Guia de bairros: no coração de São Paulo, República oferece excelente localização, praticidade e qualidade de vida

Publicado em 16/11/2021 às 10:17 por

Neste artigo, conheça os atrativos que fazem de República um bairro de grande interesse imobiliário.

Localizado no coração de São Paulo, está um dos bairros mais conhecidos da cidade: a República. Fazendo parte do centro histórico e da subprefeitura da Sé, o bairro possui excelente localização, além de oferecer boa mobilidade para várias regiões da cidade.

Os moradores dessa região contam com boa infraestrutura e com a facilidade de morarem próximos a uma rede completa de serviços, cultura e lazer. Além disso, encontram-se na República alguns dos cartões-postais mais conhecidos de São Paulo, como a Praça da República e o Largo do Arouche.

Segundo dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), divulgados pelo Estadão, a região central, que inclui a República, tem recebido investimentos nos últimos anos e se prepara para receber novos empreendimentos imobiliários.

Com isso, o local atrai tanto investidores que, considerando a valorização imobiliária da região, decidem comprar imóveis para disponibilizá-los para locação, quanto compradores de classe média a alta que procuram um local para morar com as facilidades e praticidades que os bairros do centro podem oferecer.

Vamos, então, a um passeio pelas ruas da República para descobrirmos o que a região pode oferecer aos seus moradores!

LOCALIZAÇÃO

Mostrar Bairro

Um dos grandes atrativos do bairro é sua localização, estando próximo a outros importantes endereços da região central paulista, como Santa Cecília, Consolação e Bela Vista.

Além disso, República está a, aproximadamente, 25 minutos do Aeroporto de Congonhas e das marginais Tietê e Pinheiros.

Vista do bairro com a Praça da República ao centro
Foto: Webysther, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons
Link: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/24/Webysther_20190304125633_-_Pra%C3%A7a_da_Rep%C3%BAblica.jpg

MOBILIDADE E SAÚDE

O bairro é cercado por importantes vias de acesso, facilitando o deslocamento para outras regiões, como as avenidas São Luís, Ipiranga, Rio Branco e Duque de Caxias.

Além da facilidade de acesso a outras regiões, República também oferece boa infraestrutura de transporte, com cinco estações de metrô nas proximidades: Santa Cecília, República, Anhangabaú, São Bento e Luz.

O bairro também possui uma ótima distribuição de trechos de ciclovia e ciclofaixas de lazer, por toda a sua extensão, além de pontos de ônibus e estações de aluguel de bicicletas.

No campo da saúde, tanto República como a região central oferecem várias opções de clínicas e hospitais, como o Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, especializado em oncologia; o Hospital Santa Isabel e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

EDUCAÇÃO

A região central também se distingue com relação ao ensino, possuindo rede completa de escolas, do ensino infantil ao médio, públicas e privadas.

Destacam-se os tradicionais Colégio Mackenzie, localizado em Higienópolis, com ensino do infantil ao médio; e Colégio São Bento, localizado no Centro Histórico, também com ensino do infantil ao médio.

Além disso, a região também conta com várias opções para o ensino superior, como a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a Universidade Anhanguera, a Faculdade de São Bento e a Faculdade do Comércio de SP (FAC-SP).

LAZER E CULTURA

O centro de São Paulo é uma das áreas que mais oferecem opções de lazer e cultura a seus moradores, contando com alguns dos mais famosos cartões-postais de São Paulo.

Na República, um dos principais destaques são suas áreas verdes, como o Largo do Arouche, com ótimas opções gastronômicas e culturais em seu entorno, e a Praça da República, que possui uma famosa feirinha de artesanato e comidas e está diretamente ligada à história do bairro. Construída em 1817, na época essa área era chamada de Praça do Curro, pois no local aconteciam touradas e cavalhadas. Foi com a Proclamação da República, em 1889, que a praça ganhou seu nome definitivo.

Além disso, os bairros da região central são conhecidos por possuírem vários edifícios históricos, como o Theatro Municipal de São Paulo, localizado nas proximidades, e a Antiga Escola Normal Caetano de Campos, em República.

Outros atrativos da região são a Biblioteca Mário de Andrade, o Mercado Municipal, o Farol Santander, a Galeria do Rock, o Sesc 24 de Maio e a Pinacoteca de São Paulo.


Explore também apartamentos à venda em Higienópolis para encontrar a opção perfeita para você!

Praça da República
Foto: Dornicke, CC BY 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by/3.0, via Wikimedia Commons
Link: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_da_Rep%C3%BAblica,_SP_1.JPG

GASTRONOMIA

A gastronomia da região também se destaca por oferecer ótimos restaurantes, barzinhos, cafeterias e outros, de vários estilos e cozinhas, para todos os gostos e momentos.

Algumas das opções, inclusive, são marcos da gastronomia paulista, fazendo parte do roteiro gastronômico da cidade, como o Bar Brahma, marco das décadas de 50 e 60, por ser um dos favoritos dos intelectuais, músicos e políticos da época; a Casa do Porco, bar casual conhecido pelo sanduíche de carne de porco assada com cebola roxa em conserva e guacamole; e o Bar da Dona Onça, restaurante tradicional, charmoso e com iluminação suave que serve pratos variados no Edifício Copan.

República está localizada em uma região privilegiada, bem equipada com relação ao transporte público e que oferece excelente disponibilização de serviços, gastronomia e espaços de lazer e cultura, ofertando qualidade de vida e praticidade a seus moradores.

Espero que tenha gostado do nosso tour de hoje, deixe nos comentários seu relato ou dicas sobre o bairro. Até mais!

Ah, e não se esqueça de conferir também os aptos à venda no bairro Consolação!