Lustres ou pendentes? Saiba como e quando usá-los

Publicado em 30/03/2021 às 20:24 por

Queridinhos da decoração de interiores, lustres e pendentes contribuem, com charme e elegância, para a iluminação de ambientes.

A iluminação é uma das etapas mais importantes e charmosas da decoração. Além de ser extremamente necessária para o dia a dia em um imóvel, atualmente existem diversos modelos de equipamentos disponíveis no mercado que combinam eficiência com beleza.

Entre as opções, encontramos os lustres e os pendentes. Para usar esses objetos, é necessário saber como eles funcionam e em quais ambientes eles mais se adéquam. Por isso, confira, no artigo de hoje, algumas dicas sobre o uso de lustres e pendentes!

Fundo foto criado por mrsiraphol – br.freepik.com

Lustre ou pendente? Qual a diferença?

Tanto um quanto o outro possuem efeitos decorativos e combinam com vários ambientes. Do ponto de vista visual, os lustres são aqueles compostos por várias lâmpadas, pois possuem várias hastes/braços, o que faz com que eles sejam maiores que os pendentes, que são compostos por menos lâmpadas.

Além disso, os pendentes, por serem suspensos por um fio longo, costumam ficar mais próximos do ponto a ser iluminado do que os lustres, que ficam mais próximos do teto. Em razão disso, enquanto lustres oferecem uma iluminação mais geral, pendentes proporcionam uma iluminação focada.

Onde usar

Os lustres podem ser usados como ponto principal de iluminação ou como iluminação secundária, atuando mais como elemento decorativo. De qualquer forma, como eles são maiores e bem detalhados, o ideal é que sejam colocados em cômodos amplos em um ponto de destaque.

Esses objetos são geralmente usados em ambientes como salas de jantar, halls de entrada, salas de estar e corredores amplos.

Por outro lado, os pendentes são mais versáteis e podem ser usados em praticamente todos os ambientes do imóvel, em áreas internas ou externas. São diversos os modelos disponíveis, de cores, texturas e formatos diferentes, mais despojados ou sofisticados, podendo ser harmonizados com o estilo de decoração do local.

Como oferecem iluminação focada, os pendentes são muito utilizados acima de bancadas ou mesas, laterais de cama, etc.

Explore nossa seleção de apartamentos no Alto de Pinheiros e encontre seu lar ideal!

Fotógrafa: Yeremia Krisnamurti
https://www.pexels.com/pt-br/foto/lampadas-pendentes-pretas-ligadas-3857347/

Pense em decoração, mas também em funcionalidade

Antes de escolher qual a melhor opção para o seu imóvel, não se esqueça de considerar as características do ambiente que receberá a iluminação, como tamanho, iluminação natural e intensidade de luz necessária, além de pensar sobre a própria função que será desempenhada pelo lustre ou pendente. Isso influenciará, por exemplo, em qual posição eles devem ser colocados.