Descubra como calcular o valor do seu imóvel para venda

Publicado em 12/03/2021 às 09:25 por

Saiba quais fatores influenciam ou não nessa conta.

Talvez o fator mais importante e complexo ao vender um imóvel seja seu valor. Isso porque tanto comprador quanto vendedor querem fazer bons negócios e encontrar a melhor oferta. O ideal é que essa situação seja remediada por um profissional que saiba conduzir a negociação e atender, na medida do possível, a demanda de ambos os lados. Para o comprador, nós já publicamos, aqui no blog, um guia sobre como avaliar o estado de conservação de um imóvel antes da compra.

No artigo de hoje, iremos discutir sobre quais pontos o vendedor deve levar em consideração na hora de estipular o valor do seu imóvel.

Valor afetivo

Esse é um dos aspectos mais sensíveis ao estipular o valor do imóvel, principalmente se o imóvel que será posto à venda for a antiga residência do vendedor. Isso porque, muitas vezes, temos uma relação não só financeira, mas também emocional com o nosso bem.

Pode ser uma reforma que fizemos ou uma decoração especial em algum cômodo ou área, quando vamos vendê-lo, queremos incluir no valor uma retribuição pelo tempo gasto cuidando daquele local.

Contudo é necessário que o vendedor saiba que o que irá estipular o valor de venda são características objetivas que, infelizmente, podem fazer que o preço real seja menor que o esperado.

Então, como fazer esse cálculo?

Como mencionado acima, o valor é estipulado segundo critérios objetivos. Além das características do imóvel, como área, infraestrutura (área de lazer, por exemplo), conservação e tempo de construção, outros fatores influenciam bastante no valor, tais como a localização e a infraestrutura oferecida por ela (por exemplo, aspectos relacionados à mobilidade urbana).

Além disso, o preço do imóvel também será influenciado pelo valor de imóveis semelhantes localizados na mesma região ou até no mesmo condomínio.

Por isso, nesse processo de avaliação, é essencial a participação de um corretor profissional, já que, além dos critérios acima, ele também saberá fazer uma análise de mercado considerando a quantidade, valor e estrutura de outros imóveis que estejam à venda na região.