De imóveis de alto padrão a habitações econômicas: Eixo Rebouças se destaca como região estratégica e de grande interesse imobiliário

Publicado em 04/11/2021 às 08:34 por

Já nas primeiras décadas do século XX, juntamente à implantação de iluminação pública e linhas de bonde elétrico na região do bairro Pinheiros e, posteriormente, à expansão dos bairros-jardins, surge uma região de grande interesse para o desenvolvimento urbano de São Paulo.

Atualmente conhecida como Eixo Rebouças (compreendendo os arredores da Avenida Rebouças), a área é vista há décadas com grande interesse pelo setor público e privado.

Ao longo dos anos, a região recebeu uma série de investimentos, como corredor de ônibus e estações de metrô, além de constantes alterações devido aos Planos Diretores e Leis de Zoneamento.

Com as últimas legislações, o eixo integrou a tendência de verticalização com o objetivo de incorporar maior densidade habitacional em uma área considerada estratégica: entre dois dos pontos de maior relevância comercial, cultural e de serviços em São Paulo – as avenidas Paulista e Faria Lima.

Nesse contexto, o grande interesse imobiliário na região levou a uma série de lançamentos desde 2016, com empreendimentos de características diversas e versáteis, oferecendo boas opções para moradia ou investimento (principalmente aluguel por temporada).

Assim, pode-se encontrar desde apartamentos amplos a imóveis de 1 dormitório e estúdios (estes últimos, bastante procurados por moradores jovens que trabalham na região).

Além disso, pela infraestrutura da região e sua alta disponibilização de serviços, alguns dos projetos mais recentes não apresentam vagas de garagem – uma forma de também baratear as unidades que visam o segmento econômico, para famílias com até 6 salários mínimos.

Com informações do artigo “O mercado imobiliário no Eixo Rebouças: Aplicação das Diretrizes Urbanísticas para as Zonas de Estruturação Urbana do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo a partir de 2014”, de Guilherme Henrique Fatorelli Del’Arco e Matheus Oliveira Costa para o Simpósio Brasileiro Online de Gestão Urbana, disponível em: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/8121/form3916211824.pdf