COVID-19: Horário Especial de Atendimento Saiba mais

Vila Clementino

Bairro nobre da zona sul, destaque em mobilidade e localização: conheça a Vila Clementino.


Por que comprar na Vila Clementino?

Vila Clementino é um bairro nobre da zona sul de São Paulo, administrado pela subprefeitura de Vila Mariana.

Está localizado em ponto estratégico que, além de oferecer qualidade de vida, por sua proximidade com o Parque Ibirapuera, também oferece fácil acesso a importantes pontos da cidade, como a região da Avenida Paulista.

É vizinho de Vila Uberabinha, Moema, Vila Mariana e Mirandópolis, e possui ótima disponibilização de serviços, principalmente serviços hospitalares.

Perfil imobiliário

Fazendo parte de uma região de classe média a alta, Vila Clementino é classificada como um bairro Zona B pelo CRECI-SP.

Ainda que tenha passado por um processo de valorização imobiliária nos últimos anos, principalmente a partir de 2018, com a inauguração de duas estações de metrô na região, o bairro oferece praticidade para aqueles que querem morar perto do trabalho, com um valor de metro quadrado menor do que o da região de Jardins, por exemplo.

Gastronomia

Dentre as opções gastronômicas do local, destaca-se a Taverna Medieval, um bar de decoração inspirada nos alquimistas medievais que oferece música temática e prática de games; a churrascaria Prazeres da Carne, especialista em churrasco gaúcho; e a tradicional 1900 Pizzeria.

Transporte

O bairro é delimitado por importantes vias de acesso da cidade, como a Avenida Rubem Berta e as ruas Domingos de Morais e Sena Madureira. Além disso, possui duas estações de metrô (Hospital São Paulo e AACD) e pontos de ônibus, ciclovias, ciclofaixas e estações de aluguel de bicicletas.

Lazer e cultura

Está localizada em Vila Clementino uma das instituições mais importantes para a cultura nacional: a Cinemateca Brasileira, responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Também se localiza no bairro o Teatro Popular João Caetano, que desde 1952 oferece opções de lazer para crianças e adultos.

Além disso, o bairro está a 2 km do Parque Ibirapuera, o que favorece a prática de lazer ao ar livre.

Ensino

Vila Clementino possui escolas do ensino infantil ao superior, públicas e privadas. Destaca-se o Liceu Pasteur, que desde o início do século XX é tradição de ensino em São Paulo, oferecendo aulas do ensino fundamental I ao médio; e o Centro Educacional Pioneiro, o qual faz parte da Fundação Michie Akama.

Dentre as instituições de ensino superior, destacam-se uma unidade da UNIP e das Faculdades Metropolitanas Unidas.

História

Em 1887, foi inaugurado o Matadouro Municipal, na região que é hoje a Vila Clementino. O Matadouro (local em que hoje funciona a Cinemateca) contribuiu para o aumento do povoamento no local, fazendo com que José Antônio Coelho comprasse uma chácara no local, em 1891, e iniciasse seu loteamento.

O nome “Vila Clementino” foi dado em homenagem ao Doutor Clementino de Souza e Castro, que foi promotor, juiz, ministro e prefeito de São Paulo.