Guia de bairros: conheça a Lapa, o charme do interior com os atrativos da metrópole

Publicado em 10/09/2021 às 10:37 por

Neste artigo, conheça as características que fazem da Lapa um dos bairros com maior Índice de Desenvolvimento Humano de São Paulo.

Bairro tradicional da zona oeste de São Paulo, a Lapa é o sonho de muitos moradores que buscam, na capital, uma região que ainda conserva suas raízes, com ruas que lembram a vida comunitária de cidades do interior – pequenos comércios locais, áreas verdes, casarões antigos e a sensação de conhecer o seu vizinho.

Ao mesmo tempo, o bairro possui todos os benefícios que uma grande cidade pode oferecer: alta concentração de aparelhos culturais, excelente mobilidade e localização, imóveis de alto padrão e diversos centros comerciais.

Não à toa a Lapa possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,941 – número equiparável ao de países desenvolvidos, como Austrália e Suíça. Sem dúvida, um bairro que pode oferecer qualidade de vida, bem-estar e se enquadra em diferentes perfis de moradores.

Venha comigo, então, em um passeio pelas ruas da Lapa para descobrirmos as características que fazem esse bairro ser tão especial!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

A Lapa está próxima à região central da cidade e também a outros importantes bairros da zona oeste, como Água Branca, Vila Romana, Pompeia, Perdizes, Barra Funda, Sumaré, Alto de Pinheiros, Alto da Lapa e Vila Leopoldina.

Outro destaque é o fato de o bairro estar entre as marginais Tietê e Pinheiros, a 6 minutos da primeira e 15 minutos da segunda.

Além disso, a Lapa também oferece fácil acesso às principais rodovias do estado, estando a 25 minutos, em média, das rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castelo Branco e Ayrton Senna.

MOBILIDADE E SAÚDE

No campo da mobilidade, o bairro também possui atrativos, oferecendo acesso a várias regiões da cidade. Em seu território, estão as estações de trem Lapa e Domingos de Moraes, além de estar próximo à estação de trem Água Branca.

A Lapa também possui acesso a importantes vias da cidade, como a Avenida Ermano Marchetti e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, e proximidade a ciclovia e ciclorrota.

Com relação à saúde, na região entre a Lapa e Vila Romana estão localizadas importantes unidades hospitalares, como o Hospital Metropolitano da Lapa, o DaVita Serviços Médicos, a Novamed e o Hospital Albert Sabin.

Explore as opções de aptos em Barra Funda e garanta seu novo lar.

EDUCAÇÃO

O bairro também oferece uma rede completa de escolas, do ensino infantil ao médio, além de escolas de cursos extracurriculares e também de ensino técnico e profissionalizante.

Dentre as opções do bairro, destacam-se o Colégio Adventista, com educação do infantil ao médio, e a Escola Arte de Viver, também do infantil ao médio.

Na região, estão localizados o tradicional Colégio Oswald de Andrade, com ensino do fundamental ao médio; o Builders, de educação bilíngue para ensino infantil e fundamental; e o Colégio Madre Paula, do infantil ao médio.

A Lapa também se destaca pela proximidade a algumas unidades do Senac: o Senac Lapa Faustolo, o Lapa Tito e o Lapa Scipião, que juntos oferecem diversos cursos técnicos, livres, de graduação EAD, pós-graduação, extensão universitária e workshops.

Image by henriquea2011 from Pixabay
Link: https://pixabay.com/photos/lapa-s%C3%A3o-paulo-brazil-2939472/

LAZER E CULTURA

Um dos destaques é o lazer ao livre, em alguma das praças espalhadas pela Lapa e sua região, excelentes locais para caminhadas, lazer em família ou passeio com animais de estimação.

Próximos ao bairro, também são encontrados importantes aparelhos culturais da cidade, como o Tendal da Lapa, espaço cultural que estimula o contato com artes e a produção cultural; o Teatro Cacilda Becker, que recebe diversas peças com grandes nomes da dramaturgia brasileira; e o Sesc Pompeia, que reúne opções de lazer para todas as idades, em uma infraestrutura completa com teatro, quadra, piscina, área de alimentação e espaço para exposições.

A Lapa também se destaca por sua atividade comercial, possuindo quatro centros de compras, uma rua com diversas lojas (a Rua 12 de Outubro), além de proximidade com o Shopping Center Lapa.

GASTRONOMIA

O bairro e sua região possuem uma gastronomia diversificada, com variadas opções de cozinhas e espaços, em ambientes requintados ou descolados.

Destacam-se o Chef Paprika, com buffet gourmet, hambúrgueres e coquetéis; o Restaurante Seringueiras, para almoço e happy hour; e o Empório Sabor Oliva, também uma ótima opção para almoço e happy hour com música ao vivo.

E, por falar em happy hour, para quem não dispensa comida de boteco e boas bebidas, a região é conhecida pelas diversas opções de bares. Dentre eles, destacam-se o Bar Lucena, o Calçada da Lapa e o Atlanta Snooker Bar.

Ainda no ramo da gastronomia, um dos grandes diferenciais do bairro é o Mercadão, com variedade de carnes, queijos, grãos, especiarias, bebidas, legumes, frutas e outros.

Mercado Municipal da Lapa (o Mercadão)
Autor: Dornicke / CC-BY-SA-3.0
Link: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mercado_Municipal_da_Lapa_01.jpg

Oferecendo infraestrutura completa, com escolas, aparelhos culturais, lazer, gastronomia diversificada, além de excelente localização e mobilidade, a Lapa atrai moradores que buscam em um bairro o charme de uma cidade do interior, sem deixar de lado os atrativos que uma metrópole oferece.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!