Como usufruir de objetos decorativos na sala de estar

Publicado em 14/09/2023 às 10:00 por

Descubra o poder dos objetos de decoração para sala de estar na transformação desse cômodo em um verdadeiro refúgio de estilo e conforto!

Os objetos decorativos têm o incrível poder de adicionar personalidade e charme aos ambientes. Na sala de estar, eles desempenham um papel fundamental, criando um espaço acolhedor que reflete o seu estilo único.

Agora, vamos conhecer algumas dicas que lhe ajudarão na hora de distribuir os seus objetos de decoração pela sala!

Lembre-se do significado

Porta-retratos e quadros contam histórias e isso deve ser usado na decoração da sala de estar. Fonte: Pexels

Selecione objetos que contenham histórias e representem momentos especiais. Cada peça trará um toque único e original à sua sala.

É importante não se esquecer que a decoração também deve contar uma história — e faz sentido que a história contada seja a dos moradores. Além disso, a decoração deve ser pensada primeiramente para agradar aqueles que vivem no local.

Quando se faz um projeto de decoração pensando apenas em impressionar as outras pessoas, cria-se ambientes vazios de personalidade e o morador acaba se sentindo um visitante dentro da própria casa.

Para trazer requinte à sua decoração, recomenda-se pensar nos detalhes que conversarão com os itens pessoais. Por exemplo: a moldura dos quadros dos porta-retratos.

Objetos de viagens, ou com valor sentimental, mesmo que não façam sentido para as visitas, não podem ser menosprezados.

A dica é pensar no quanto você está disposto a compartilhar de si mesmo com as outras pessoas. Algumas peças são pessoais demais e os moradores acabam as deixando-as para a decoração dos quartos e escritórios, por exemplo.

Misture texturas e materiais

A textura traz efeito visual e pode ser aliada do conforto térmico e sonoro da sua decoração de sala de estar. Fonte: Pexels
A textura traz efeito visual e pode ser aliada do conforto térmico e sonoro da sua decoração de sala de estar. Fonte: Pexels

Brinque com a diversidade de texturas e materiais para adicionar profundidade visual. Combine madeira, metal, vidro e tecidos para criar um ambiente rico e convidativo.

A indústria oferece uma gama de materiais texturizados que podem ser instalados e removidos de maneira fácil, sem que haja reforma.

A textura dentro da decoração da sala de estar ainda pode trazer benefícios como contribuir para o conforto térmico e reduzir os ruídos externos, mas isso dependerá da escolha dos materiais usados.

O principal cuidado a ser tomado é evitar o excesso de informações, pois ele pode trazer efeitos negativos, como fazer com que o ambiente pareça ser menor do que é.  Assim, escolha uma parede para se destacar nesse processo de texturização — dê preferência a paredes sem janelas ou portas.

Algumas texturas, como a madeira, transmitem sensações de conforto térmico e acolhimento. Elas podem ser usadas das mais diversas formas, como papéis de parede que imitem o material ou até mesmo pallets ripados que fiquem posicionados atrás de móveis, desde que não ocupem espaços.

A madeira costuma ser o principal material dos móveis, então a escolha da mobília pode trazer o uso desse tipo de textura ao ambiente.

Há quem prefira texturas que remetam ao estilo industrial. Elas podem soar mais frias e em alguns casos impessoais. É necessário balancear essa escolha com a iluminação e mobiliário. O uso de papéis de parede, pintura ou aplicação de resinas pode trazer bons efeitos visuais para quem gosta desse estilo.

Também é possível ter bons resultados de textura na decoração para sala de estar usando tapetes e até mesmo mantas sobre sofás, poltronas e outras mobílias. A vantagem desses objetos é que podem ser trocados facilmente durante o ano, mudando delicadamente a decoração.

Crie composições harmônicas

A disposição dos objetos deve buscar a harmonia. Fonte: Unsplash

Experimente diferentes arranjos e agrupe objetos de tamanhos e formas variadas para criar uma dinâmica visual interessante.

Podemos definir “harmonia” como aquilo que nos traz uma sensação de conforto. Então, o primeiro ponto ao incluir um objeto de decoração para sala de estar é verificar se ele traz conforto às pessoas.

Por exemplo: um vaso alto demais pode dificultar a visão entre as pessoas que estão na sala. Isso é algo desconfortável, portanto, desarmonioso.

A iluminação pode ter grande impacto nesse sentido. Por isso, trocar a temperatura das lâmpadas ou investir em iluminação indireta, usando luminárias, pode tornar a sua decoração mais harmoniosa.

Em relação ao conforto visual, é preciso compreender que muita informação pode pesar o ambiente, prejudicando a harmonia dos objetos e poluindo à sua decoração.

Isso não significa que objetos grandes e coloridos não possam ser usados, mas que eles precisam estar localizados em pontos estratégicos da sala, em que a iluminação e os outros objetos contribuam para que ele se destaque, sem que um item esconda o outro.

Cores que encantam: escolha objetos decorativos que complementem a paleta de cores da sua sala de estar. Adicione toques vibrantes ou tons neutros para criar harmonia visual.

Um objeto mais escuro ou até mesmo de uma cor mais vibrante pode trazer um toque especial à sua sala, caso a decoração seja mais clara ou minimalista.

Mistura perfeita

Não tenha medo de combinar estilos diferentes. Misture peças antigas e modernas para adicionar autenticidade e personalidade à decoração da sua sala de estar.

Agora é a hora de deixar a sua criatividade fluir! Transforme sua sala de estar em um espaço único e acolhedor, onde você possa relaxar e aproveitar momentos especiais, lembrando sempre que esse cômodo precisa ser confortável para quem vive na casa.

E aí, gostou? Continue nos acompanhando no nosso perfil do Instagram, temos muitas dicas bacanas!