Assinatura Digital: Veja como essa ferramenta ajuda nos contratos imobiliários

Publicado em 28/02/2022 às 15:55 por

Que os contratos imobiliários asseguram uma transação, isso já se sabe. Porém, como manter essa segurança mesmo em meios digitais? A resposta é uníssona: assinatura digital, um recurso que chegou para ficar. E todos os envolvidos precisam estar a par dessa nova forma de se assegurar contratos: sejam os proprietários, que querem garantir que seu imóvel será protegido durante a compra e venda, fazendo com que proprietários e interessados na compra fiquem mais seguros ao negociar.
Em certa medida, isso é positivo para quem vende também, porque a praticidade faz com que mais pessoas fiquem interessadas no negócio, já que a burocracia se reduz.
Entretanto, o que seria a assinatura digital?
Como esse recurso tecnológico é usado em favor dos contratos imobiliários e porque ele deixa tudo mais seguro?
Todas as informações sobre a assinatura digital e os seus usos para esse tipo de contrato estão a seguir.
Entendendo a assinatura digital
Para começar, a assinatura digital nada mais é do que, efetivamente, uma assinatura. Dessa maneira, ela oferece ao contrato imobiliário em formato digital um aspecto realmente oficial, como é de praxe com todo documento que seja assinado.
A intenção desse recurso tecnológico é que as partes de um contrato fiquem dispensadas de ir pessoalmente ao cartório ou à imobiliária. Afinal, todos os processos referentes aos acertos imobiliários precisam estar dispostos no contrato e esse, claro, deve ser registrado em cartório.
Contudo, existem muitas situações nas quais os envolvidos não podem se deslocar, o que acabava dificultando ou até impedindo a compra e venda em alguns casos. Antigamente, sem a assinatura digital, era impossível para algumas pessoas finalizar a negociação.
Como fazer?
É fácil. É necessário procurar uma entidade certificadora – normalmente, indicada pela imobiliária. Essa entidade consiste em um software no qual se insere o CNPJ ou o CPF do proprietário e do comprador. Assim, uma assinatura digital aparece no documento. Isso permite que se dê continuidade ao processo de compra e venda de qualquer imóvel.
Possui a mesma garantia que a assinatura comum?
Muitas pessoas que nunca fizeram uma assinatura digital ficam receosas de não haver o mesmo reconhecimento que a assinatura comum, feita à caneta. Porém, não é preciso pensar nisso: todas as imobiliárias que trabalham com assinatura digital as aceitam como oficial, assim como a assinatura à mão.
O único ponto que é preciso ter atenção é buscar saber qual sistema de certificação digital a imobiliária utiliza. Essa certificação (feita pela entidade citada anteriormente) é justamente o que concede à assinatura online o caráter de oficial e que pode ser apresentada em qualquer situação legal.
Além disso, caso o vendedor ou o comprador queira fazer qualquer petição judicial, ela será considerada no processo. Ou seja: atestará que o indivíduo possuía conhecimento do contrato e que concordou com ele quando vendeu/comprou o imóvel.
Por que adotar a assinatura digital?
É claro que assinar simplesmente com uma caneta é bem mais simples, de acordo com a ótica de muitas pessoas. Sendo assim, por que optar por um software para tal?
A realidade é que existem diversos motivos para se adotar a assinatura digital nos contratos imobiliários, sendo eles: • Menos papel circulando
Quando se opta pela assinatura digital, acaba-se com a necessidade de contratos impressos. Sendo assim, há muito menos poluição ambiental. É claro que o aspecto sustentável dos contratos e das assinaturas digitais é um dos motivos mais relevantes para a sua adoção. • Menos trabalho
Essa vantagem costuma ser maior para quem compra: a liberação de ter de ir à imobiliária assinar contrato. Afinal, antigamente era preciso ir à imobiliária, mesmo quando ela ficava longe, procedimento sem o qual era impossível fechar a negociação.
O problema é que as pessoas tinham de se adequar a esse compromisso ao seu cotidiano de trabalho.
Agora, com a assinatura digital, isso deixou de ser realidade e fez com que qualquer contrato com imobiliárias seja bem mais prático.
Posso pedir a assinatura digital para a imobiliária?
Caso quem está assinando o contrato imobiliário já saiba que tem dificuldade para se locomover, pode questionar a imobiliária sobre o uso da assinatura digital.
Contudo, isso não costuma ser necessário: na maioria das vezes, a própria imobiliária já avisa ao vendedor ou comprador, que ele será instruído por e-mail a respeito da assinatura do contrato.
Vale dizer que todas as pessoas que fazem a assinatura digital ficam com uma cópia do contrato imobiliário que, geralmente, é feita em formato PDF.
Pandemia colaborou para o crescimento do uso da assinatura digital
Apesar das imobiliárias já trabalharem com a assinatura digital como um meio de oferecer mais praticidade e comodidade, esse processo ficou ainda mais comum a partir do início da pandemia, quando quase tudo passou a ser online.
Dessa maneira, todos os envolvidos na venda e compra de imóveis ficam menos expostos.
Isso, sem dúvida, faz com que todos se sintam mais seguros, pois poderão rever o contrato assinado quando desejarem e tirar quaisquer dúvidas a respeito das cláusulas. Firmando contratos de maneira mais fácil, o negócio se desenrola com mais fluidez.
E agora, faço a assinatura digital?
Vai depender, principalmente, da imobiliária que você escolher para intermediar seu processo de compra/venda. Se ela priorizar o seu bem-estar e o fácil desenrolar do negócio, provavelmente essa opção será levantada. E, fique seguro(a), pois ela vale tanto quanto tinta no papel.
Agora a hora é de escolher qual imóvel comprar para usar essa assinatura. Que tal conversar com um dos nossos corretores para encontrar aquilo que se adequa ao seu orçamento e busca? Clique aqui para saber mais. Nem precisa de lápis e papel na mão.