Decoração para quarto: como deixar o seu quarto mais aconchegante?

Publicado em 12/10/2023 às 10:00 por

O quarto é o ambiente mais íntimo da casa. Por isso, é fundamental que ele seja um lugar aconchegante e confortável, capaz de proporcionar o máximo de relaxamento e bem-estar. Sendo assim, a decoração para quarto deve ser pensada com cuidado, aliando conforto e bom gosto.

À primeira vista, decorar um quarto pode parecer uma tarefa trivial, mas não se engane. Um erro na escolha do mobiliário, da iluminação ou das cores das paredes e você terá um ambiente desastroso para o descanso.

É por isso que decidimos lhe dar algumas dicas sobre esse tópico para que a decoração do seu quarto seja feita de maneira adequada, tornando esse cômodo ainda mais especial!

Aposte em uma boa iluminação na decoração para quarto

Quarto bem-decorado com muitas luzes indiretas, como abajures, iluminando o local
Iluminação para quarto contribui para que o ambiente fique mais charmoso. Fonte: Freepik

Escolha lâmpadas com luz amarela ou quente para criar um clima mais agradável e acolhedor. Essas lâmpadas não precisam estar na iluminação principal. Elas podem ser usadas em luminárias ou abajures, que criarão uma estratégia de iluminação indireta.

Atualmente, existem lâmpadas de LED inteligentes, que mudam  o tom das cores conforme o dia avança sobre a noite. Essa tecnologia é uma possibilidade interessante, ainda que o custo com a substituição desses equipamentos possa se mostrar um mau negócio a longo prazo. É preciso escolher bem os fabricantes dessas lâmpadas para evitar prejuízos.

A luz de LED branca ou de tom azulado, como a emitida por celulares e computadores, inibe a produção de melatonina, um hormônio importante para que a pessoa pegue no sono. Sendo assim, se você está sofrendo com insônia, vale a pena observar a sua decoração do quarto.

A potência da lâmpada (ou das lâmpadas) também deve ser vista com atenção. Lâmpadas muito potentes criam quartos que não contribuem para o descanso. Lâmpadas muito fracas impedem que atividades simples, como escolher uma roupa no closet, sejam feitas de forma eficiente.

Uma dica para acertar na compra das lâmpadas é recorrer ao seguinte cálculo: largura do quarto X comprimento do quarto X 3,2 = potência da lâmpada.

Um quarto com 8m X 8m X 3,2 precisará de 204,8 Watts de potência.

Invista em tecidos macios e confortáveis

Uma cama de casal com um lençol e colcha mostrando como a roupa de cama ajuda na decoração do quarto
Fonte: Freepik

 Escolha roupas de cama e cortinas de tecidos macios e confortáveis, como algodão e linho. Além de proporcionar um toque delicado à pele, esses materiais ajudam a regular a temperatura do ambiente.

A escolha dos tecidos para roupas de cama deve obedecer a alguns critérios estabelecidos pelo indivíduo. Por exemplo: se você precisa de conforto térmico, pode optar, por exemplo, pela microfibra.

Se você deseja maior durabilidade, pode escolher tecido de percal 100% algodão. Quanto maior a mistura com outros tecidos, menor é a qualidade do percal.

Peças decorativas, como colchas, podem ser feitas em jacquard, um tecido semelhante ao cetim e ao percal, que se diferencia pela costura que prioriza o sentido dos seus desenhos.

O cetim de algodão e o fio penteado oferecem mais suavidade — e devem ser escolhidos como roupa de cama por pessoas que priorizam essa característica.

Já entre os tecidos para cortinas, o morador deve escolher aqueles que atendem à sua demanda por luminosidade, qualidade, durabilidade e facilidade de lavar.

O jacquard é comum em cortinas e pode oferecer desenhos muito interessantes. Já o veludo se destaca pela textura ao toque e pelo acabamento em bordado, que pode ser feito em outro tecido.

Agora, se você quer reduzir ao máximo a presença de luz — ideal para dormir até mais tarde nos dias de folga — a melhor opção de tecidos para cortinas segue sendo os modelos blackout.  

Decore com objetos pessoais

Fotos pessoais ajudam a compor a decoração do quarto. Fonte: Pexels

Para criar um clima mais intimista, decore o quarto com objetos pessoais, como fotografias, livros e itens de decoração que tenham significado para você. Dessa forma, cria-se uma atmosfera que favoreça o relaxamento e a contemplação.

Se você não sabe por onde começar a decoração para quarto, comece pela escolha da paleta de cores. Cores estimulantes, em tons quentes, podem dificultar o sono e a concentração, então, não são recomendadas. Já os tons claros transmitem paz e harmonia, sensações que são muito desejadas para um quarto.

A escolha da mobília deve contribuir com a organização. A bagunça e a confusão não são bem-vindas dentro de um ambiente de descanso, pois tendem a estressar o morador.

Opte por móveis que sejam úteis e que consigam ser usados facilmente. De nada adianta ter uma cômoda linda que não é usada e que ocupa espaço desnecessariamente no quarto.

Fotos, prêmios e outros objetos pessoais podem compor a decoração para quarto sem problemas. Apenas tome cuidado para não pesar a mão na quantidade de objetos, evitando a poluição visual. Nesse caso, porta-retratos mais discretos ajudam a destacar o que realmente importa: a foto de quem amamos.

Use tapetes

Uma mulher toca violão ara seu bebê. Eles estão em cima de tapete vermelho
Tapetes tornam a decoração do quarto mais aconchegante. Fonte: Pixabay

Os tapetes ajudam a criar uma atmosfera confortável e podem ser úteis para aumentar o conforto térmico nas noites de inverno. No entanto, é possível que alguns modelos sejam sazonais, precisando ser substituídos quando o clima esquenta.

Lembre-se ainda de pensar na sua saúde: caso você sofra com alergias a pó, opte por modelos fáceis de limpar, sem muitos detalhes em tecido e menores — isso significa que tapetes em quartos de crianças devem ser escolhidos com muito cuidado.

Já nos quartos de pessoas idosas, ou com dificuldade de locomoção, os tapetes precisam ser pensados com cautela, avaliando a sua necessidade, pois podem trazer riscos à segurança. A instalação dos tapetes na decoração para quarto deve evitar a presença de pontas que podem se dobrar e fazer com que as pessoas tropecem.

O que achou das dicas? Esperamos que tenham sido úteis para tornar o seu quarto um ambiente ainda mais acolhedor e agradável! A decoração para quarto deve ser pensada com cuidado, sem pressa, para que você crie um ambiente confortável, bonito e seguro.

Quer mais dicas e inspirações sobre decoração e mercado imobiliário? Então, siga nosso perfil nas redes sociais!