Novas prioridades: período de quarentena muda perfil de busca por imóveis

Publicado em 10/09/2020 às 10:00 por

Mudanças com relação às antigas prioridades dos compradores, como localização, já são percebidas pelo mercado imobiliário

Localização e mobilidade. Esses são dois fatores que, muitas vezes, eram definitivos na compra de um imóvel. Na busca por uma casa ou apartamento, os compradores levavam em consideração, principalmente, a proximidade ao trabalho e a facilidade de se locomover até ele.

Contudo, mudanças na rotina dos brasileiros, como a experiência de trabalhar e passar mais tempo em casa, durante a pandemia de coronavírus, já têm alterado o mercado imobiliário.

Novas prioridades

Com o período de quarentena, as residências passaram a ser habitadas por mais tempo e começaram a se ajustar a novas funções, como o trabalho. Como consequência, o setor imobiliário começa a sentir mudanças nas prioridades dos compradores ao adquirir um imóvel. Além do aumento da procura por espaços maiores, há também o aumento da demanda por residências com um cômodo a mais para ser utilizado como escritório. Além disso, a necessidade de que a moradia seja perto do trabalho pode mudar, já que, segundo levantamento feito pela FVG, o número de empresas a adotar o home office, após a pandemia, deve crescer 30%.

Outro fator que pode causar mudança nas prioridades dos compradores é a percepção de que a residência é um espaço de conforto e aconchego e que precisa atender às necessidades de toda a família. Em vista disso, imóveis com áreas privadas de lazer, como sacada e quintal, ou mesmo com áreas compartilhadas, como playground, sala de cinema e academia, passam a ser mais atrativos aos moradores.

Entre quatro paredes

Também como consequência da maior vivência dentro de casa, alguns aspectos da residência que muitas vezes passavam despercebidos começam a ser notados e podem influenciar na decisão de compra.

Nesse sentido, características como a incidência de luz natural, por exemplo, ganham destaque e passam a ser mais requisitadas em vista de oferecer maior conforto aos moradores.