Voltar ao site antigo

Vila Leopoldina

Com prédios modernos tomando conta da paisagem, os últimos dez anos os moradores testemunham grandes transformações no bairro. Diferente de outras localidades a Vila Leopoldina ainda possui espaço para crescimento.


Por que comprar em Vila Leopoldina?

Com prédios modernos tomando conta da paisagem, os últimos dez anos os moradores testemunham grandes transformações no bairro. Diferente de outras localidades a Vila Leopoldina ainda possui espaço para crescimento.

Atraídos pelos baixos preços praticados o bairro também virou polo de produções audiovisuais, com muitas produtoras e estúdios de cinema e foto.

Perfil imobiliário

Em franco crescimento a Vila Leopoldina é um misto de empreendimentos de alto padrão para residências e também prédios comerciais que abrigam estúdios para produção cinematográfica. Com a chegada de novos moradores e novas empresas, chegam restaurantes e lojas, que acabam por contribuir com a valorização do bairro.

Gastronomia

Um passeio gastronômico pelo bairro, o Mangiare Gastromia (cozinha italiana), um misto de empório, adega e restaurante. Uma filial da Nello’s Vila Leopoldina a cantina mais famosa de do bairro de Pinheiros. Entre os mais disputados o Comedoro, com receitas vegetarianas, ravióli de queijo do tipo brie e damasco.

Transporte Urbano

Localizado próximo a marginal Tietê, possui ótima ligação com as principais vias de acesso. O bairro também é servido pelas linhas de trens 8 diamante (Estação Júlio Prestes à Amador Bueno) e 9 esmeralda (Estação Osasco ao Grajaú) da CPTM.

Lazer e Cultura

O bairro Vila Leopoldina está colado o parque Vila Lobos uma das principais atrações que atraem milhares de pessoas nos finais de semana. Entre as outras atrações o SESI Vila Leopoldina localizado na rua Carlos Weber, que promove atividades e programações sobre literatura, quadrinhos, artes cênicas, cinema e música.

Ensino

Excelente infraestrutura a Vila Leopoldina têm instaladas em seu distrito escolas de qualidade, entre elas o Green Kids School (berçário e educação infantil bilnguie), Colégio Lema (ensino integral, infantil, fundamental e médio), Beacon School (educação infantil, fundamental e médio) bilingui.

Voltado ao ensino superior podemos destacar o Instituto Vera Cruz, Faculdade SESI de Educação, UMC – Universidade de Mogi das Cruzes-Campus Villa-Lobos.

História

Propriedade de João Correia da Silva desde 1827, o sítio Emboaçava era conhecido como Várzea dos Correia. Anos mais tarde serviria de moradia para os jesuítas alemães.

Foi no ano de 1894 que aconteceu o primeiro grande loteamento, após as terras passarem para o controle da empresa E.Richter & Comany. Em uma ação publicitária os compradores conheciam os lotes nomeados de Vila Leopoldina, em passeios de barco pelo Tietê e conheciam os lotes, a exposição terminava em um piquenique para mais de quinhentos convidados.

As ações não alavancavam o crescimento da vila por um único motivo, os terrenos eram pantanosos, o que fez com que fosse deixado de lado por aproximadamente meio século.

Passado esse período de esquecimento as atenções são voltadas ao bairro na década de 50 quando é construído o Centro Industrial Miguel Mofarrej e com ele o desenvolvimento da vila.

O progresso se consolidou com a construção da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo – CEAGESP, e acabou por se tornar um bairro dentro do distrito Vila Leopoldina.