paz e a samambaia, ajuda a melhorar a qualidade do ar.

São plantas que devem ser mantidas longe da luz direta do sol e regadas duas vezes por semana, em dias mais frios, e três vezes por semana, em dias quentes.

Fitônia

As fitônias são lindas e delicadas, com folhas pequenas e coloridas. Contudo, ao contrário de algumas espécies que vimos anteriormente, elas vão exigir um pouco mais de cuidado, já que precisam ser regadas diariamente. Além disso, gostam de ambientes luminosos e altas temperaturas, devendo receber luz do sol indiretamente.