Jardim de inverno: conheça as etapas essenciais para a construção e decoração

Publicado em 24/06/2021 às 08:00 por

Saiba como montar um charmoso jardim de inverno e como decorá-lo.

Introduzir elementos verdes na decoração tem sido uma prática muito procurada atualmente. Para lhe ajudar, já demos algumas dicas, aqui no blog, sobre o cultivo de plantas para residências. Agora, para melhorar o clima interno da sua casa e deixá-la ainda mais charmosa, iremos falar um pouco sobre jardins de inverno.

O conceito surgiu em países europeus, onde o clima frio prejudica o cultivo de plantas em áreas externas. Assim, a solução foi trazê-las para dentro de casa. A prática acabou se espalhando até mesmo para países de altas temperaturas como o Brasil, já que é uma excelente opção para refrescar os ambientes, valorizando o contato com a natureza em áreas internas.

Como montar um jardim de inverno

Eles podem ser montados em qualquer área da casa (salas, quartos, cozinhas, etc.) e, em sua forma “clássica”, são fechados nas laterais e ficam em locais que têm uma abertura no teto (coberta por vidro ou não) para entrada de luz.

Atualmente, existem versões abertas, sem separação entre o cômodo e o jardim, podendo ter cobertura ou não. Também é possível construi-lo em áreas como varandas ou sacadas.

Piso e revestimentos

Encontre seu próximo lar! Veja nossos apartamentos em Vila Mariana!

Depois que você já decidiu em qual espaço construir seu jardim, um dos primeiros elementos a se pensar é a preparação do piso. Serão necessárias algumas etapas mais técnicas, como a sua impermeabilização.

Por outro lado, a parte decorativa é bem diversa, pois existe uma variedade de revestimentos que podem ser usados. Essa etapa irá depender do estilo que você queira dar ao jardim, pode-se usar pedras, madeira, bambu, tijolos, terra, grama, entre outros.

Plantas e acessórios

Agora, a parte principal: quais plantas usar? Essa resposta depende muito das características do seu jardim, principalmente do tamanho dele e da incidência de luz natural. Algumas plantas ficam melhores em áreas com alta exposição à luz, outras preferem áreas de meia-sombra ou sombra. Além disso, se você mesmo irá cuidar do jardim, ao escolher as plantas, é importante também considerar o seu tempo disponível, já que umas precisam de mais manutenção que outras.

Por fim, os acessórios dão o toque final à área. Vasos, ganchos, suportes, fontes, luzes, cascatas, etc., vários elementos podem deixar o jardim ainda mais atrativo. Para áreas maiores, é possível até mesmo incluir alguns móveis, como mesas, cadeiras ou poltronas – possibilitando um espaço para relaxamento e leitura.

Como você deve ter percebido, a montagem de um jardim de inverno passa por várias etapas. Para garantir a qualidade da área, recomendamos a assistência de um profissional, como paisagistas ou arquitetos, durante a construção.