Tendências na arquitetura residencial para 2021

Publicado em 18/05/2021 às 21:36 por

As mudanças trazidas pela pandemia aos lares brasileiros influenciam as tendências contemporâneas de arquitetura.

A pandemia de coronavírus modificou a vida dos brasileiros de diversas formas: no trabalho, nos estudos, nas relações pessoais e, dentre essas mudanças, alterou-se também a relação das pessoas com suas residências.

Já falamos aqui no blog sobre como esse contexto influenciou o décor dos lares, trazendo novas tendências para a decoração. Hoje, abordaremos como a mudança de prioridades e a criação de novas necessidades para os lares podem influenciar a arquitetura residencial em 2021.

Home office

A principal tendência e também aquela que foi mais influenciada pelo contexto pandêmico. Além da necessidade de trabalho remoto criada pela quarentena, estudos demonstram que o trabalho em home office veio para ficar, com muitas empresas adotando essa medida mesmo após o fim da pandemia.

Dessa forma, muitos perceberam a importância de haver um espaço para trabalho em casa, investindo não apenas em equipamentos, mas também na preparação do ambiente de trabalho, de forma que este fique isolado acusticamente, tenha boa iluminação e permita a separação entre o horário de trabalho e o de repouso.

Ensino remoto

Assim como o trabalho veio para dentro de casa, os estudos seguiram o mesmo caminho. Mesmo agora, que as crianças e adolescentes voltam a frequentar as aulas presencialmente, a pandemia mostrou a importância em haver um espaço adequado para o estudo em casa.

Além disso, a quarentena aumentou a oferta de cursos on-line e também a aderência do público a eles, o que faz com que esse espaço permaneça como tendência.

Lazer e atividades físicas

Também passaram a ser realizadas em casa as atividades de lazer e físicas. Dessa maneira, novos espaços foram criados dentro das residências para acomodar locais para treino e equipamentos de ginástica e musculação, bem como para momentos de lazer em família com conforto.

Hall de entrada

Renovando um espaço que antes estava em desuso nos lares, a pandemia levou o hall de entrada a ser uma das prioridades nas residências. Usado atualmente como local de higienização, esse espaço precisou ser reorganizado para receber roupas, sapatos, chaves e outros itens que podem vir das ruas contaminados.

Nesse sentido, o ambiente pode receber mobiliário que ajude nesse processo de não entrar com os objetos que vieram da rua para dentro da casa. Para isso, podem ser usados ganchos, mancebos, sapateiras, banquinhos e aparadores.

Valorização da cozinha

O espaço da cozinha também ganhou destaque, já que a população passou a fazer a maior parte das refeições em casa. Isso trouxe a necessidade de espaços integrados, como a união da cozinha e da sala de jantar, além de agradáveis e práticos para o preparo dos alimentos.

Iluminação, ventilação e mais verde

Ao passar mais tempo dentro de suas residências, as pessoas deram mais atenção a elementos que antes poderiam passar despercebidos, principalmente quando não se permanecia tanto tempo durante o dia dentro de casa.

Dessa forma, a iluminação e a ventilação dos ambientes ganharam destaque, valorizando o acréscimo de janelas maiores na arquitetura das residências. Além disso, sem poder ir a parques, por exemplo, a falta de contato com a natureza foi percebida, o que trouxe como tendência a inclusão de espaços verdes, como jardins verticais, jardins de inverno ou o cultivo de plantas nos ambientes internos.