O que é home staging e como ele pode ajudá-lo na venda do seu imóvel

Publicado em 16/06/2021 às 10:45 por

Técnica permite a valorização da propriedade e pode fazer com que a venda seja realizada mais rapidamente.

Durante o processo de venda de um imóvel, muitas características são levadas em consideração, como localização, infraestrutura, conservação e outras. Mas, dentre elas, uma se destaca à primeira vista: a aparência. Nesse sentido, é importante causar uma boa impressão, certo?

Para isso, uma prática vem se popularizando entre proprietários e corretores na hora da venda de um imóvel: o home staging. Confira abaixo um pouco mais sobre esse assunto!

Antes e depois de um cômodo após passar pelo home staging
Foto por Daniela Margiotta, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons
LINK IMAGEM: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prima_e_dopo_un_intervento_di_home_staging.jpg

O que é?

Traduzido literalmente como “encenação”, o home staging atua como uma preparação do imóvel antes de ele começar a receber visitas de interessados, de maneira que a propriedade pareça agradável, atraente e moderna aos olhos dos potenciais compradores.

O processo incorpora tanto as mudanças no imóvel quanto a sua divulgação, por meio de fotografias e descrições que ressaltem os pontos positivos da propriedade.

Um dos tópicos principais é que o comprador não se depare com problemas aparentes, como bagunça, sujeira, desgastes, mofos, infiltrações e etc., que podem fazer com ele tenha uma visão negativa daquele imóvel.

Também é possível realizar outras alterações, como modificar a disposição ou realizar a troca de mobiliário e objetos de decoração, tendo como objetivo a valorização dos pontos fortes da propriedade.

Confira nesta publicação do Pinterest alguns exemplos de antes e depois do home staging: https://br.pinterest.com/shaehomestaging/home-staging-antes-e-depois/

Benefícios

O ponto central do home staging é que algumas alterações na aparência do imóvel, mesmo que pequenas, causam impactos positivos na forma como o comprador irá perceber a propriedade. Por exemplo, uma pessoa que esteja procurando uma casa para morar com sua família, ao visitar um espaço preparado pelo home staging, conseguirá visualizar melhor como pode ser sua vida naquele ambiente, inclusive possíveis maneiras de dispor seu mobiliário ou de aproveitar os espaços do local.

Como consequência, esse processo agrega valor ao imóvel, fazendo com que ele possa ser vendido mais rápido e, até mesmo, por um valor maior. Além disso, o montante que será investido, dessa maneira, poderá ser recuperado por meio dessa valorização.

Por ser uma área que está ganhando espaço no Brasil recentemente, ainda não temos estatísticas locais, contudo, segundo pesquisa realizada pela National Association of Realtors (NARS), considerando o mercado imobiliário norte-americano, a técnica pode tornar a venda do até 50% mais rápida.

Atualmente, existem profissionais especializados em home staging, que podem auxiliá-lo no processo de venda. Converse com seu corretor e analise a possibilidade de realizá-lo em seu imóvel.