As 5 tendências de decoração mais procuradas durante a quarentena

Publicado em 07/12/2020 às 10:00 por

Com apenas algumas mudanças fáceis e de baixo custo, é possível reinventar espaços em busca de maior conforto e aconchego.

Com o isolamento social, muitas famílias passaram a viver mais tempo dentro de suas casas, vivenciando com mais frequência os diferentes ambientes do imóvel. Essa mudança fez com que muitos notassem elementos que antes passavam despercebidos, como disposição dos móveis, incidência de luz, mobiliário, entre outros.

Dessa forma, houve um aumento na procura por reformas, por exemplo, ou mesmo compra de novos móveis, deixando o ambiente mais confortável. Porém, derrubar paredes não é a única solução para reinventar. Por isso, muitos apostaram em itens e estratégias de decoração, modificando completamente os espaços em busca de maior bem-estar, não gastando muito ou tendo muito trabalho.

Plantas

Afastadas do lazer ao ar livre e de espaços como parques e praças, as pessoas procuraram trazer o verde para dentro de suas casas, fazendo com que as plantinhas fossem um dos elementos mais procurados.

As opções são variadas e dependem do tipo de imóvel e espaço disponível. Algumas alternativas são jardins verticais ou vasos de plantas como samambaias, cactos e antúrios.

Novos itens para os ambientes

Das palavras-chave mais buscadas no Google quando o assunto é decoração, várias delas se referem a itens que podem trazer uma nova roupagem para os cômodos.

Assim, novos elementos como tapetes, almofadas, cortinas, abajures, luminárias, espelhos, quadros, etc. podem reinventar um ambiente e trazer mais vivacidade e textura.

Novas cores

Na mesma tendência de dar uma nova cara para os cômodos da residência, muitos apostaram em modificar as cores de algumas áreas. O ideal é que essa mudança seja feita de acordo com o ambiente, por exemplo, para uma sala de estar com mais vibração, pode-se usar tons intensos de cores como amarelo, azul ou verde. Já para ambientes como quartos de dormir, pode-se optar por cores calmas, que tragam uma sensação de relaxamento, como tons pastéis de azul.

Esse recolorir pode ser feito de diversas formas. Uma opção é a aquisição de novos itens, como falamos no tópico anterior, com as cores desejadas.

Outras formas, que vão dar um pouquinho mais de trabalho, são a repintura de paredes, portas e janelas ou mesmo o investimento em papéis de parede ou mosaicos de azulejos.

DIY

Com o decreto de quarentena, algumas pessoas acabaram tendo mais tempo livre, o que fez com que houvesse um aumento na procura por trabalhos manuais para serem feitos em casa.

A técnica chamada de DIY (Do inglês “Do it yourself” – Faça você mesmo) ganhou destaque e muitos puseram a mão na massa, fabricando seus próprios elementos de decoração.

Se você tem interesse, existem vários canais especializados no YouTube que dão dicas e ensinam o passo a passo da confecção, como o canal da Dressa Carolinne, que você pode conferir no vídeo abaixo.

Minimalismo

A decoração minimalista é uma tendência já há algum tempo e, com a quarentena, a busca por itens minimalistas aumentou, estando também entre as palavras-chave mais buscadas no Google.

Proporcionando mais com menos, o minimalismo promove a criação de ambientes claros, concisos e funcionais, destacando-se peças em madeira e metal.