4 cuidados essenciais antes de contratar um financiamento ou consórcio

Publicado em 11/11/2020 às 11:22 por

Entenda o que é necessário para encontrar um bom negócio para a compra de imóvel.

Já falamos aqui no blog sobre as principais diferenças entre financiamento e consórcio e qual deles é mais indicado para cada perfil de comprador. Assim, após essa decisão, inicia-se um processo de muita pesquisa e consulta com profissionais especializados para encontrar a melhor proposta e fazer um bom negócio.

Por isso, separamos para você algumas dicas e cuidados essenciais que devem ser levados em consideração antes de contratar seu financiamento ou consórcio.

1 – Análise de renda e capacidade de endividamento

Antes de tudo, é necessário analisar sua renda e capacidade de endividamento, ou seja, o valor de dívida que poderá ser assumido. Especialistas indicam que a capacidade de endividamento não ultrapasse 30% do valor total dos rendimentos do comprador, mas, o ideal é tentar comprometer uma taxa ainda menor dos seus ganhos.

É necessário também considerar, nesse cálculo, quanto da renda já é comprometida para gastos fixos e poupança (um montante que deve ser reservado para possíveis contratempos).

2 – Gastos adicionais

A compra do imóvel envolve alguns custos que englobam não só o valor do bem em si, mas também gastos extras com documentação, por exemplo. Por isso, é necessário considerar essas despesas ao contratar um financiamento ou consórcio. Para mais informações, confira nosso artigo sobre os gastos extras para comprar imóvel.

3 – Pesquisa e negociação

A escolha do melhor financiamento ou consórcio irá demandar um tempo para pesquisas. Ao considerar alguma proposta, observe não apenas juros ou outras taxas, mas também o Custo Efetivo Total (CET), isto é, o valor correspondente a todas as despesas e encargos incidentes na operação de crédito.

Uma dica é usar simuladores para pesquisa prévia. A maior parte dos bancos oferece a opção de simulação on-line de financiamento, como o Simulador Habitacional da CAIXA.

No caso de consórcio, não deixe de consultar se a administradora com a qual você pretende negociar está registrada junto ao Banco Central do Brasil. Dessa forma, garante-se a idoneidade do procedimento, já que o Banco Central é responsável por fiscalizar as atividades das instituições registradas.

Por fim, tanto no caso de financiamento quanto no de consórcio, não deixe de analisar e negociar possíveis reajustes, taxas e prazos.


Aproveite e conheça os melhores apartamentos à venda em Santa Cecília, SP!

4 – Análise do contrato

Outra etapa importante é analisar atentamente o contrato antes de assiná-lo, conferindo todos os itens e verificando se não foi adicionada nenhuma taxa não obrigatória que poderia ser retirada.

Essas são algumas dicas e cuidados essenciais que irão ajudá-lo a encontrar o melhor financiamento ou consórcio imobiliário. Não se esqueça de que também é importantíssimo a ajuda de um profissional para auxiliá-lo durante esse processo, consulte sua imobiliária ou corretor.