Guia de bairros: qualidade de vida e bem-estar – conheça Jardim Europa, a morada da elite paulistana

Publicado em 19/08/2021 às 10:02 por

Neste artigo, veja as características que fazem com que Jardim Europa seja um dos bairros mais bem valorizados da cidade.

Um dos bairros mais valorizados de São Paulo, Jardim Europa faz parte de um conjunto de bairros de alto prestígio conhecido como Jardins. A região, na zona sul, além de ser bastante arborizada, é conhecida por sua localização privilegiada, possuir residências luxuosas, concentração de espaços de cultura e lazer, excelente roteiro gastronômico e oferta de serviços, como educação.

Por todas essas características, Jardim Europa faz parte do distrito com maior Índice de Desenvolvimento Humano de São Paulo – o distrito de Pinheiros, o que chamou a atenção de personalidades brasileiras. Dentre seus moradores e ex-moradores, estão nomes como os jogadores Kaká e Ronaldo fenômeno, o apresentador Fausto Silva e o empresário João Paulo Diniz.

Venha comigo, então, em um passeio pelas ruas de Jardim Europa para descobrirmos as características que fazem esse bairro ser tão especial!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Localizado na região de Jardins, Jardim Europa é vizinho de importantes bairros de São Paulo, como Jardim América, Itaim Bibi, Pinheiros, Jardim Paulistano, Vila Nova Conceição, Paraíso e Ibirapuera.

Além disso, o bairro é delimitado por importantes vias de acesso, como a Marginal Pinheiros e as avenidas Nove de Julho, Europa e Faria Lima.

MOBILIDADE E SAÚDE

Além de o acesso à região ser facilitado pela proximidade à Marginal Pinheiros, Jardim Europa ainda possui diversas opções para a mobilidade urbana. Além de oferecer pontos de ônibus, o bairro está próximo às estações de trem Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças e à estação de metrô Faria Lima.

Para um transporte alternativo, é possível aproveitar estações de aluguel de bicicletas e ciclovia.

No campo da saúde, a região oferece algumas opções de hospitais como o Hospital Sancta Maggiore, além de algumas clínicas e consultórios que estão localizados no próprio bairro.

EDUCAÇÃO

Jardim Europa oferece diversas opções de escolas, públicas e privadas, do berçário ao ensino médio. Dentre as opções do bairro, destacam-se as escolas bilíngues Bright Kids e a Concept, ambas com ensino infantil e fundamental. Para ensino do fundamental ao médio, uma opção é a Escola Judaica Alef Peretz.

Outro atrativo do bairro é sua proximidade a algumas instituições de ensino superior, como FECAP, UNICID – Universidade Cidade de São Paulo e FMU.

LAZER E CULTURA

Um dos maiores atrativos do bairro e da região em que está localizado é a alta oferta de espaços de lazer e cultura.

No próprio bairro, estão localizados três museus importantíssimos para a cultura nacional: o MIS – Museu da Imagem e Som, o MuBE – Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia e o MCB – Museu da Casa Brasileira. O primeiro é um espaço multicultural que oferece diversas exposições e eventos relacionados à área audiovisual; o segundo conta com exposições de esculturas e outras artes plásticas; e o último é um espaço dedicado ao estudo, preservação e exposição de mobiliários e artes.

MuBe – Museu Brasileiro de escultura e ecologia

Na área cultural, destaca-se também a casa-museu Ema Klabin, uma instituição destinada à promoção e divulgação de atividades de caráter cultural, artístico e científico, além de contar com exposição de obras artísticas.

Para a prática esportiva e lazer ao ar livre, Jardim Europa conta com o complexo poliesportivo Esporte Clube Pinheiros, que também oferece eventos musicais e artísticos, o Clube Hebraica, com eventos esportivos e culturais, e, próximo ao bairro, o Parque do Povo – Mário Pimenta Camargo, com espaço para caminhadas, mesas de jogos e jardim sensitivo.

Outra opção de lazer são os shoppings localizados na região. No próprio bairro, temos o shopping Iguatemi São Paulo, para compras, gastronomia e cinema, e, na região, algumas opções são o Shopping Eldorado, o Brascan Open Mall e o JK Iguatemi.

GASTRONOMIA

A gastronomia também é um grande atrativo na região de Jardins, fazendo parte do roteiro gastronômico da cidade, com diversas opções de restaurantes, barzinhos, cafeterias e outros. Para todos os gostos, momentos e formalidades, desde espaços mais sofisticados a espaços com clima mais casual e despojado.

Algumas opções de restaurantes são Corrientes 348, restaurante argentino sofisticado que serve cortes de carnes nobres e vinhos selecionados; L’Entrecôte d’ Olivier, do famoso chef Olivier Anquier; Nino Cucina & Vino, restaurante italiano gourmet; o Capim Santo, restaurante de renome que promove ingredientes e pratos populares do Brasil; e o Le Jazz Brasserie, pratos francesas em espaço estilizado e boa música.

Localizado em região nobre de São Paulo, Jardim Europa possui diversos atrativos que oferecem qualidade de vida e bem-estar aos seus moradores, não à toa, desde sua fundação, tem sido morada de membros da elite paulistana.

Por todas suas características, o bairro apresenta excelente valorização no mercado imobiliário, sendo, por isso, uma boa opção para investimentos.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!