Área de atuação
Fazendo parte do distrito da Liberdade, na região central paulista, Aclimação é um dos bairros mais queridos e conhecidos de São Paulo.
A zona central, administrada pela subprefeitura da Sé, é uma das mais procuradas para se morar na cidade, disponibilizando aos seus moradores conforto, bem-estar, localização estratégica, mobilidade e lazer.
Além disso, sua proximidade a importantes pontos e cartões-postais da cidade, como a Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera, é mais um fator de valorização desse bairro.
Vizinha de Vila Mariana, Paraíso, Bela Vista e Liberdade, a Aclimação é uma região nobre, de classe média a alta, sendo classificada como um bairro Zona B pelo CRECI-SP.
Apesar de estar localizado em uma região de grande efervescência cultural e econômica, o bairro é conhecido por ser uma opção mais tranquila em relação a seus vizinhos, recebendo diferentes perfis de moradores e de imóveis, de apartamentos amplos a casas e kitnetes.
Aclimação possui gastronomia diversificada, com grande variedade de restaurantes e bares, que agradam diferentes gostos e se encaixam em diversas ocasiões, além de estar localizada em uma região de grande relevância gastronômica. Dentre as opções, destacam-se o The Garden, bar e grill; o Rancho Rio Doce, restaurante de frutos do mar; o BICOL Korean Cuisine, de culinária coreana; e a pizzaria Família Presto.
O bairro é bem equipado com relação a transporte público, possuindo 3 estações de metrô (Ana Rosa, Paraíso e Vergueiro) além de ser vizinho de uma quarta (a São Joaquim), localizada entre Aclimação e Liberdade.
Também é delimitado por duas importantes vias de acesso, que facilitam o deslocamento para outras regiões, a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de Maio (Corredor Norte-Sul), além de pontos de ônibus, ciclovia, ciclofaixa de lazer e algumas estações de aluguel de bicicleta ao longo da Rua Vergueiro.
Um dos mais conhecidos cartões-postais do bairro é o Parque Aclimação, um reduto de área verde e contato com a natureza. O parque possui lago natural, área de plantação de eucaliptos, concha acústica, jardim japonês, aparelhos de ginástica, pista de corrida e caminhada, playgrounds infantis e áreas para prática esportiva.
Aclimação também abriga o Centro Cultural São Paulo, espaço de exposição de obras, teatro, apresentações de dança e música, performances literárias, projeção de filmes e bibliotecas com grande acervo, incluindo uma biblioteca dedicada a pessoas com deficiência visual.
Aclimação oferece rede completa de ensino, com várias opções do berçário ao ensino médio, públicas e privadas. Destacam-se o Colégio Itatiaia, do berçário ao fundamental; o Colégio Santo Agostinho SP, do ensino infantil ao médio; e a Escola Pueri Domus, também do infantil ao médio.
O bairro também oferece opções para ensino superior e técnico, com o Senac Aclimação, a Unip - Campus Vergueiro e a Uninove - Campus Vergueiro.
A história do bairro está ligada à criação do Jardim da Aclimação. Em 1892, o médico Carlos José Botelho adquiriu uma grande extensão de terras para criar uma área que ele chamou de “Jardim D'Acclimatation de Paris”, a qual recebeu o primeiro zoológico paulista, o primeiro clube de equitação do país, além de atrair mais interesse para a região a qual, em 1916, já era conhecida como Aclimação.
O processo de loteamento se iniciou em 1930 com o Jardim da Aclimação sendo comprado pela Prefeitura de São Paulo em 1939, recebendo, ao longo dos anos, nova infraestrutura.